Ir para o conteúdo Pedagogia do Piano Ir para o menu Pedagogia do Piano Ir para a busca no site Pedagogia do Piano Ir para o rodapé Pedagogia do Piano
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Apresentação
Utilidades
Órgãos

O principal objetivo do projeto é fortalecer a área de Pedagogia do Piano no Brasil e promover a troca de experiência entre profissionais da área.

O programa “Encontros sobre Pedagogia do Piano” visa a realização de uma série de ações voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano, visando proporcionar estímulos para o estudo do instrumento e a melhoria do ensino do piano através de ações presenciais e on-line. Esse programa é um desenvolvimento natural do projeto “Encontros sobre Pedagogia do Piano”, o qual desenvolve atividades intensas desde 2012 na UFSM, incluindo também um evento internacional que se tornou referência no cenário nacional e dentro da América Latina, após completar seis edições em 2021: o “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”. Esse evento pode ser descrito como uma Conferência técnico-científica da área de Pedagogia do Piano que também proporciona múltiplas ações extensionistas, estabelecendo parcerias com outras instituições brasileiras e com profissionais renomados na área de Pedagogia do Piano tanto do Brasil como do Exterior. Desde 2019 , o evento passou a ser itinerante e já ocorreu em Natal – RN (2017), sob coordenação do Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho, sediado na UFRN e em Florianópolis – SC (2019) , sob coordenação do Prof. Dr. Luís Claudio Barros, sediado na UDESC Além do evento internacional, que ocorre de maneira bianual ou trianual, o programa também inclui uma série de ações. Entre essa série de ações de extensão, destacamos: a) a “Oficina de Piano”, a qual visa estimular situações reais de ensino para futuros professores de piano, agindo na formação inicial de professores; b) o  projeto “Toccata”, que visa a troca contínua  de ideias e experiências com professores de piano, voltado sobretudo à formação continuada de professores c) a organização de palestras, oficinas e minicursos; d) a organização de masterclasses para alunos de piano e) apresentação e organização de recitais f) gravação e divulgação de repertório didático para piano, visando também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille.

 

 

Objetivos

O principal objetivo do programa é fortalecer a área de Pedagogia do Piano no Brasil, a qual está ainda se estabelecendo como área importante de estudo. Como objetivos mais específicos, o programa Encontros sobre Pedagogia do Piano visa organizar uma série de ações com a finalidade de dar suporte à promoção de atividades voltadas à formação inicial e continuada de professores de piano. Sendo assim, salientamos que a) a “Oficina de Piano”, voltada à formação inicial de professores de piano,  visa proporcionar situações reais de ensino de piano individual e em grupo, onde alunos do Curso de Música podem assistir demonstrações de ensino, ensinar sob a supervisão de professores experientes, instigando um ambiente de constantes debates sobre as diferentes metodologias de ensino, enquanto crianças e adolescente vinculados a um projeto social de   Santa Maria são atendidos. A gravação de experiências práticas pode gerar materiais de demonstrações de ensino para a disciplina obrigatória do Curso de Piano “Introdução à Pedagogia do Piano”, ministrada pela coordenadora do projeto e minicursos de extensão para professores, estabelecendo um diálogo constante entre extensão e ensino; b) a constante troca de ideias e experiências com professores de piano que desenvolvem atividades didáticas em escolas de música da região ou que trabalham como autônomos. Estes recebem assistência da coordenadora do projeto em reuniões informais e podem receber aulas gratuitas de piano, visando seu aperfeiçoamento como performers, criando um ambiente de cooperação mútua. Com essas ações, pretende-se também criar uma conexão entre as escolas  especializadas de música e os alunos  do Curso de Música da UFSM que se matriculam na disciplina “Introdução à Pedagogia do Piano”. Dessa forma, esses podem receber noções sobre empreendedorismo na área musical e estabelecer conexões com profissionais que atuam em variados contextos do mundo do trabalho; c) organização de palestras, oficinas e minicursos voltados à formação inicial continuada de professores de piano; d) organização de masterclasses para alunos de piano de fora da universidade como é uma forma de apresentar o Curso de Música para alunos que pretendem seguir a carreira musical; e) apresentação de recitais com formações diversas que incluem o piano, com o objetivo de fomentar apresentações artísticas voltadas para  a comunidade de maneira geral; f) gravação e divulgação de repertório didático para piano, visando também ações inclusivas tais como a transcrição de partituras para o Braille; g) organização da Conferência bianual ou trianual “Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano” que abrange tópicos da área de Pedagogia do Piano, tais como Memorização e o Ensino do Piano. • Improvisação e técnicas de execução de estilos populares. • Saúde do Músico. • Estratégias de Estudo. • Piano Funcional. • Repertório para níveis elementares e básicos • Empreendedorismo no ensino do piano. • Educação Especial e o Ensino do Piano. • Música Contemporânea para crianças. • Técnica Pianística. • Jogos Musicais para o ensino do piano. • Ensino de Música e Tecnologia. • Aspectos interdisciplinares no ensino do piano.

