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Projeto da UFSM é contemplado em chamada pública do CNPq para incentivo a meninas e mulheres na ciência

GuriasTec prevê 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior para meninas de escolas públicas de educação básica



Notícia publicada pela Agência de Notícias da UFSM em 25/11/2024 neste link.

O projeto GuriasTec, idealizado por docentes e técnicas administrativas em educação (TAEs) do Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE) e do Centro de Tecnologia (CT) da UFSM, foi contemplado na chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação (Camada CNPq Nº 31/2023), divulgada no dia 9. A proposta, submetida pela professora Renata Rojas Guerra, conta com 23 colaboradoras em sua elaboração, incluindo servidoras do CCNE, CT, Centro de Educação (CE), Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) e Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED).

Fotografia horizontal e colorida de 14 mulheres em frente a um painel colorido. São 12 mulheres brancas, uma mulher negra e uma mulher parda. Seis estão sentadas e oito em pé. A maioria sorri amplamente, umas de maneira mais discretas. Estão na frente de um painel colorido, em tns de amarelo, azul, laranja, e branco. No painel, o desenho de uma menina de perfil, em tons de cinza, que tem um olhar marcante e expressão séria. No fundo dela, elementos coloridos como raios de sol, quadriculados e imagens abstratas, que formam um cenário futurista.
Na foto, sentadas, da esquerda para a direita, as servidoras Ísis Portolan dos Santos, Vanessa Schmidt Giacomelli, Tatiana Cureau Cervo, Candice Muller, Elisandra Maziero e Renata Guerra. Em pé, da esquerda para a direita, Ana Lúcia Souza Silva Mateus, Dyana Duarte, Natália Daudt, Vanessa Sari, Rosane Brum Mello, Simoni Timm Hermes, Larissa Kirchhof, Débora Missio Bayer. Participantes não presentes na foto: Carmen Vieira Mathias (CCNE) e Nilza Zampiere (CT).

A Chamada do CNPq apoia iniciativas que contribuem de modo significativo para o desenvolvimento científico-tecnológico e a inovação no Brasil por meio do estímulo ao ingresso, à formação, à permanência e à ascensão de meninas e mulheres nas carreiras de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O programa tem como objetivo viabilizar experiências construtivas e democratizar a ciência, e se destina a estudantes de escolas públicas, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade. 

 

Com vigências de três anos, o projeto prevê a oferta de 20 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ) para estudantes de Ensinos Fundamental e Médio. Professoras da educação básica e discentes de iniciação científica, pós-doutorado e divulgação científica de escolas também concorrem. A seleção será feita pelas instituições de ensino participantes mediante edital, com critérios a serem estabelecidos conjuntamente. Estão reservadas 40% das vagas para meninas negras ou indígenas.

 

Para quem já está no Ensino Superior, haverá ações e oportunidades específicas na UFSM, com espaços coletivos de acolhimento e discussão sobre gênero, assédio, racismo, violência, entre outras temáticas. No pós-doutorado, o plano de trabalho abarca o mapeamento da desigualdade de gênero e raça em nível regional. Essas questões serão estudadas e disseminadas pela divulgadora científica escolhida pelo edital.

 

Estão envolvidos no planejamento, ainda, o Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Santa Maria, o Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso e as escolas municipais de Ensino Fundamental (EMEF) Diácono João Luiz Pozzobon, Adelmo Simas Genro e Pão dos Pobres Santo Antônio. Para cada escola, serão destinadas cinco bolsas e a tutela de um(a) docente. Além das bolsistas, todas as meninas serão incluídas em atividades a serem desenvolvidas.

 

Conforme a professora Débora Missio Bayer, integrante do projeto e associada ao Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental (DESA) do CT, essa é uma chance de mudar o cenário da ciência e da educação superior. “As áreas das ciências exatas, engenharia e computação possuem minoria feminina, que fica menor ainda se pensarmos em mulheres negras e indígenas. Muito disso se deve a não noção de pertencimento que as meninas têm nesses ambientes”, afirma. 

 

Débora ressalta que essa minoria feminina fica ainda mais destacada quanto às mulheres negras e indígenas e que, nesse contexto, o projeto representa uma vitória significativa para mulheres, docentes e TAEs da UFSM. “Ao criar oportunidades de desenvolver essas habilidades e confiança nas meninas, por meio de uma parceria com escolas públicas, especialmente em regiões de vulnerabilidade social, conseguiremos estimular esses potenciais. Esperamos que, a médio e longo prazo, mais mulheres ocupem e liderem esses espaços, contribuindo para um futuro mais diverso e inclusivo”, conclui.

Fotografia retangular e colorida de seis mulheres em frente a um quadro de giz com desenhos e escritos. São todas mulheres brancas, que sorriem amplamente. Estão todas sentadas em uma espécie de sofá. Duas estão no assento e as outras ao redor dele. No fundo, quadro preto do tipo giz com vários desenhos pequenos e anotações.
Servidoras participantes do projeto GuriasTec. Na foto, da primeira fila, da esquerda para a direita, as servidoras Eliane Cristina Amoretti e Lais Helen Loose. Na segunda fila, da esquerda para a direita, Evelyn Paniz Possebon, Marcia Pasin, Andrea Schwertner Charão e Jaqueline Quincozes da Silva Kegler

Texto: Kemyllin Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Fotos: Maria Eduarda Pedroso/ Arquivo Pessoal

Edição: Maurício Dias, jornalista

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