FUZER, C. Prefácio. In: Peterson Luiz Oliveira da Silva; Alan Ricardo Costa. Produção textual na teoria e na prática: os caminhos da avaliação da redação. 1.ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023. p. 10-17.
FUZER, C.; CECCHIN, A.S. Discurso pedagógico na perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. In: SARTIN, F.; CABRAL, S.R.S. Discurso(s) e Linguística Sistêmico-Funcional no Brasil. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2022.
FUZER, C.; VASCONCELOS, F. P. ; PELEGRIN, M. M. D. ; KSZYSZERAK, R. . Ateliê de Textos Quarta Colônia: experiências contextualizadoras em Arte/Educação. In: Adriano Severo Figueiró; Angelita Zimmermann; Jaciele Carine Vidor Sell; Patrícia de Freitas Ferreira. (Org.). Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO: conservação do patrimônio e desenvolvimento regional sustentável. 1ed. Santa Maria: Pró-Reitoria de Extensão, 2022, v. 1, p. 69-82.
MARQUES, J.B.F.; FUZER, C.; GERHARDT, C.C. Fases da interação na leitura compartilhada entre professores e alunos com base na análise das funções da fala. Matraga, v. 29, n. 56, p. 267-284, mai./ago. 2022.
FUZER, C.; Silva, M.C.C. (2021). Análise sistêmico-funcional de relatos, episódios e exempla com foco na transitividade e avaliatividade. In: Antônio Fernandes Júnior, Tainá Santos, Lucas Silvério Martins, Amanda Magalhães Santiago, Viviane Bengezen. (Org.). VIII SEPPGEL: desafios e possibilidades dos estudos da linguagem em tempos de pandemia. 1ed.São Paulo: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 328-353.
CECHIN, A. S. ; FUZER, C. Significados representacionais a partir de uma prática de ensino e aprendizagem de produção de relato biográfico multimodal. In: Renato Caixeta da Silva; Lizainny Aparecida Alves Queiroz. (Org.). Multimodalidades, ensinos e aprendizagens. 1.ed. São Paulo, SP: Pimenta Cultural, 2021, v. 1, p. 94-110.
FUZER, C.; GERHARDT, C.C. Abordagem de gênero da Escola de Sydney e seu uso no contexto educacional brasileiro: uma discussão terminológico-conceitual sobre estórias e histórias. Organon, Porto Alegre, v. 36, n. 71, p. 235-256, jan./jun. 2021.
FUZER, C.; CECCHIN, A.S. Desconstrução e construção conjunta de relato biográfico: ideação e avaliatividade na perspectiva sistêmico-funcional. Signo, v. 46, n. 86, p. 23-41. 2021.
BADER KHUN, M.I.; FUZER, C. Reagindo a textos: instanciações de gênero textual em livros didáticos de Língua Portuguesa. Revista do GELNE, v. 21, n. 2, 2019.
FUZER, C. Realizações linguísticas e instanciação de gêneros na perspectiva sistêmico-funcional. DELTA, São Paulo, V. 34, n. 1, jan. mar. 2018, p. 269-304. ISSN 1678-460X.
FUZER, C. Leitura e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores de produção textual. In: FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Prêmio Rubens Murillo Marques 2017: Experiências docentes em licenciaturas. São Paulo: FCC, 2017.
FUZER, Cristiane. Ateliê de textos para ler e reinventar estórias: do contexto ao texto e vice-versa. 1ª ed. Santa Maria: Ed. PRE UFSM, 2017. 118p.
KHUN, M.I.B; FUZER, C. Instanciações de gêneros em fábulas: um estudo na perspectiva sistêmico-funcional. Letras Raras, n. 3, v. 6, p. 186-209, 2017. ISSN: 2317-2347.
FUZER, Cristiane et al. O Ciclo de Ensino e Aprendizagem de Gêneros no Projeto de Extensão Ateliê de Textos. In: SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL (SEURS), 34, ago. 2016. Anais… Camboriu, SC: IFC, 2016, p. 700-704.
FUZER, C.; GERHARDT, C. C.; WEBER, S. Etapas e fases da narrativa em O Pequeno Polegar: análise de gênero na perspectiva sistêmico-funcional. Cadernos do IL, n. 52, 2016, p. 162-181.
FUZER, Cristiane; GONÇALVES, A. B. Recursos interpessoais da linguagem em carta aberta na perspectiva sistêmico-funcional. Revista (Con)textos Linguísticos, v.10, n. 17, p. 27-47, 2016.
FUZER, Cristiane; WEBER, Sabrine; MICHELOTTI, Patricia; FLORES, Nathália Marques. Experiência de desconstrução de gênero e escrita conjunta no projeto Ateliê de Textos. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, 20, 2015, Cachoeira do Sul, RS. Anais do XX SIEDUCA. Cachoeira do Sul: ULBRA, 2015. v. 1. p. 1-12.
FUZER, C. Ateliê de Textos: (re)invenção e (re)escrita de histórias do ensino básico. Revista da ANPOLL, nº 37, p. 56-79, Florianópolis, Jul./Dez. 2014.
FUZER, C. Bilhete orientador como instrumento de interação no processo ensino-aprendizagem de produção textual. Letras, n. 44, 2012.
FUZER, C.; WEBER, T. Um passo de cada vez. A reescrita em respota a feedbacks no processo de ensino/aprendizagem de produção textual. Cadernos Linguagem e Sociedade, v. 13, n. 2, 2012.