Ir para o conteúdo Projeto Mão na Mídia Ir para o menu Projeto Mão na Mídia Ir para a busca no site Projeto Mão na Mídia Ir para o rodapé Projeto Mão na Mídia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Mesa redonda discutiu comunicação e ancestralidade



A última noite do III Encontro de Pesquisas e Práticas Comunicacionais Antirracistas encerrou com uma mesa-redonda sobre “Novos Paradigmas em Comunicação”. No dia 08 de novembro de 2023, a jornalista amazônida Ariene Susui, ativista indígena do povo Wapichana e o Relações Públicas Douglas Moura da agência Elo Negro compartilharam saberes valiosos, mediados pelo pesquisador Ângelo Neckel, doutorando em Comunicação na Unisinos.

Na primeira parte, Douglas Moura explorou temas como formas diferenciadas de entender o  empreendedorismo negro,  que resultam em diferentes estratégias de mercado. Neste ponto, o palestrante destacou a importância do entendimento do potencial do empoderamento, fazendo uma conexão direta com a cultura e ancestralidade. Na segunda parte, Ariene Susui abordou a comunicação da oralidade que tem base das famílias, a importância da “caneta e papel” se referindo à luta pelos direitos indígenas baseados na lei constitucional. Ao mesmo tempo, Ariene destacou a importãncia do desenvolvimento da comunicação indígena como contraponto às mídias hegemônicas e para o combate à desinformação e fake news.

A interação foi o ponto alto, permitindo que os participantes contribuíssem com perguntas, enriquecendo a discussão sobre como lidar com os novos paradigmas de comunicação, em um cenário onde os antigos ainda predominam e são monetizados. Tópicos como comunicação ancestral, respeito à cultura indígena na Universidade e novos modelos de sociedade organizacional foram cuidadosamente explorados pelos palestrantes. 

Este evento foi uma iniciativa do Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), resultado de uma colaboração entre diversas instituições acadêmicas, incluindo o Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa (campus Jaguarão) e o Projeto de Extensão Afetos – Diálogos e Comunicação para Cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

As mesas realizadas durante os três dias do III Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas estão disponíveis no canal Youtube do Mão na Mídia

 

Yasmmin Ferreira – Bolsista FIEX UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-870-280

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes