Neste mês de maio, o programa Mão Na Mídia reiniciou o trabalho extensionista junto às escolas da região de Frederico Westphalen. Aprovado no edital do Observatório dos Direitos Humanos (ODH) da UFSM, a parceria busca uma maior conscientização sobre inclusão no meio social. O Observatório fomenta projetos que tenham ainda atividades de pesquisa e de ensino, com caráter multidisciplinar e orgânico com forte integração nos territórios.
Desta forma, o Mão Na Mídia fechou parceria com a Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiaraju para trabalhar em cooperação com os professores do 2º ano do ensino médio os aspectos de formação humanística. Nos primeiros contatos com a instituição de ensino, foi indicado pela coordenação pedagógica e direção, alguns elementos para estratégias e inclusão entre os estudantes, tais como a discussão dos aspectos que os Direitos Humanos preconizam, especialmente a ideia de igualdade e respeito às diferenças.
O projeto baseia-se, portanto, na perspectiva de Paulo Freire, que pensa a educação de modo crítico e autônomo. O projeto tem como propósito introduzir uma compreensão maior sobre os direitos humanos, com a produção de roteiros para a produção de mídias sonoras. Também colabora com: o incentivo à participação dos estudantes em atividades comunicativas no contexto escolar; a criação de um ambiente favorável à expressão, a comunicação e à aprendizagem com uso da linguagem de mídia sonora.
O objetivo do projeto é mostrar que, apesar das diferenças, somos todos iguais. Para isso serão abordados diversos temas sobre desigualdade por meio de palestras e atividades multidisciplinares e midiáticas. As atividades seguem na escola Sepé até o fim do mês de novembro, coordenadas pela professora Cláudia Herte de Moraes, com atuação dos bolsistas da UFSM, campus Frederico Westphalen.
Mateus da Costa/Bolsista ODH