Ir para o conteúdo Boate Kiss: Memorial Virtual Ir para o menu Boate Kiss: Memorial Virtual Ir para a busca no site Boate Kiss: Memorial Virtual Ir para o rodapé Boate Kiss: Memorial Virtual
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Missão​



           Missão

O memorial virtual tem como objetivo preservar a memória da tragédia de Santa Maria. Este site é uma plataforma de diálogo com a sociedade em torno da tragédia de Santa Maria. O Memorial  reúne, preserva e exibe o patrimônio imaterial de um local de sofrimento: a boate Kiss. Este projeto não tem fins lucrativos. Oferece-se o recurso para sociedade de forma aberta, plural e gratuita. Com ele é possível  transcender as fronteiras físicas da cidade de Santa Maria para alcançar o espaço global. O memorial também tem como missão ser um centro especializado sobre memórias, testemunho e novas tecnologias digitais.

O Memorial 

 Reúne em um único espaço a pluralidade de lembranças das vítimas e dos sobreviventes que estão dispersas entre as recordações das famílias, seus amigos e vizinhos. apresentando 1) o espaço físico onde ocorreu o incêndio – que não mais existe –; 2) as recordações dos sobreviventes a partir de seus depoimentos e testemunhos em forma escrita e oral; 3) dados sobre as irregularidades arquitetônicas da boate e 4) as fotos do espaço antes e após o incêndio e um vídeo do percurso pelo interior da casa noturna. Todos esses recursos estão disponibilizados no tour virtual.

História

 A maquete digital interativa da boate Kiss foi idealizada em 2021 a pedido do Ministério Público Fiscal de Rio Grande do Sul para ser utilizada como prova no contexto do júri realizado em dezembro de 2021 na cidade de Porto Alegre. Para tanto foi assinado um acordo técnico de cooperação entre a UFSM e o MP. Ao longo das audiências, o recurso foi utilizado para acompanhar os depoimentos das vítimas-sobreviventes. O cenário do crime fez seu ingresso na sala de audiências permitindo aos integrantes do júri popular conhecer o local. Em 2023 decidimos compartilhar a maquete interativa. Para tanto, adaptamos ela para que seu uso fosse compatível com uma variedade de dispositivos, desde computadores convencionais até experiências mais imersivas em realidade virtual a partir de um celular, como o Google Cardboard. Para tanto, o tour foi estruturado com fotografias panorâmicas 360°, semelhantes à experiência do Google Street View, proporcionando uma imersão completa nos diversos ambientes do local.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-926-200

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes