Ir para o conteúdo CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para o menu CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para a busca no site CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA Ir para o rodapé CIÊNCIA E CONSCIÊNCIA
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Novembro Azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata



             O Novembro Azul é uma campanha global de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Em homens jovens, a próstata possui o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho aumenta com o avançar da idade. O tumor na próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta, sem dar sinais ou ameaçar a saúde do homem, em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.
            Dentre todos os tipos de câncer, o de próstata é o segundo mais comum entre os homens (sendo o primeiro, o câncer de pele não melanoma). 

             No Brasil, a cada dez homens diagnosticados, nove têm mais de 55 anos, indicando que o envelhecimento é um fator de risco para a doença. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se 71.730 novos casos de câncer de próstata por ano para o triênio 2023-2025. Além disso, a condição é responsável por causar a morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas, sendo que no Brasil, constata-se que um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

             O Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, baseados em estudos recentes, desencorajam o rastreamento do câncer de próstata devido a evidências científicas indicando possíveis desvantagens. Falsos positivos podem gerar ansiedade, exigindo exames adicionais e aumentando o risco de diagnósticos excessivos e tratamentos desnecessários, com potenciais complicações. A ênfase está no diagnóstico precoce por meio da identificação de sinais e sintomas, evitando tratamentos invasivos para tumores de crescimento lento que têm baixa probabilidade de se espalhar

            Os principais sintomas de alerta para o câncer de próstata incluem: dificuldade para urinar; demora em começar e terminar de urinar; sangue na urina; diminuição do jato de urina; necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Na presença desses sintomas, o recomendado é procurar um médico para realização de exames que investiguem a doença, que são: Exame de toque retal e o exame de sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). O PSA é uma proteína produzida pela próstata, que quando em níveis altos (acima de quanto?), pode significar câncer. Entretanto, também pode indicar doenças benignas da próstata, por isso a importância da realização dos dois exames, a fim de um complementar o outro.

             O tratamento para o câncer de próstata inclui principalmente a cirurgia, que pode ser realizada acompanhada por radioterapia e tratamento hormonal medicamentoso. Quanto ao tratamento farmacológico, para a maioria dos tipos de câncer, este recurso vem evoluindo com o passar dos anos, representando avanços importantes, com a finalidade de atingir maior especificidade dos fármacos para que consigam eliminar apenas as células cancerígenas. Porém, ainda há muitos fármacos utilizados que acabam eliminando também células do próprio organismo, representando assim efeitos colaterais indesejáveis.

             Por fim, a principal forma de proteção para o câncer, é justamente a prevenção. Esta, é capaz de salvar muitas vidas, visto que o diagnóstico precoce de câncer de próstata auxilia em um tratamento mais rápido e extremamente efetivo. A prevenção vai além dos exames médicos, abrangendo a promoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada, atividade física regular e redução do consumo de tabaco e álcool. Estes não só contribuem para a prevenção do câncer de próstata, mas também para a melhoria geral da saúde masculina.

Referências Bibliográficas:
1. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Novembro azul: mês mundial de combate ao câncer de próstata. Biblioteca Virtual de Saúde. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-mes-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata/#:~:text=O%20c%C3%A2ncer%20de%20pr%C3%B3stata%2C%20tipo,masculina%20que%20desenvolve%20neoplasias%20malignas. Acesso em: 15 de nov. de 2023.

2. Instituto Nacional do Câncer. Cartilha sobre câncer de próstata. Disponível em: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/campanhas/2023/novembro-azul. Acesso em: 15 de nov. de 2023.

3. Sekhoacha M, et al. Prostate Cancer Review: Genetics, Diagnosis, Treatment Options, and Alternative Approaches. Molecules. 2022 Sep 5;27(17):5730. doi: 10.3390/molecules27175730.

Autora:

Maria Eduarda Chelotti

Acadêmica do curso de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), aluna de Iniciação Científica no Laboratório de Biogenômica e colaboradora do Portal Ciência e Consciência

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2273522025506933
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-910-271

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes