Quando crianças, tomamos uma série de vacinas; um calendário vacinal completo, mês a mês. Mas curioso que ano após ano, inicia-se a campanha anual de vacinação contra a gripe. A pergunta que fica é: por que devemos tomar a vacina da gripe todo o ano enquanto a maioria das vacinas tomamos só uma vez na vida?
O vírus da gripe ou influenza, é um vírus que afeta o sistema respiratório, causando febre, dores musculares, tosse, congestão nasal e fadiga. Existem diferentes tipos de vírus da gripe, sendo os mais comuns os tipos A, B e C, que circulam no mundo. os principais causadores de epidemias de gripe são a influenza A e B, resultando em 3 a 5 milhões de casos graves e milhares de mortes por todo o mundo todos os anos.
O vírus influenza A causa epidemias e pandemias devido à sua propagação a partir de aves migratórias, porcos, cavalos e humanos. A gripe B espalha-se exclusivamente entre humanos, devido ao seu padrão de transmissão único, limitado ao contato entre humanos. Já o tipo C é mais leve, causa apenas infecções respiratórias brandas, não possuindo impacto na saúde pública e não está relacionado a epidemias.
O vírus da gripe se espalha facilmente de pessoa para pessoa, principalmente através de gotículas respiratórias no ar, quando alguém infectado tosse, espirra ou fala. Pela sua rápida propagação, é um vírus de fácil disseminação e de causar problemas como endemias e pandemias. Na história da humanidade, já tivemos episódios intensos envolvendo catástrofes da influenza, como a pandemia de gripe espanhola (1918-1920) que foi considerada a pior pandemia da história, com cerca de 50 milhões de mortes, Em 2009 o mundo enfrentou a pandemia por H1N1, conhecida como gripe suína. Estudos estimam que 11% a 24% da população global na época — entre 700 milhões e 1,7 bilhão de pessoas — tenha contraído o vírus.
Mas afinal, por que devemos tomar a vacina da gripe todo ano? A vacinação anual contra a gripe é necessária devido à capacidade do vírus da gripe de sofrer mutações constantes. Cada ano, novas cepas do vírus surgem, resultando em uma variedade de gripe sazonal. Os antígenos virais derivam tão rapidamente que os anticorpos desenvolvidos por nosso sistema imune, seja por exposição anterior a uma vacina ou por um vírus presente no organismo (por exemplo, oriundo de uma gripe passada), não conseguem reconhecer novos vírus influenza. Para garantir a máxima proteção contra as cepas mais recentes e predominantes, os cientistas ajustam a composição da vacina todos os anos, incluindo as cepas mais prováveis de circular na temporada de gripe seguinte, ou seja, uma vigilância constante e global. Portanto, a vacinação anual é essencial para manter a eficácia da imunização contra as formas mais recentes do vírus da gripe e reduzir o risco de complicações graves, especialmente entre os grupos de maior risco, como idosos, crianças pequenas e pessoas com condições médicas subjacentes.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) analisa vigilantemente todos os subtipos do vírus da gripe que circulam com maior frequência, para melhorar a eficácia da imunização. Na análise concomitante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) definiu os subtipos do vírus que estão na vacina deste ano, 2024, disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): será a trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, contendo uma cepa A/H1N1, uma cepa A/H3N2 e uma cepa B linhagem Victoria.
A continuidade de episódios de gripe durante a história nos culmina na atualidade, com a oportunidade de podermos tomar uma vacina nova e potente todos os anos, gratuitamente, sendo uma arma grandiosa para manutenção da nossa saúde. Então, ano após ano, a vacina muda e, por ser uma questão de responsabilidade social, nós devemos manter a nossa imunidade com a vacina anual. Vacinas salvam vidas!
Referências Bibiográficas:
2) BBC. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-52042879#:~:text=Estudos%20cient%C3%ADficos%20estimam%20hoje%20que,esse%20total%20para%20200%20mil.
3) BRASIL, 2024. Ministério da Saúde. Gripe (Influenza).
Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/g/gripe-influenza
4)Kalarikkal SM, Swinkels HM, Jaishankar GB. Influenza Vaccine. 2024 Jan 10. In: StatPearls [Internet]. Treasure Island (FL): StatPearls Publishing; 2024 Jan.
Autora:
Maria Eduarda Chelotti
Acadêmica do curso de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Biogenômica e colaboradora do Portal Ciência e Consciência.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2273522025506933.