O Programa de Extensão Mão na Mídia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/FW), participa da Semana Brasileira de Educação Midiática. A aula aberta “A base da educomunicação é antirracista” vai ao ar no Youtube, dia 24 de outubro, às 18h. Será ministrada pela professora Dra. Cláudia Herte de Moraes, coordenadora do programa, docente do Departamento de Ciências da Comunicação, membra do Conselho Consultivo Deliberativo da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom) e Vice Coordenadora da ABPEducom Sul. O objetivo é reforçar o caráter genuíno da educomunicação antirracista. Para isso, aborda a atuação da educomunicação em função dos valores da cidadania, ou seja, a busca por direitos, dignidade humana, liberdade e igualdade.
Entre outros tópicos, inclui os principais conceitos da educomunicação, que passam pela educação midiática, essencial nos dias atuais para a construção da crítica aos modelos de comunicação que perpetuam preconceitos, e a relação da comunicação com outros movimentos necessários tanto na escola quanto na comunidade. Outro tópico importante é sobre os 20 anos da aplicação da Lei nº 10639/2003, que incluiu no currículo oficial da Rede de Ensino, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”.
Para a professora Cláudia, é preciso contextualizar a busca por direitos de igualdade, diante das crises que vivenciamos na atualidade, sendo escolas e universidades fundamentais neste sentido. “Vamos debater de que forma a Educomunicação se dá nesta abordagem antirracista, o papel de educadores e comunicadores nesses processos”. Outro ponto na abordagem será a discussão no recente anúncio do governo federal para a criação do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 18 – Promoção da Igualdade Racial, no rol dos ODS da Agenda 2030 para o Brasil, o que pode impulsionar mais ações e atividades em diferentes espaços da sociedade.
Conforme a Secretaria de Comunicação do governo federal, a realização da Semana é parte do projeto de formulação da Estratégia Brasileira de Educação Midiática (EBEM). A ideia é “consolidar o campo da Educação Midiática como política pública de Estado, reconhecendo que o exercício da cidadania hoje em dia passa pela construção de um ambiente digital mais seguro e confiável.”
A aula poderá ser assistida online pelo Canal do Mão na Mídia do Youtube, com estreia no dia 24 de outubro, 18h.