Apresentação
Utilidades
O principal objetivo do projeto é fortalecer a área de Pedagogia do Piano no Brasil e promover a troca de experiência entre profissionais da área.
Inicial
O programa “Encontros sobre Pedagogia do Piano” visa a realização de uma série de ações voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano, visando proporcionar estímulos para o estudo do instrumento e a melhoria do ensino do piano através de ações presenciais e on-line. Esse programa é um desenvolvimento natural do projeto “Encontros sobre Pedagogia do Piano”, o qual desenvolve atividades intensas desde 2012 na UFSM, incluindo também um evento internacional que se tornou referência no cenário nacional e dentro da América Latina, completando sete edições em 2024: o “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”. Esse evento pode ser descrito como uma Conferência técnico-científica da área de Pedagogia do Piano que também proporciona múltiplas ações extensionistas, estabelecendo parcerias com outras instituições brasileiras e com profissionais renomados na área de Pedagogia do Piano tanto do Brasil como do Exterior. Desde 2019 , o evento passou a ser itinerante e já ocorreu em Natal – RN (2017), sob coordenação do Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho, sediado na UFRN; em Florianópolis – SC (2019) , sob coordenação do Prof. Dr. Luís Claudio Barros, sediado na UDESC ; e em Juazeiro do Norte , sob coordenação da Profa. Dra. Carina Joly, sediado na UFCA. Além do evento internacional, que ocorre de maneira bianual ou trianual, o programa também inclui uma série de ações. Entre essa série de ações de extensão, destacamos: a) a “Oficina de Piano”, a qual visa estimular situações reais de ensino para futuros professores de piano, agindo na formação inicial de professores; b) o projeto “Toccata”, que visa a troca contínua de ideias e experiências com professores de piano da região de Santa Maria; c) a organização de palestras, oficinas e minicursos; d) a organização de masterclasses para alunos de piano; e) apresentação e organização de recitais f) gravação e divulgação de repertório didático para piano, visando também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille.
Objetivos
O principal objetivo do programa é fortalecer a área de Pedagogia do Piano no Brasil, a qual está ainda se estabelecendo como área importante de estudo. Como objetivos mais específicos, o programa Encontros sobre Pedagogia do Piano visa organizar uma série de ações com a finalidade de dar suporte à promoção de atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano, incluindo ações de valorização desse profissional e democratização do ensino do piano. Cada ação promovida e descrita a seguir busca colaborar para esses objetivos. Sendo assim, salientamos que a) a “Oficina de Piano”, voltada à formação inicial de professores de piano, visa proporcionar situações reais de ensino de piano individual e em grupo, onde alunos do Curso de Música podem assistir demonstrações de ensino, ensinar sob a supervisão de professores experientes, instigando um ambiente de constantes debates sobre as diferentes metodologias de ensino, enquanto crianças e adolescente vinculados a um projeto social de Santa Maria são atendidos. b) a constante troca de ideias e experiências com professores de piano que desenvolvem atividades didáticas em escolas de música da região ou que trabalham como autônomos cria um ambiente de cooperação mútua. Com essas ações, pretende-se também criar uma conexão entre as escolas especializadas de música e os alunos do Curso de Música da UFSM que se matriculam na disciplina “Introdução à Pedagogia do Piano” ou “Pedagogia da Performance”; c) organização de palestras, oficinas e minicursos voltados à formação inicial continuada de professores de piano; d) organização de masterclasses para alunos de piano de fora da universidade como é uma forma de apresentar o Curso de Música para alunos que pretendem seguir a carreira musical; e) apresentação de recitais com formações diversas que incluem o piano, com o objetivo de fomentar apresentações artísticas voltadas para a comunidade de maneira geral; f) gravação e divulgação de repertório didático para piano, visando também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille; g) organização da Conferência bianual ou trianual “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano” que divulga pesquisas, promove oficinas, minicursos e palestras dentro da área de Pedagogia do Piano, além de promover masterclasses e recitais.
Justificativa
Apesar do crescimento considerável no número de pesquisas acerca das práticas pedagógicas de professores de piano, notamos que o número de ações que visam uma efetiva melhora da prática ainda é reduzido. Esse fato é relevante principalmente no que tange à formação continuada de professores de piano, sobretudo aqueles que atuam nos níveis iniciais de aprendizado. Se por um lado, o termo “pedagogia do piano” envolve uma grande amplitude de conteúdos, dificultando a delimitação da área (MONTANDON, 2004), o cuidado com os anos iniciais de estudo é fundamental para a formação de melhores profissionais. Alguns cursos de especialização. Porém, ações que procuram integrar a pesquisa e a extensão, visando proporcionar oportunidades de aprendizado acessíveis e abertas aos vários contextos de ensino ainda são poucos. Apesar dos esforços para que os novos conhecimentos científicos tornem-se acessíveis, infelizmente ainda há pouca comunicação entre a academia e a realidade dos profissionais da área (OLIVEIRA; MARTINS; NODA, 2017).Tendo em vista que as profissões relacionadas à educação em geral foram gradativamente desvalorizadas nas últimas décadas, oportunidades de formação inicial e continuada acessíveis são importantes inclusive no sentido de melhor orientar estudantes e profissionais sobre as diversas possibilidades dentro da carreira e proporcionar uma valorização profissional. Pesquisas que procuram investigar e refletir criticamente sobre ações são de extrema importância. Porém, sem uma concomitante contraposição de ações práticas e efetivas que se desenvolvam junto aos investigados, as transformações não são atingidas. A formação do professor é complexa e agrega múltiplas vivências, sendo importante salientar que os professores que atuam fora do contexto universitário contribuem ao apresentar problemas, dificuldades e soluções, ajudando as instituições formais a fazerem e refazerem os seus currículos com base na realidade e nos diversos contextos do ensino atual. Nesse sentido, o programa “Encontros sobre Pedagogia do Piano” está alinhado com as novas diretrizes da extensão universitária, que salientam “a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social” (art. 5º da Resolução no. 7, de 18 de dezembro de 2018).
Público Alvo
- Professores de música (especialmente professores de piano);
- Estudantes de música;
- Pianístas;
- Comunidade em geral.
Ações
“Oficina de Piano”
A “Oficina de Piano” visa proporcionar situações reais de ensino de piano individual e coletiva, para que alunos do Curso de Música da UFSM interessados na prática de ensino do piano, instigando um ambiente de constantes debates sobre diferentes metodologias de ensino, enquanto crianças e adolescentes, vinculados a um projeto social de Santa Maria, são atendidos.
Atualmente, o projeto atua junto ao “Orquestrando Arte”, projeto de grande relevância para a cidade e região de Santa Maria – RS, através de aulas individuais e em grupo para crianças e adolescentes.
Para maiores informações sobre o Orquestrando Arte, verifique em: https://www.orquestrandoarte.org/sobre-nos
“Docente Toccata”
O “Docente Toccata” oferece aulas gratuitas presenciais de aperfeiçoamento pianístico para professores artistas e visa estabelecer conexões entre a universidade e a realidade do mundo do trabalho. Se você é professor de piano e possui interesse no projeto, escreva para: claudia.deltregia@ufsm.br
“Gravação, digitalização e transcrição para o braille de obras brasileiras inéditas para piano”
A partir de 2022, através de um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), com uma equipe liderada pela Profa. Dra. Fabiana Bonilha, iniciamos um trabalho conjunto com o objetivo de disponibilizar o material audiovisual, digitalização de partituras em tinta (com a devida autorização dos compositores ou familiares, acerca de direitos autorais), e a transcrição em Braille dessas obras inéditas brasileiras. A transcrição em Braille é uma iniciativa da pesquisadora Dra. Fabiana Bonilha, lotada no CTI Renato Archer (Campinas – SP)
Na aba “Audiovisual e Transcrições” desse site, há mais informações sobre essa ação e seus produtos.
“EINPP – Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”
O Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano, é um evento internacional que se tornou referência no cenário nacional e dentro da América Latina, após completar seis edições em 2021”. Esse evento pode ser descrito como uma conferência técnico-científica da área de Pedagogia do Piano que também proporciona múltiplas ações extensionístas, estabelecendo parcerias com outras instituições brasileiras e com profissionais renomados na área de Pedagogia do Piano, tanto como no Brasil quanto no Exterior. Desde 2019, o evento passou a ser itinerante, com edições em Natal – RN (2017), sob coordenação do Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho, sediado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; em Florianópolis – SC (2019) , sob coordenação do Prof. Dr. Luís Claudio Barros, sediado na Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; e em Juazeiro do Norte – CE (2024), sob coordenação da Profa. Dra. Carina Joly, sediado na Universidade Federal do Cariri – UFCA.
Na aba “EINPP” desse site, há maiores informações sobre esse evento e seu histórico.
“Recitais, masterclasses e palestras”
O projeto promove recitais com alunos do Curso de Bacharelado e com a coordenadora do projeto, que atua regularmente em apresentações artísticas solo ou em colaboração com outros colegas. o projeto também promove masterclasses e palestras com professores convidados.