O Programa Juca nas Escolas, uma iniciativa do curso de Relações Internacionais da UFSM, busca promover o desenvolvimento educacional e a pesquisa sobre a Política Externa Brasileira nas escolas e comunidades de Santa Maria e da Quarta Colônia. Em colaboração com o Geoparque, o programa realiza essas ações por meio da Agenda 2030 da ONU, evidenciando seu significativo impacto social.
O foco do Programa está fundamentado em quatro ações complementares: palestras nas escolas municipais e estaduais acerca da História, da Geografia e da Ciência Política nas Relações Internacionais; produção de material e conteúdo para as escolas – em especial para os professores das áreas de ciências humanas –, realização de cine debates e uma ação de médio e longo prazos, com escolas selecionadas, chamada Adote um ODS.
Objetivos
É sabido que a política externa de um país é assunto de interesse de Estado e prerrogativa exclusiva do Presidente da República. Todavia, trata-se também de uma política pública acessível à toda a sociedade civil. Sendo assim, o Programa tem por objetivo levar reflexão acerca de importantes conceitos sobre os efeitos da agenda global no cotidiano das pessoas que vivem na região.
O objetivo geral do Programa de Extensão é o de levar conhecimento acerca de assuntos relacionados à política externa brasileira e à Agenda 2030 da ONU para alunos da rede de educação básica em escolas públicas e privadas da Região Central do estado do RS no que tange o território Imembuy, uma iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria, sendo esta uma forma de difusão para a sociedade dos temas estudados na Universidade Federal de Santa Maria, em especial no Curso de Relações Internacionais, por meio da promoção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
SOBRE NÓS
NOME
O nome “Juca” se dá em homenagem ao apelido na adolescência de José Maria da Silva Paranhos Júnior, o Barão do Rio Branco. Ilustre personagem da história da Política Externa brasileira, o Barão, considerado patrono da diplomacia brasileira, assumiu como Ministro das Relações Exteriores em 1902 e ocupou o cargo até a sua morte, em 1912. Foi um homem apaixonado pelos livros e pela história, admirado por colegas de trabalho, por líderes mundiais e pela população brasileira. No ano de 1945, em comemoração ao centenário do seu nascimento, foi criado o Instituto Rio Branco (IRBr), escola de formação do corpo diplomático brasileiro.
Foi escolhido como nome e símbolo do nosso programa por representar a juventude do Barão, o que liga o programa à importante fase da vida dos estudantes, que têm na figura histórica, um exemplo de que estudar é o melhor caminho.
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LOGO
A logomarca do Juca nas Escolas vai ao encontro da escolha do nome do programa, uma vez que a intenção é retratar a figura de perfil do Barão do Rio Branco e ligá-la com a simbologia da juventude e da fase escolar, por meio da imagem de um boné virado para trás.
Esta bela logo foi desenvolvida pelo discente do curso de Relações Internacionais da UFSM, José Domingos Bazanella.
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ORGANIZAÇÃO
ESTRUTURA ORGANIZACIONAL
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O Programa Juca nas Escolas tem como coordenador e responsável geral o Professor Dr. Günther Richter Mros, vinculado ao Departamento de Economia e Relações Internacionais do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Além disso, o programa se organiza com a rotatividade anual de cargos entre discentes de cursos de graduação da UFSM. A Direção Executiva é composta por um membro do projeto, a aluna Isadora Brand Fabrizio. Tem como principal função a coordenação e o gerenciamento das quatro ações e da organização interna do Juca. Também contamos com três comissões relacionadas a cada uma destas ações de extensão, ou seja, comissão de palestras, comissão de cinedebates, comissão de produção de conteúdo e da comissão do Adote um ODS. Cada uma delas tem um membro discente como Diretor. A nível interno, o Juca se divide em três comitês com seus respectivos diretores: comitê de comunicação; comitê de gestão de pessoas; e comitê de relações institucionais.
COMITÊS
Comunicação – Guardião da identidade visual do Programa Juca nas Escolas, gerencia as redes sociais, cria e implementa o calendário de postagens, informando ao público as atividades e eventos. Tem a responsabilidade de produzir conteúdo para as mídias do Juca nas Escolas, como templates para posts, stories, padronização de slides para palestras, etc.
Diretora: Alice Santana de Almeida
Diretora Adjunta: Laryssa Andrade
Relações Institucionais – Mediar e manter a comunicação com a UFSM e com instituições externas; produzir materiais para a apresentação do projeto Juca na Escolas para instituições externas; buscar e interpretar editais de concursos e eventos que o Juca pode ser inserido.
Diretora: Stephani Domenighi
Gestão de Pessoas – Atrair, recrutar e selecionar novos membros para o projeto; realização de treinamentos internos para novos membros e seus respectivos comitês; desenvolvimento do processo seletivo para a inscrição de novos membros; auxiliar na realização dos objetivos do projeto, de acordo com com as demandas internas e externas; atuação como mediador das relações entre os comitês do projeto; e acompanhar e verificar o desenvolvimento do projeto.
Diretora: Emily Flores
Diretor Adjunto: Eduardo Aguilar
Captação de Recursos – Responsável pela arrecadação financeira/recursos para o projeto com a finalidade de custear as ações e necessidades básicas.
Diretor: Arthur Beque
COMISSÕES
Palestras – Gerenciar a organização das palestras a serem apresentadas às escolas; criar e implementar as palestras educacionais de acordo com cada tema e maior proximidade dos alunos com o respectivo assunto do evento; criar e implementar a didática necessária para as palestras de acordo com o público a ser apresentado.
Diretora: Stephani Domenighi
Diretor Adjunto: Arthur Beque
Cinedebates – Gerenciar a organização da ação de cine-debates, como a curadoria dos curtas-metragens, escolha e recepção das escolas e do público convidado para as sessões; organização da sessão e da sua respectiva temática e atividades.
Diretora: Alice Santana de Almeida
Diretor Adjunto: Victor de Lima Maffini
Pesquisa e produção de conteúdo – Gerenciar a produção de materiais e conteúdos educativos e acadêmicos, tanto para a produção de cartilhas, manuais didático e panfletos, como artigos acadêmicos e roteiros cinematográficos.
Diretora: Bárbara Matté Puhl
Adote um ODS – Gerenciar a organização de ações nas escolas públicas dos municípios da Quarta Colônia que visem a construção de atividades e iniciativas com alunos para colaborar com a evolução de algum Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Diretora Geral: Eloisa Back
Subcomissão da Escola de Nova Palma – Responsável por organizar e gerenciar a ação realizada na Escola Cândida Zasso em Nova Palma.
Dirigente: Marina Breda
Subcomissão da Escola de Silveira Martins – Responsável por organizar e gerenciar a ação realizada na Escola João Savegnago em Silveira Martins.
Dirigente: Stephani Domenighi e Isadora Brand Fabrizio