Ir para o conteúdo Projeto Mão na Mídia Ir para o menu Projeto Mão na Mídia Ir para a busca no site Projeto Mão na Mídia Ir para o rodapé Projeto Mão na Mídia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Segunda noite do III Encontro de Pesquisas e Práticas Comunicacionais Antirracistas discute Comunicação e Inclusão



No dia 07, a segunda noite do III Encontro de Pesquisas e Práticas Comunicacionais Antirracistas trouxe à tona debates cruciais. As mesas de discussão exploraram os temas “Ciência, Tecnologia e Comunicação,” com a participação da Relações Públicas Taís Oliveira e do educador social Tecnorgânico, seguido pelo tema “Comunicação Periférica,” que contou com a presença da professora da UFOP Kassandra Muniz e da jornalista da TV Fórum Rebeca Motta. A mediação ficou a cargo do professor Deivison Campos, da PUCRS.

Na primeira parte, os debates giraram em torno dos tópicos mais emergentes na interseção entre Comunicação e Tecnologia. Foram discutidos assuntos como Colonialismo e Racismo Digital/Algorítmico, Segurança Pública, Diversidade e Cultura, e Educação Tecnológica. Além disso, enfocou-se como as práticas de alfabetização digital e midiática podem capacitar indivíduos e comunidades a fazerem uso crítico das tecnologias de comunicação em um mundo cada vez mais digitalizado. Também foram abordados os principais desafios enfrentados pelas comunidades marginalizadas na adoção e uso das tecnologias de comunicação, juntamente com estratégias para superar esses obstáculos de maneira inclusiva.

Os participantes puderam contribuir com perguntas que enriqueceram a discussão sobre a relação entre Políticas Públicas e Comunicação, que desempenham um papel fundamental na contenção da desinformação, abusos e racismo. Além disso, foram abordados tópicos como Afrofuturismo, Tecnologias Emergentes e Privacidade Online.

A segunda mesa, realizada na parte final da noite, aprofundou a discussão sobre os Coletivos de Comunicação, a Comunicação como um ato político e a Mídia Independente, além de abordar a Juventude Negra, o conceito de “Português Preto” e o futuro da resistência. As palestrantes responderam às perguntas dos presentes e compartilharam estratégias e abordagens para promover uma comunicação mais inclusiva e menos preconceituosa nas regiões periféricas e em comunidades marginalizadas. Além disso, discutiram a importância da relação entre repórteres e fontes, assim como a condução de pautas e narrativas.

No dia 08, a última atividade do evento será uma mesa-redonda sobre “Novos paradigmas em Comunicação,” com participação do jornalista da COIAB Ariene Susui e do Relações Públicas da Elo Negro Douglas Moura, sob a mediação do pesquisador Angelo Neckel, da Unisinos.

Este evento é uma iniciativa do Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e é resultado de uma colaboração entre diversas instituições acadêmicas. Essa parceria inclui o Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa (campus Jaguarão) e o Projeto de Extensão Afetos – Diálogos e Comunicação para Cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

 

A inscrição para participar das discussões ou assistir às mesas ao vivo no canal do evento está disponível no site do evento: https://www.even3.com.br/iii-encontro-de-praticas-e-pesquisas-comunicacionais-antirracistas/

 

Yasmmin Ferreira – Bolsista FIEX UFSM



Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-870-279

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes