
Objetivo Geral – O objetivo é promover e coordenar atividades de pesquisa, inovação e articulação que contribuam para o desenvolvimento social e cultural sustentável em nível local e regional. Com isso, busca-se melhorar a qualidade da educação superior nas áreas de estudo vinculadas ao Observatório – OPLHAr, em particular:
Fomentar a produção de informações e conhecimentos para compreender as dimensões dos processos sociais e culturais a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural, tanto em termos teóricos quanto metodológicos;
Promover a inovação e o intercâmbio de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento das instituições acadêmicas, a democratização do conhecimento e o acesso à informação, garantindo um melhor desempenho e tomadas de decisão mais adequadas por parte dos diferentes atores sociais;
Impulsionar, em colaboração com outras instituições, o desenvolvimento de inovações e soluções para questões econômicas, sociais, políticas e culturais relevantes para a área de estudos abrangida pelo OPLHAr;
Observar, coletar, promover e compartilhar as melhores práticas em diversos campos de pesquisa. Investigar – revisar, descrever, caracterizar, avaliar, discutir, questionar e sugerir – os conteúdos que surgem no espaço de observação pertinente à sua área de interesse; informar a comunidade sobre novidades e descobertas nesse processo;
Trabalhar em parceria com associações nacionais, redes e consórcios regionais e internacionais, especialmente aqueles com os quais a AUGM possui acordos vigentes, como CIN, ANDIFES, CUECH, AUPP, CEUB, Coimbra Group, Universidades Europeias, SEGIB, entre outros;
Colaborar com instituições internacionais com as quais a AUGM mantém acordos, como o CIPSH, entre outros.
Objetivos Específicos – Dentro desse contexto, os objetivos específicos são:
1. Desenvolver e divulgar materiais pedagógicos e de trabalho, incluindo módulos de formação, manuais, protocolos e bases de dados georreferenciadas;
2. Organizar seminários e outros eventos acadêmicos, incluindo colaborações com o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas – UNESCO, e outras entidades;
3. Estabelecer perfis nacionais e regionais na temática do Observatório, que possam, ao mesmo tempo, auxiliar as universidades na orientação de suas formações e apoiar a definição de políticas públicas de gestão territorial.
Plano de Trabalho
Coleta de Dados – Um grupo de especialistas designados pelos membros do OPLHAr ficará responsável pela coleta de dados nas temáticas definidas pelo CD, gerando notas semestrais:
- As notas seguirão um formulário específico por pesquisador e instituição, para acompanhar os progressos e exemplos de atividades. Os critérios de seleção para identificar estudos e práticas destacadas serão realizados por meio de consulta entre pares.
- Compilações de dados e exemplos de boas práticas em áreas como ensino, pesquisa, gestão acadêmica, sustentabilidade, inclusão e administração serão escolhidos por eleição para serem apresentados em eventos anuais, de forma remota, e bienais, de forma presencial.
Pesquisa e Análise – Para avaliar e analisar as práticas e publicações, serão criados Comitês Científicos que, semelhantemente ao Conselho Editorial, selecionarão as publicações para a revista online.
- Os impactos dos trabalhos seguirão modelos quantitativos e qualitativos, com expectativas quanto aos graus de amplitude, como ações locais, regionais ou intra-regionais.
- Para os programas que tiverem ações de extensão, será utilizada a escala Phrase Completion, desenvolvida por Hodge e Gillespie (2003), para estabelecer o nível de percepção do desenvolvimento dos projetos de extensão.
Relatórios e Publicações – Os relatórios e publicações serão editados pelo Comitê Editorial em revista própria, no formato de relatório, e os encontros bienais serão publicados em livros eletrônicos indexados.
Portal Online – O OPLHAr terá seu próprio site, onde serão armazenadas, promovidas e compartilhadas informações sobre os objetos de estudo e boas práticas. O site será de acesso aberto e contará com sistemas de busca para facilitar o uso por outros profissionais e universidades.
Eventos e Conferências – Serão realizados dois tipos de eventos: anualmente online e bienais de forma presencial.
- Os encontros online e presenciais serão abertos a pesquisadores profissionais, acadêmicos, em formação e também com apresentações de performances, concertos, recitais, entre outros.
- O Observatório estabelecerá o planejamento e a organização de conferências, simpósios ou workshops para discutir e promover os objetos de estudo e as boas práticas das Humanidades e Artes nos territórios de alcance das instituições participantes. Estes eventos poderão ser associados a outros eventos paralelos, em escala local, regional, intra-regional ou internacional.
Programas de Capacitação– Os programas de capacitação serão planejados com base nos estudos realizados e nas boas práticas identificadas. As capacitações serão oferecidas por meio de cursos online, workshops, seminários e conferências especializadas, cursos de extensão universitária, com a adesão de pesquisadores e estudantes de pós-graduação. As capacitações poderão ser realizadas em conjunto com os eventos e conferências.
Colaboração Interinstitucional – O Observatório iniciará suas atividades a partir do acordo com a AUGM e a aprovação do Conselho de Reitores, e com a colaboração de algumas redes existentes, como a Cátedra UNESCO em Fronteiras e Migrações, o acordo de adesão entre a AUGM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas – CIPSH, e outras instituições, como a Associação Internacional.