 

 

Justificativa

Apesar do crescimento considerável no número de pesquisas acerca das práticas pedagógicas de professores de piano, notamos que o número de ações que visam uma efetiva melhora da prática ainda é reduzido. Esse fato é relevante principalmente no que tange à formação continuada de professores de piano, sobretudo aqueles que atuam nos níveis iniciais de aprendizado. Se por um lado, o termo “pedagogia do piano” envolve uma grande amplitude de conteúdos, dificultando a delimitação da área (MONTANDON, 2004), o cuidado com os anos iniciais de estudo é fundamental para a formação de melhores profissionais. Alguns cursos de especialização. Porém, ações que procuram integrar a pesquisa e a extensão, visando proporcionar oportunidades de aprendizado acessíveis e abertas aos vários contextos de ensino ainda são poucos. Apesar dos esforços para que os novos conhecimentos científicos tornem-se acessíveis, infelizmente ainda há pouca comunicação entre a academia e a realidade dos profissionais da área (OLIVEIRA; MARTINS; NODA, 2017).Tendo em vista que as profissões relacionadas à educação em geral foram gradativamente desvalorizadas nas últimas décadas, oportunidades de formação inicial e continuada acessíveis são importantes inclusive no sentido de melhor orientar estudantes e profissionais sobre as diversas possibilidades dentro da carreira e proporcionar uma valorização profissional. Pesquisas que procuram investigar e refletir criticamente sobre ações são de extrema importância. Porém, sem uma concomitante contraposição de ações práticas e efetivas que se desenvolvam junto aos investigados, as transformações não são atingidas. Além disso, é inegável o desequilíbrio entre as partes envolvidas. Segundo Tripp, “um dos maiores problemas com as formas mais tradicionais de pesquisa em educação é que, com muita frequência, a experiência profissional dos professores e o conhecimento que possuem da própria prática têm sido apropriados pelo pesquisador sem nenhum benefício correspondente para os professores envolvidos” (TRIPP, 2005). Conforme colocado, a formação do professor é complexa e agrega múltiplas vivências, sendo importante salientar que os professores que atuam fora do contexto universitário contribuem ao apresentar problemas, dificuldades e soluções, ajudando as instituições formais a fazerem e refazerem os seus currículos com base na realidade e nos diversos contextos do ensino atual. Nesse sentido, o programa “Encontros sobre Pedagogia do Piano” está alinhado com as novas diretrizes da extensão universitária, que salientam “a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social” (art. 5º da Resolução no. 7, de 18 de dezembro de 2018).

 

  • Professores de música (especialmente professores de piano);
  • Estudantes de música;
  • Pianístas;
  • Comunidade em geral.

Projeto “Oficina de Piano”

 

A “Oficina de Piano” visa proporcionar situações reais de ensino de piano individual e coletiva, para que alunos do Curso de Música da UFSM possam assistir demonstrações pedagógicas e aplicá-las sob a supervisão da coordenadora, Claudia Deltregia, instigando um ambiente de constantes debates sobre diferentes metodologias de ensino, enquanto crianças e adolescentes, vinculados a um projeto social de Santa Maria, são atendidos.

Atualmente, o projeto atua junto ao “Orquestrando Arte”, uma vez que é de grande relevância para a cidade e região de Santa Maria – RS, através de aulas individuais e em grupo para crianças e adolescentes.

