No dia 12 de dezembro o Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria e o Departamento de Ciências da Comunicação do campus de Frederico Westphalen promoverão o II Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas, com o tema “A institucionalização do debate sobre raça na comunicação”. São quatro professoras e professor convidados: Ceres Santos, Jornalista e ativista do Movimento Negro das Mulheres Negras, Deivison Campos, Professor da Escola de Comunicação, Artes e Design (FAMECOS) da PUC-RS, Laura Guimarães Corrêa, Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Coragem” da UFMG, com mediação de Sátira Machado, Jornalista e professora da Unipampa – Campus Jaguarão. O evento é online, começando às 18h30, no Canal Youtube do Programa de Extensão Mão na Mídia UFSM, acessível no link https://www.youtube.com/watch?v=YozKwvZzVFg. Haverá certificado para validação de ACGs.
O evento está contextualizado na expressão do racismo em nossa sociedade a partir das práticas comunicacionais ainda muito atreladas ao racismo estrutural. Ademais, o combate ao racismo precisa ser apropriado por estudantes de comunicação e pela população em geral como uma questão moral. Os dados do Atlas da Violência do Ipea, 2021, revelaram que 77% das vítimas de homicídios são pessoas negras e que a chance de um negro ser assassinado é 2,6x maior do que de uma pessoa não negra.
Para compreender esses indicadores, o evento contará com a presença de professores universitários com trabalho e pesquisa que envolvem a negritude e discussões com atravessamentos raciais. A programação seguirá com debate sobre negritude e jornalismo, movimentos negros, no que permeia a institucionalização do debate sobre raça na comunicação.
A atividade é uma realização conjunta da UFSM com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa, campus Jaguarão e o Projeto de Extensão Raízes: Transformando territórios – Ações afirmativas na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).