Ir para o conteúdo CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para o menu CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para a busca no site CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para o rodapé CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Café: Herói ou Vilão da Sua Saúde?



          O café é de fato uma das bebidas mais consumidas no mundo, e o Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de café do planeta. Ele contém uma variedade de compostos que podem ter efeitos benéficos para a saúde, como a cafeína , talvez o composto mais conhecido no café. Entretanto, outras substâncias também estão presentes como polifenóis, dos quais destacamos o ácido clorogênico e o ácido cafeico, que têm propriedades antioxidantes. Isso significa que eles ajudam a combater os radicais livres no corpo, que estão associados ao envelhecimento celular e ao desenvolvimento de várias doenças crônicas.

          Outra função muito importante desempenhada pelo café, especialmente pela cafeína (o estimulante mais utilizado no Brasil atualmente), é auxiliar no combate da cefaleia (dor de cabeça) principalmente, em associação com analgésicos (medicamentos que combatem a dor). Além disso, muito se tem usado a cafeína para melhorar o desempenho em situações cotidianas como fadiga, cansaço e em situações que necessitam um bom nível de concentração, raciocínio e desempenho. Quem nunca tomou um café após o almoço para iniciar a tarde com mais disposição? Ou até mesmo antes de uma aula ou de praticar alguma atividade física?

          Mas, como nem tudo são flores, um excesso de ingestão de café e, consequentemente, de cafeína, pode acarretar efeitos tóxicos ao nosso organismo. Recomenda-se consumo diário para uma pessoa adulta de até 400 mg de cafeína por dia, o que equivale mais ou menos a cinco xícaras pequenas de café. No entanto, esta dose pode variar dependendo da sensibilidade do indivíduo e da combinação com outros fatores como peso, uso de medicamentos e idade. Não é recomendado que crianças ingiram mais de 100mg/dia.

          Um consumo superior à dose máxima recomendada pode provocar efeitos adversos indesejáveis, como tremores, batimentos cardíacos acelerados, irritabilidade, ansiedade convulsões, dores no estômago e na cabeça, perda de apetite, vômito, náusea, depressão, falta de potência e, mais comumente, insônia — efeito este que faz com que muitos estudantes tomem quantidade excessiva de café para buscar aumentar o foco e a concentração em suas rotinas de estudos —, o que pode ser extremamente prejudicial a saúde. Ainda, vale ressaltar que o consumo de 5g a 12g por dia de cafeina pode ser letal, podendo resultar em problemas cardiovasculares e pulmonares, provocando sintomas como convulsões e até coma.

          Apesar de já haver várias contribuições afirmando que o café é uma substância segura e que possui vários benefícios especialmente pelos seus constituintes naturais, mais estudos experimentais precisam ser realizados para consolidação e compreensão de como os efeitos terapêuticos acontecem. O consumo consciente tende a não ser prejudicial, como sempre o equilíbrio é a chave para os efeitos benéficos. 

Referências Bibliográficas:
1. Bidel S, Tuomilehto J. The Emerging Health Benefits of Coffee with an Emphasis on Type 2 Diabetes and Cardiovascular Disease. Eur Endocrinol. 2013 Aug;9(2):99-106. doi: 10.17925/EE.2013.09.02.99. Epub 2013 Aug 23. PMID: 29922362; PMCID: PMC6003581.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/29922362/

2. Cano-Marquina A, Tarín JJ, Cano A. The impact of coffee on health. Maturitas. 2013 May;75(1):7-21. doi: 10.1016/j.maturitas.2013.02. 02. Epub 2013 Mar 5. PMID: 23465359.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32484174/

3. Williamson G. Protection against developing type 2 diabetes by coffee consumption: assessment of the role of chlorogenic acid and metabolites on glycaemic responses. Food Funct. 2020 Jun 24;11(6):4826-4833. doi: 10.1039/d0fo01168a. PMID: 32484174.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/23465359/

4. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/11207

5. https://www.cnnbrasil.com.br/saude/vilao-ou-mocinho-entenda-os-impactos-do-cafe-para-a-s
aude/

6. https://drauziovarella.uol.com.br/alimentacao/qual-a-quantidade-segura-de-cafeina/

Autora:

Caroline Klein

Acadêmica do curso de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Biogenômica e colaboradora do Portal Ciência e Consciência

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-910-185

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes