O Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde e o Atletismo UFSM, projetos devidamente registrados no Gabinete de Projetos da Universidade Federal de Santa Maria, vem, por meio desta nota busca esclarecer possíveis dúvidas sobre a participação da equipe de atletismo da UFSM no TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO 2020.
O referido evento se trata da maior competição de clubes de atletismo da América Latina, sendo, portanto, exigidos índices mínimos para que os atletas e equipes possam participar. No entanto, no regulamento há uma exceção para as provas de revezamentos 4x100m e 4x400m, nas quais os atletas necessitam estar federados, mas não existe um índice necessário para que a equipe participe.
Diante do apresentado, em nossa equipe havia três atletas com índices para participar do TROFÉU BRASIL CAIXA DE ATLETISMO 2020. Então, buscando conseguir compor as equipes de revezamentos, foi solicitado a todos os membros do grupo oficial de whatsapp da equipe de atletismo se alguém teria interesse em participar da referida competição, com a ressalva que todos os gastos seriam por conta dos atletas interessados.
Logo, mais quatro atletas demonstraram interesse em, juntamente com os outros três que possuíam índices, comporem a equipe que iria participar do evento e, então, formou-se o grupo de sete atletas que representaram, pela primeira vez na história, nossa UFSM nesta competição. É importante salientar que o ano de 2020 foi atípico, composto de muitas dificuldades na preparação em função da pandemia e, portanto, comparar resultados de outras provas e de anos anteriores é uma ação de desrespeito que atinge moralmente e psicologicamente os envolvidos e seus familiares.
Além disso, salienta-se ainda que a Universidade Federal de Santa Maria – UFSM não investiu nenhum dinheiro público para efetivar custos dos envolvidos na competição, sendo na totalidade os gastos custeados pelos envolvidos, inclusive pelos atletas que possuíam o índice pré-competição.
Por fim, saliento que qualquer acusação ou ataque aos nossos projetos, treinadores e atletas em redes sociais ou mesmo no boca a boca é substancialmente baseado em inverdades e se exige uma retratação imediata. Além disso, medidas jurídicas cabíveis serão tomadas.
Luiz Fernando Cuozzo Lemos, Coordenador do Núcleo de Implementação da Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde e do Atletismo UFSM
Acesse o documento na íntegra em: Nota de Esclarecimentos Troféu Brasil