Ir para o conteúdo Ateliê de textos Ir para o menu Ateliê de textos Ir para a busca no site Ateliê de textos Ir para o rodapé Ateliê de textos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ateliê de Textos conclui a oficina “Ler para aprender e escrever para ler”



A segunda parte da oficina ministrada pelos integrantes do Ateliê de Textos no ciclo do PET Letras em 2016 aconteceu dia 23/06, concluindo a atividade.

O encontro começou com a retomada de uma questão colocada no final da primeira etapa da oficina: “Que gênero está instanciado em ‘Chapeuzinho Vermelho’ na versão de Perrault?”. A partir disso foi abordada a desconstrução de gênero, e apontados os demais gêneros que contam histórias, além do gênero narrativa: relato, episódio e exemplum. Por conter como desfecho uma “moral da história”, esta versão é classificada como exemplum.

Os pontos principais abordados na ocasião foram as atividades que fazem parte das oficinas do projeto nas escolas: A construção de texto conjunta, a construção de texto individual, o feedback e a avaliação de processo e produto.

Em relação à construção conjunta, a ministrante Simone explicou como os alunos são orientados desde a proposta para o desenvolvimento do texto, passando pelo processo de escrita coletiva, até o momento da revisão e os critérios de avaliação, levando em conta a adequação à proposta de produção. Assim, foi destacada a importância do conto original como plano de fundo para a escrita, e a adequação à temática proposta.

A respeito da construção individual, a ministrante Sabrine falou sobre o processo de reescritas sucessivas do mesmo texto, a fim de aprimorá-lo. Além disso, explicou como funciona o feedback que é dado aos alunos após a leitura de seu texto, por meio dos bilhetes orientadores, orientações orais e orientações coletivas. Também ressaltou a importância da socialização dos textos, que acontece com a publicação da coletânea no final do processo.

De modo a exemplificar as questões explicadas até então, o texto de um dos participantes da oficina em 2015 foi analisado desde sua primeira versão. As estratégias interventivas utilizadas pelos ministrantes também puderam ser discutidas, a partir da análise dos bilhetes orientadores. Ao final, foi proposto ao grupo participante da atividade avaliar a versão final do texto produzido pelo aluno.

As integrantes do Ateliê de Textos Simone, Jordana e Sabrina, depois dessa discussão, analisaram e comentaram os depoimentos do aluno-autor antes e depois de participar do projeto, levando em conta suas expectativas e depois conclusões sobre a oportunidade. A questão de texto como produto ou texto como processo foi comentada pelo grupo.

O ministrante Mhdi relatou rapidamente a experiência de participar do Ateliê de Textos, colocando sua vivência como aluno EAD. Ressaltou o papel do educador e a importância de perceber que um texto sempre é escrito para ser lido, e como é gratificante para o autor e o educador quando esse objetivo é alcançado.

Ao final da atividade, a Professora Cristiane comentou o papel do educador, e a relevância do respeito em relação ao aluno, de tratá-lo como indivíduo e respeitar seu processo de produção textual.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-801-246

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes