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Aptidão agrícola e fertilidade do solo: projeto busca mitigar impactos de desastres climáticos na Serra Gaúcha



O projeto ‘Diagnóstico da aptidão agrícola das terras e fertilidade do solo em áreas agrícolas atingidas por desastres climáticos’ é uma proposição do Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo (PPGCS) e tem apoio do Programa de Pós-Graduação em Agrobiologia (PPGAGROBIO) e do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ). Com coordenação do professor do Departamento de Solos da UFSM, Gustavo Brunetto, o projeto tem como objetivo central gerar informações para mitigar os impactos ocasionados pelos eventos climáticos extremos, acelerar o retorno das atividades agrícolas na Serra Gaúcha e fortalecer, principalmente, as famílias de pequenos agricultores, evitando o êxodo rural. O projeto contará com a ativa participação de alunos de cursos de graduação e de pós-graduação da UFSM, associações de produtores, cooperativas, produtores e empresas de extensão rural. 

Confira a entrevista com o coordenador do projeto Gustavo Brunetto: 

Como o projeto visa impactar a sociedade? 

Fortes chuvas no mês de maio de 2024 causaram perdas de solo e nutrientes em algumas propriedades agrícolas e, em outras, deposição de sedimentos. Isso aumentou o potencial de contaminação ambiental e prejudicará o crescimento e a produtividade das plantas. Assim, no projeto serão mapeadas as áreas que foram impactadas pelas fortes chuvas e causaram perdas de solo; amostras de solo serão coletadas em propriedades e o solo será analisado em laboratório, permitindo a definição da real necessidade de aplicação de calcário e fertilizantes. Isso melhorará a fertilidade dos solos e o potencial produtivo. Além disso, serão realizados treinamentos para técnicos e produtores, para que outras práticas de manejo sejam adotadas nas propriedades.

 

Por que isso é importante? 

Com a realização do projeto será possível melhorar a qualidade de solos. Isso ajudará a reincorporar os solos ao sistema de produção, aumentando o rendimento das culturas e a lucratividade das atividades agrícolas nas propriedades. Isso contribuirá na manutenção dos produtores em suas propriedades, evitando o êxodo rural.

 

Como participar de projetos de extensão influenciou a tua carreira?

A atividade de extensão é uma oportunidade para diagnosticar os problemas/dificuldades vivenciadas pelos agricultores/sociedade. Os problemas podem ser temas de pesquisas, que podem gerar resultados, que contribuem na solução dos problemas observados. Eu sou filho de agricultores que vivenciaram dificuldades na agricultura. Isso foi a motivação para que eu estudasse e fosse professor-pesquisador. Posteriormente, ao longo da minha trajetória como profissional, as pesquisas que eu coordenei até o presente momento tiveram como ponto de partida os problemas observados na sociedade. Os resultados obtidos nas pesquisas normalmente geram recomendações que são compartilhadas com os interessados, como produtores, técnicos, etc. Ao longo dos anos, as recomendações solucionaram inúmeras dificuldades observadas na agricultura.

 

Qual é a importância de um edital como o PROEXT-PG para estimular a extensão na pós-graduação? Que impactos, pensando de forma mais ampla (institucionalmente e socialmente), os projetos contemplados pelo edital podem causar?

O projeto aprovado no PROEXT-PG é uma belíssima oportunidade do estudante de pós-graduação conhecer os problemas da sociedade. Esses problemas podem ser temas das dissertações de mestrado e teses de doutorado. O pós-graduando poderá compartilhar com a sociedade os resultados obtidos nas suas pesquisas, que poderão melhorar a economia, o ambiente e a vida das pessoas. Também, a execução do projeto é uma oportunidade para a Universidade estar mais próxima da sociedade, que poderá visualizar com maior clareza as pesquisas que são realizadas no interior da Instituição. Com isso, alunos, professores e todos os envolvidos no projeto podem conquistar a confiança da sociedade. Assim, a sociedade estará ao lado da Universidade na construção de proposições de soluções para problemas diagnosticados.

 

Por que graduandos e pós-graduandos deveriam participar de projetos de extensão? Como a participação em atividades de extensão influencia a formação acadêmica (ensino) e pesquisa?

O projeto de extensão é uma oportunidade de conhecer realidades e pessoas. Também, é uma oportunidade de realizar pesquisas a partir de problemas presentes na sociedade. Também, o pós-graduando poderá exercitar a experiência de retornar a sociedade e compartilhar os resultados que foram obtidos nas suas pesquisas. Isso tudo é uma bela oportunidade que pode ajudar na formação técnico-científica do pós-graduando, mas também na formação pessoal.

 

Em 2026, quando finalizam os meses previstos para a execução do projeto, que mudanças você imagina que terão ocorrido nas comunidades apontadas como os principais público-alvo do projeto? Conseguiria descrever esse cenário?

Nós esperamos contribuir na melhoria da qualidade de solos que foram degradados pelo excesso de chuva. Isso também permitirá melhorar o rendimento das culturas, o que aumentará a lucratividade dos agricultores, possibilitando melhor qualidade de vida às famílias. Também, conhecimentos terão sido compartilhados com técnicos e produtores em treinamentos, que passarão a ter maior autonomia e capacidade para seguirem melhorando as práticas de manejo na agricultura ao longo dos anos.

Texto: Milene Eichelberger, acadêmica de jornalismo

Revisão: Luciane Treulieb, jornalista

Ilustração: Evandro Bertol, designer 

Aluata Comunicação e Ciência

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