Para maiores informações sobre o Orquestrando Arte, verifique em: https://www.orquestrandoarte.org/sobre-nos

 

Projeto “Docente Toccata”

O “Docente Toccata” oferece aulas gratuitas presenciais de aperfeiçoamento pianístico para professores artistas e visa estabelecer conexões entre a universidade e a realidade do mundo do trabalho.

Se você é professor de piano e possui interesse no projeto, escreva para: claudia.deltregia@ufsm.br

 

Gravação, digitalização e transcrição para o braille de obras brasileiras inéditas para piano

A partir de 2022, através de um acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e o Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer, iniciamos um trabalho conjunto com o objetivo de disponibilizar o material audiovisual, digitalização de partituras em tinta (com a devida autorização dos compositores ou familiares, acerca de direitos autorais), e a transcrição em Braille dessas obras inéditas brasileiras. Essa parceria não seria possível sem a pesquisadora e pianista Fabiana Bonilha e sua equipe.

Nos links abaixo você pode acessar a gravação, a partitura em tinta (quando essa não infringe direitos autorais) e a transcrição em Braille. Abaixo de cada vídeo há também informações sobre a obra gravada e a ficha técnica, contendo informações sobre a equipe que trabalhou nas gravações e nas transcrições de cada partitura. Confira:

Acesse o nosso canal do youtube : https://www.youtube.com/channel/UCuQJUgdkSsv4s00ojDdOcaQ

O material está disponível em nosso canal e você pode acessar as transcrições já realizadas logo abaixo.

 

A conferência: “O Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano”

O Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano, é um evento internacional que se tornou referência no cenário nacional e dentro da América Latina, após completar seis edições em 2021”. Esse evento pode ser descrito como uma conferência técnico-científica da área de Pedagogia do Piano que também proporciona múltiplas ações extensionístas, estabelecendo parcerias com outras instituições brasileiras e com profissionais renomados na área de Pedagogia do Piano, tanto como no Brasil quanto no Exterior. Desde 2019, o evento passou a ser itinerante, com edições em Natal – RN (2017), sob coordenação do Prof. Dr. Tarcísio Gomes Filho, sediado na  Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN; em Florianópolis – SC (2019) , sob coordenação do Prof. Dr. Luís Claudio Barros, sediado na  Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC; e em Juazeiro do Norte – CE (2024),  sob coordenação da Profa. Dra. Carina Joly, sediado na Universidade Federal do Cariri – UFCA.

O histórico do evento pode ser conferido nos links abaixo:

I Encontro sobre Pedagogia do Piano – 2012

(https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/i-encontro-sobre-pedagogia-do-piano)

II Encontro sobre Pedagogia do Piano – 2013

(https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/2613-2)

III Encontro sobre Pedagogia do Piano – 2014

(https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/eventos/encontropedagogiadopiano2014)

IV Encontro sobre Pedagogia do Piano – 2017

(https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/eventos/iv-pedagogia-piano)

V Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano – 2019

(https://www.ufsm.br/cursos/graduacao/santa-maria/musica/encontro-sobre-pedagogia-do-piano-em-construcao)

VI Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano – 2021

(https://www.ufsm.br/unidades-universitarias/cal/eventos/vi-einpp)

VII Encontro Internacional sobre Pedagogia do Piano – 2024

(https://www.even3.com.br/viieinpp/al)

 

Em 2021 , devido à pandemia de COVID -19, o evento foi realizado de maneira totalmente online e, em 2024, para facilitar o acesso à informação, o evento foi realizado de maneira híbrida (presencial e online): Confira algumas das palestras e dos trabalhos apresentados no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCuQJUgdkSsv4s00ojDdOcaQ

Projeto “Oficina de Piano”

 

Para acessar nosso material, basta clicar em cada link abaixo:

 

Adeus, de Almeida Prado:

 

Duas Peças Infantis, de Almeida Prado:

 

As Cinco Meninas, de Celso Mojola:

 

Cinco Passos, de Ernani] Melodia Folclórica, de Gilberto Mendes:

 

Prelúdios 1 e 2, de Gilberto Mendes:

 

Três Vidraças Coloridas: de Marco Padilha:

 

Cinco Pequenas Peças Para Piano, de Marcus Ferrer: