Ir para o conteúdo Projeto Mão na Mídia Ir para o menu Projeto Mão na Mídia Ir para a busca no site Projeto Mão na Mídia Ir para o rodapé Projeto Mão na Mídia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Projeto “Cine Escola Guarujá”: ensinando cinema e transformando vidas



O projeto de extensão “Cine Escola Guarujá”, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Maria, Campus Frederico Westphalen, tem como objetivo principal estimular as mentes jovens por meio da produção audiovisual. Em parceria com a Prefeitura de Guarujá do Sul, o projeto busca promover a educação, a cultura e o engajamento comunitário, proporcionando uma experiência enriquecedora para os estudantes. 

 

Ao dar o primeiro clique e acionar o pontinho vermelho de “Gravando”, os alunos dos Núcleos Municipais Arco Íris – Sede e Extensão Pessegueiro – têm a oportunidade de vivenciar o mundo do cinema. A euforia ao segurar a câmera e registrar momentos do cotidiano é algo inovador para esses jovens estudantes, despertando sua criatividade e curiosidade.

 

Ao serem perguntados em sala pela bolsista Júlia de Sá se eles “podem fazer cinema”, de imediato surgem inúmeras respostas afirmativas e animadas. “O recorte da realidade é feito através do cinema, assim se resguarda uma memória ou um momento”, diz a bolsista. De início mais reservados, os alunos se abrem como uma janela quando utilizam as câmeras, fornecidas pela universidade, revelando a particularidade de cada criança.

 

A secretária municipal da educação, Claudete Rockembach, destaca que o projeto Cine Escola foi uma escolha acertada para a comunidade de Guarujá do Sul. Além de afastar as crianças da criminalidade, o projeto proporciona um ambiente de lazer e educação. Ela reforça que houve um aumento na procura após o período de inscrições e afirma que haverá mais inscritos no próximo ano, com a continuidade da oficina.

 

Ao promover o ensino do audiovisual, o Cine Escola contribui para a formação integral dos jovens, desenvolvendo não apenas suas habilidades técnicas, mas também seu pensamento crítico, sua sensibilidade estética e sua capacidade de análise e interpretação. Através do cinema, os estudantes têm a oportunidade de se expressar, explorar diferentes perspectivas e compreender o mundo ao seu redor.

 

Dessa forma, o projeto Cine Escola Guarujá, ao unir educação, cultura e audiovisual, deixa um legado significativo para as crianças e adolescentes de Guarujá do Sul. Ele desperta o interesse pelo mundo das artes e amplia horizontes. Mais do que simplesmente ensinar sobre cinema, o projeto transforma vidas, abrindo caminhos para novas possibilidades e oportunidades.

 

O programa de extensão Mão na Mídia é parceiro do projeto Cine Escola, e conta com financiamento do Edital de Fomento à Extensão (FIEX 2023), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (PRE-UFSM).

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-870-236

Publicações Recentes