Ir para o conteúdo GuriasTec Ir para o menu GuriasTec Ir para a busca no site GuriasTec Ir para o rodapé GuriasTec
Ir para o conteúdo
GovBR Navegar para direita
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Sobre o GuriasTec

O que é o GuriasTec?

Em um cenário de ausências de representações femininas no ambiente universitário – em especial de negras e indígenas -, e impulsionadas pelo desejo de construir coletivamente, surgiu um grupo de mulheres das áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação da UFSM. Um coletivo de mulheres que, apesar de sua branquitude – o que lhes confere um papel privilegiado -, enxergou a urgência de agir na busca de mudanças no contexto universitário. O Programa GuriasTec surge a partir desta vontade de agir – e reagir.

Este Programa envolve dois grandes centros de ensino da UFSM – o CCNE e o CT – e quatro escolas públicas de regiões periféricas de Santa Maria: Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, Escola Municipal de Ensino Fundamental Diácono João Luiz Pozzobon, Escola Municipal de Ensino Fundamental Pão dos Pobres Santo Antônio e Escola Municipal de Ensino Fundamental Adelmo Simas Genro. Também são alvo da proposta as discentes dos cursos de graduação e pós-graduação do CCNE e do CT.

O projeto é composto por múltiplas ações que têm olhar atento aos diferentes públicos-alvo. Estas poderão ter desdobramentos no desenvolvimento do Programa a partir das demandas e realidades de cada escola. 

A proposta está organizada a partir de dois eixos, que contemplam as estudantes das escolas e as da UFSM. Com isto, espera-se que este Programa seja porta para uma nova perspectiva de futuro para as alunas do nível básico que se encontram em situação de vulnerabilidade: que, a partir das ações, elas possam entender a universidade e a qualificação técnica profissional como uma realidade acessível e possível. Para as gurias do ensino superior, espera-se ampliar o sentimento de pertencimento e adequação às áreas de Ciências Exatas, Engenharia e Computação e, consequentemente, atuar na redução da retenção e da evasão. Pretende-se que o Programa seja espaço de acolhimento para estas estudantes, tantas vezes isoladas em cursos que ainda são, majoritariamente, masculinos. Da mesma forma, pretende-se contribuir para que todas as integrantes do Programa desenvolvam um olhar social em suas atuações enquanto profissionais.

Projetos que fazem parte do Programa GuriasTec

Conhecer+

Criado a partir do GuriasTec, o Conhecer + estabelece o diálogo entre a Universidade, as alunas bolsistas das escolas e suas famílias. É um momento de acolhimento, feito por meio de rodas de conversa no ambiente escolar, para que as famílias saibam o que suas filhas fazem na UFSM e quais suas funções com a bolsa de extensão. Desse modo, a UFSM é apresentada a este público a partir das experiências e oportunidades possíveis que existem aqui.

As ações são organizadas em dois momentos, com cada uma das escolas: uma roda de conversa com as e os representantes legais das gurias bolsistas, a fim de que a família seja integrada ao projeto, e uma visita das alunas à UFSM, para conhecer o campus sede. Permite dialogar com as famílias sobre o mundo de oportunidades que existe na UFSM e propiciar para as meninas participantes a experiência de estar/estudar na UFSM.

É coordenado pela professora Tatiana Cureau Cervo, do Departamento de Transportes – Curso de Engenharia Civil.

GuriasTec na Ciência

O projeto une a inserção de meninas e mulheres na ciência e o fomento à discussão e construção de conhecimento sobre questões de gênero, raça e vulnerabilidades socioeconômicas. Os princípios da pesquisa científica são abordados em todas as instâncias, da educação básica até a consolidação na pós-graduação. O que está em jogo não é somente o ensino e aprendizagem, mas principalmente a garantia de permanência e o protagonismo das mulheres no ambiente acadêmico.

Partimos do fato de que o ambiente acadêmico ainda é dominado pelos homens. Historicamente, é um espaço em que as mulheres têm desvantagens e precisam trabalhar mais para chegar às mesmas posições e possibilidades que eles. Se adentrarmos questões de gênero, as desigualdades são ainda maiores e mais preocupantes. Apenas nos últimos anos, questões como a maternidade passaram a ser discutidas de maneira mais contundente e efetiva.

