Ir para o conteúdo Projeto Mão na Mídia Ir para o menu Projeto Mão na Mídia Ir para a busca no site Projeto Mão na Mídia Ir para o rodapé Projeto Mão na Mídia
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

III Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas



 

A terceira edição do Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas está chegando e promete ser um marco na luta contra o racismo. Este evento online será realizado nas noites de 06, 07 e 08 de novembro de 2023 por meio das plataformas digitais do Programa de Extensão Mão na Mídia e traz à tona discussões cruciais sobre a comunicação antirracista. 

O propósito deste encontro é destacar pesquisas e práticas no campo da Comunicação que apontem caminhos, reflexões e contribuições no combate ao racismo, tanto em sua metodologia quanto em seus resultados.

Este olhar profundo inclui críticas às instituições e estruturas racistas, explorando as complexas interações entre a ciência, a tecnologia e a comunicação no contexto do racismo, e visualizando as narrativas e perspectivas daqueles que vivem nas margens da sociedade. A abordagem busca promover uma comunicação mais inclusiva enquanto examina novas perspectivas e abordagens que desafiam as normas estabelecidas na comunicação, visando à criação de um ambiente mais justo e igualitário de interação.

O III Encontro de Práticas e Pesquisas Comunicacionais Antirracistas é uma iniciativa do Programa de Extensão Mão na Mídia da UFSM, em colaboração com professores e pesquisadores de várias instituições, sendo as principais parcerias: Curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica (PUCRS); Grupo de Pesquisa CriaNegra da Unipampa, campus Jaguarão; e o Projeto de Extensão Afetos – diálogos e comunicação para cidadania, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Diversas instituições trabalham em conjunto para criar um espaço de discussão e aprendizado, com foco em usar a comunicação como uma ferramenta eficaz na luta contra o racismo. Este convite é aberto a pesquisadores, acadêmicos, estudantes, ativistas e qualquer pessoa interessada em promover uma sociedade mais justa e igualitária. 

O evento conta com um grupo diversificado de palestrantes que trazem suas experiências e conhecimentos para enriquecer nossas discussões. São eles:

 

– Ariene Susui: Uma jovem ativista indígena do povo Wapichana, da comunidade indígena Truaru da cabeceira, Terra Indígena Truaru, Estado de Roraima. Co-fundadora da Rede de comunicadores indígenas de Roraima Wakywai, Ariene possui uma sólida formação acadêmica e atua como jornalista independente com foco na Amazônia.

– Deivison Campos: Jornalista, Doutor em Comunicação e História, Deivison é o coordenador do curso de Jornalismo e professor efetivo do PPG em Comunicação Social na Famecos (PUCRS), trazendo sua vasta experiência para enriquecer o diálogo.

– Douglas Moura: Relações-públicas e CEO da Elo Negro, uma agência de afrocomunicação, Douglas Moura é um dos profissionais mais ativos na promoção da inclusão racial através da comunicação.

– Gustavo Rocha (Afro Guga): Com licenciatura em Sociologia e uma notável premiação como Melhor Ator no Santa Maria Vídeo e Cinema em 2021, Gustavo Rocha é um criador de conteúdo digital, artista e ativista social, além de coordenar projetos na Associação de Arte e Cultura Negra Ará Dudu.

– Kassandra Muniz: Professora associada do Departamento de Letras da UFOP, com um histórico de excelência acadêmica, incluindo prêmios em reconhecimento à sua contribuição na promoção da igualdade racial e estudos afro-brasileiros.

– Rebecca Mota: Comunicadora versátil, com experiências em diversos veículos de comunicação e produção cultural, atualmente âncora do Jornal da Manhã da revista Fórum.

– Sátira Machado: Professora de Culturas Afro-gaúchas e líder do Grupo de Pesquisa CriaNegra/CNPq, com ampla formação em Comunicação e foco na literatura negra.

– Taís Oliveira: Doutoranda em Ciências Humanas e Sociais, Taís é fundadora e diretora executiva no Instituto Sumaúma e professora de pós-graduação, trazendo sua experiência no campo de conteúdo digital e métricas.

– Ângelo Jorge Neckel: Doutorando em Ciências da Comunicação e docente de diversas disciplinas de comunicação, Ângelo contribui para as discussões com seu conhecimento diversificado.

 

Para mais informações e inscrições, visite o site.

 

Yasmmin Ferreira – Bolsista FIEX UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-870-265

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes