Adote um ODS
A E.M.E.F. Professora Cândida Zasso, localizada em Nova Palma-RS, foi a primeira instituição de ensino a estabelecer parceria com o Programa de Extensão Juca nas Escolas na sua quarta ação, o Adote um ODS. No contexto escolar, a escolha recaiu sobre o ODS 12, que trata de Consumo e Produção Responsáveis. A partir de um processo de planejamento conjunto entre os integrantes do Juca nas Escolas e os representantes da escola, em especial a professora Mônica Rossato, foi elaborado um cronograma de atividades práticas relacionadas ao ODS 12, contemplando ações de curto, médio e longo prazos. As atividades de médio prazo foram distribuídas de acordo com as turmas participantes, abrangendo alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, enquanto as atividades de curto e longo prazos foram planejadas de maneira uniforme para todas as turmas.
Atividade de Longo Prazo
A atividade de longo prazo para os 6º, 7º, 8º e 9º anos consistiu na arrecadação de resíduos recicláveis. Essa atividade promoveu a conscientização sobre a importância da reciclagem e do descarte adequado de materiais. Por meio desta, os alunos puderam se envolver ativamente na coleta de resíduos recicláveis, incentivando práticas sustentáveis e contribuindo para o desenvolvimento dos objetivos propostos pelo ODS 12.
Atividade de Médio Prazo
6º Ano
As atividades de médio prazo do 6º ano envolveram diferentes eixos de aprendizado. No eixo de Matemática e Ciências, os alunos montaram jogos utilizando materiais recicláveis. No eixo de Linguagens, Artes e Português, os alunos realizaram entrevistas com idosos sobre os brinquedos da sua época. Já no eixo de História e Geografia, os alunos foram desafiados a retratar, por meio de fotos, as paisagens de Nova Palma-RS que foram afetadas pelas chuvas.
7º Ano
As atividades de médio prazo do 7º ano também foram focadas em diferentes eixos de aprendizado. No eixo de Matemática e Ciências, os alunos montaram um caderno de receitas sustentáveis. No eixo de Linguagens, Artes e Português, os alunos realizaram entrevistas com agricultores sobre o descarte de lixo no interior. Já no eixo de História e Geografia, os alunos participaram de um quiz sobre separação do lixo.
8º Ano
Assim como as demais, as atividades de médio prazo do 8º ano abrangeram diferentes áreas de conhecimento. No eixo de Matemática e Ciências, os alunos realizaram uma pesquisa sobre os celulares, investigando aspectos como seu impacto ambiental e práticas de descarte responsável. No eixo de Linguagens, Artes e Português, os alunos conduziram uma pesquisa sobre o descarte correto de embalagens de veneno. Já no eixo de História e Geografia, os alunos analisaram fotos de confraternizações recentes, observando a presença de produtos descartáveis. A atividade incluiu a pesquisa sobre o tempo de decomposição dos materiais encontrados, além de sugestões sobre como poderiam ser reciclados ou reutilizados.
9º Ano
As atividades de médio prazo do 9º ano também foram interdisciplinares. No eixo de Matemática e Ciências, os alunos realizaram uma pesquisa sobre a separação do lixo, calculando porcentagens para entender melhor a distribuição e o impacto dessa prática no meio ambiente. No eixo de Linguagens, Artes e Português, os alunos realizaram uma entrevista na prefeitura sobre a coleta seletiva na cidade. Já no eixo de História e Geografia, os alunos analisaram fotos de confraternizações antigas, observando os produtos descartáveis presentes nas imagens. Em seguida, pesquisaram o tempo de decomposição desses materiais e sugeriram formas de reciclá-los ou reutilizá-los.
Atividades de Curto Prazo
1ª Atividade
Na primeira atividade de curto prazo desenvolvida, os alunos criaram obras de arte, brinquedos e utensílios utilizando materiais reciclados arrecadados.
2ª Atividade
Na segunda atividade, os alunos foram desafiados a elaborar charadas e enigmas relacionados ao ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
3ª Atividade
Na terceira atividade, os alunos se mobilizaram para realizar publicações relacionadas com as atividades de Médio Prazo nas redes sociais.
Apresentação dos resultados desenvolvidos
Os trabalhos desenvolvidos ao longo do projeto “Adote um ODS” foram reunidos e organizados para uma apresentação final.