A Oficina de Contação de Histórias, ministrada pela Profa. Livia Petry Jahn, na última sexta-feira, dia 26, no Centro de Educação, UFSM, possibilitou ao público participante conhecer e desenvolver técnicas de contar histórias ou estórias.
Utilizando exemplos práticos e muito dinâmicos, a Profa. Livia apresentou elementos importantes de uma estória, como os personagens, os arquétipos que são incorporados, a importância da relação com a cultura e o uso da imaginação. A partir de exercícios práticos e em grupo, os participantes tiveram a oportunidade de interagir, explorar e desenvolver seu próprio estilo de contar uma estória.
A oficina, desenvolvida em clima descontraído e enriquecedor, motivou os participantes a aprenderem mais sobre a técnica da contação de estórias, estimulando igualmente a expressão corporal, o trabalho em equipe e a criação.
Além da oficina realizada no Centro de Educação, na UFSM, a professora Livia também ministrou uma oficina de contação de estórias na EMEF Profª Hylda Vasconcellos, para os alunos do quarto ano do Ensino Fundamental.
“Nossa escola ficou mais alegre e colorida com a presença da contadora de histórias Lívia Petry. As crianças do 4º ano tiveram a oportunidade de fazer uma viagem pelo imaginário infantil ouvindo histórias e interagindo com a contadora. Acreditamos que a contação de histótias é uma atividade fundamental no processo ensino-aprendizagem pois transmite valores e conhecimentos”, disse Caroline Amaral, coordenadora Anos Iniciais da escola.
A equipe do Ateliê de Textos agradece a disponibilidade e dedicação da Profa. Livia em realizar o trabalho.
Participantes durante a atividade de contação em grupo.
Um dos grupos apresentando o teatro que criaram durante a atividade.
Professora Livia Petri com os alunos do 4º ano da EMEF Profaª Hylda Vasconcellos.