Na construção de sociedades mais justas e democráticas, os direitos humanos e a comunicação são peças fundamentais, conectadas de maneira intrínseca e colaborativa. Mas o que exatamente são os direitos humanos? Podemos dizer que são um conjunto de princípios e normas de alcance universal, cujo propósito é preservar a dignidade de todos os indivíduos, independentemente de sua origem, raça, crença, gênero ou orientação sexual. Esses princípios, internacionalmente reconhecidos, abarcam desde a liberdade até a educação e a informação.
A comunicação desempenha um papel fundamental na promoção dos direitos humanos. O Artigo 19 da Declaração Universal de Direitos Humanos reforça o poder da informação como um direito fundamental, pois atua como um meio educativo, capacitando a população em geral sobre seus direitos e responsabilidades e incentivando ela a procurar justiça quando seus direitos não estão sendo respeitados.
Nesse contexto, o programa “Se Liga nas Mídias”, contemplado pelo edital do Observatório de Direitos Humanos da UFSM, dá seguimento às suas atividades. O foco central para o ano de 2023 é abordar temas cruciais como igualdade social, equidade entre gêneros e respeito às prática culturais afro-brasileiras e indígenas junto a escolas parceiras. “O projeto é educomunicativo, porque pensamos nas formas de tratar os temas da cidadania e dos direitos aliando a isso uma visão crítica da comunicação e produzindo podcasts com os jovens participantes”, comenta a coordenadora do Mão na Mídia, professora Cláudia Moraes.
As oficinas do projeto serão realizadas a partir de setembro, na Escola Estadual de Educação Básica Sepé Tiarajú em Frederico Westphalen. Com esta ação, o programa procura integrar o estudo da comunicação na educação formal, visando estimular a perspectiva crítica dos cidadãos em relação aos conteúdos midiáticos que consomem, bem como aproximar os estudantes das temáticas dos direitos humanos.
por Thayssa Kruger Almansa (Bolsista PRE- Edital ODH)