O GuriasTec na Ciência apresenta esta como uma oportunidade para as meninas, sem deixar de lado as discussões sobre as problemáticas postas. Dessa forma, contribuímos com o debate sobre temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 01 – Erradicação da pobreza; 05 – Igualdade de gênero; 06 – Água potável e saneamento; 10 – Redução das desigualdades; 11 – Cidades e comunidades sustentáveis; e 13 – Ação contra a mudança global do clima.

O projeto se efetiva por meio de 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para meninas da educação básica, duas bolsas de iniciação científica para estudantes da graduação, e uma bolsa de pós-doutorado para o nível da pós-graduação. Estas bolsas servem para o desenvolvimento de pesquisas sobre os temas listados. Além disso, as bolsistas participam dos outros projetos do programa GuriasTec.
Foi criado em conjunto com o programa GuriasTec, e tem o propósito de estimular o protagonismo feminino na ciência e promover reflexões sobre a presença de mulheres no ensino superior e no meio acadêmico. É coordenado pela professora Débora Missio Bayer, do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – Curso de Engenharia Civil.

FormAção

Como o próprio nome já diz, o projeto atua na formação complementar de professoras da rede básica, do ensino fundamental e médio. A partir das demandas e interesses que vêm das escolas e das professoras, são ofertados cursos de formação ou atividades de ensino na área de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Além de abordar os conceitos das áreas, as ações usam dos mesmos na solução de problemas cotidianos e demonstram como eles podem ser aplicados em tecnologias atuais.

O FormAção tem o propósito de incentivar as meninas a ingressarem nas áreas citadas – que ainda tem baixa representatividade feminina. Criado a partir do programa GuriasTec, é coordenado pela professora Candice Müller, do curso de Engenharia de Telecomunicações.

Estatística na Educação do Futuro

Apesar de ser uma carreira com possibilidades promissoras, a Estatística ainda é profissão pouco divulgada entre os jovens, especialmente as meninas. Possibilita atuar em diversas áreas, como a saúde, a tecnologia, a ciência de dados, a economia, os esportes, o direito, entre outros. Com o projeto ‘Estatística na Educação do Futuro’, apresentamos o curso como uma possibilidade de graduação, de carreira profissional e de futuro.

Por meio de oficinas práticas e interativas, apresentamos e ilustramos conceitos estatísticos em situações do cotidiano. As alunas coletam, organizam e interpretam dados como consumo de energia, alimentação, uso de redes sociais, entre outros. Também têm contato com ferramentas simples como planilhas ou aplicativos que permitem fazer gráficos, médias e análises, além de jogos educativos sobre estatística. São oportunizadas palestras e bate-papos com profissionais da área, sobre o curso e a carreira de Estatística, com distribuição de materiais informativos.

O projeto surgiu dentro do programa GuriasTec, com o objetivo de incentivar que as meninas conheçam o próprio potencial e possam se ver como futuras cientistas, pesquisadoras e profissionais da Estatística. É coordenado pela professora Ana Lúcia Souza Silva Mateus e é vinculado ao Departamento de Estatística.

GuriasCom GuriasTec: Comunicação Pública para Ciência

O projeto agrega a área da Comunicação como apoio às de Tecnologia, Computação e Exatas, Educação e Assistência Estudantil. Por meio da comunicação pública com princípio da divulgação científica, é um projeto que democratiza e aproxima o ambiente universitário e a sociedade a estas áreas ‘duras’ do conhecimento. Por meio de linguagem simples, acessível e inclusiva, permite a construção do diálogo e de trocas de saberes entre os públicos-alvos do programa GuriasTec: as meninas das escolas públicas e as gurias estudantes da UFSM.

As ações de comunicação são voltadas para a construção e efetivação de meios de comunicação, como uso para as representações simbólicas e sociais. Isso permite afirmar o campo tecnológico e de Exatas como um espaço ocupado por mulheres, não só para valorizar aquelas que já o integram, mas também para incentivar que mais gurias se interessem por estas áreas do conhecimento. Ou seja, o projeto GuriasCom GuriasTec é braço do Programa, com atuação na divulgação científica de todas as ações e projetos que integram o GuriasTec.

Surgiu a partir do programa GuriasTec e é coordenado pela professora Jaqueline Quincozes Kegler, do Departamento de Comunicação.

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.