No dia 06 de novembro teve início o III Encontro de Pesquisas e Práticas Comunicacionais Antirracistas, espaço de diálogo e reflexão sobre questões fundamentais no combate ao racismo. Na primeira noite, aconteceu a palestra de Afro Guga, que compartilhou suas experiências pessoais e discutiu a importância da “Afroestima”. Ele destacou a relevância do “artivismo” – uma fusão de arte e ativismo — como uma ferramenta vital na luta contra o racismo. Afro Guga também enfatizou a necessidade de as pessoas negras se apropriarem dos espaços de comunicação e arte, ilustrando seu compromisso ao usar seu corpo preto como uma expressão política.
Sátira Machado, professora da Unipampa, conduziu a mediação da palestra e incentivou discussões sobre o futuro do uso da arte como instrumento de combate contínuo ao racismo. Além disso, explorou-se a possibilidade de incluir a arte-educação nos currículos das graduações como uma maneira de ampliar as perspectivas sobre o impacto do racismo em nossas vidas.
O III Encontro de Pesquisas e Práticas Comunicacionais Antirracistas continua nesta terça, 7 de novembro, com as mesas de discussão sobre os temas “Ciência, Tecnologia e Comunicação”, com a Relações Públicas Taís Oliveira e o educador social Tecnorgânico. Depois, segue com o tema “Comunicação Periférica” reunindo a professora da UFOP Kassandra Muniz e a jornalista da TV Fórum Rebeca Motta. A mediação desta noite fica a cargo do professor Deivison Campos, da PUCRS. Já no dia 8, a útlima atividade do evento terá uma mesa-redonda sobre “Novos paradigmas em Comunicação”, com os palestrantes jornalista da COIAD Ariene Susui e o Relações Públicas da Elo Negro Douglas Moura, sob a mediação do pesquisador Ângelo Neckel, da Unisinos.
O evento, uma iniciativa do Programa de Extensão Mão na Mídia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), é resultado de uma colaboração entre diversas instituições acadêmicas, incluindo parcerias essenciais com o Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), o Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa (campus Jaguarão) e o Projeto de Extensão Afetos – diálogos e Comunicação para cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Ainda é possível se inscrever para participar de todas as discussões ou assistir às mesas ao vivo no canal do evento pelo site:
https://www.even3.com.br/iii-encontro-de-praticas-e-pesquisas-comunicacionais-antirracistas/!
Yasmmin Ferreira – Bolsista FIEX UFSM