A primeira etapa da oficina “Ler para aprender e escrever para ler”, ministrada por integrantes do Ateliê de Textos, aconteceu no dia 02/06. Esta foi a primeira oficina oferecida pelo PET LETRAS em 2016, organizado pela Profa. Verli Petri, tutora do grupo.
A atividade teve início com uma contextualização do projeto Ateliê de Textos, pela sua coordenadora, Profa. Cristiane Fuzer, desde o seu surgimento. Na sequência, Sabrine Weber, Carla Gerhardt e Nathália Flores, membros da equipe, desenvolveram a primeira parte da oficina – “Ler para aprender”.
Após a leitura do texto produzido por um aluno dos anos finais do ensino fundamental que participou do Ateliê de Textos, o grupo faltou sobre critérios de avaliação de textos. A partir da abordagem teórica da Linguística Sistêmico-Funcional, foram apresentados diferentes gêneros que compõem a família das estórias e o Ciclo de Ensino e Aprendizado proposto pela Escola de Sydney, adaptado na metodologia de trabalho do Ateliê de Textos.
Foi relatado o processo de desconstrução de gênero, que compõe o primeiro momento do Ciclo, e exemplificadas atividades de leitura elaboradas pela equipe do Ateliê de Textos e realizadas nas escolas em 2015. Nessas atividades, foram pontuadas as etapas da narrativa apresentadas aos alunos para que construíssem seus textos.
O processo de escrita e reescrita desses textos é o assunto da segunda parte da oficina, que acontecerá no dia 23/06, às 18h, na sala 3310 do Centro de Educação.
Profa. Verli Petri, coordenadora do Pet Letras, realizando a abertura do evento.
Carla Carine Gerhardt e Nathália Marques Flores, integrantes do Ateliê de Textos,
durante a oficina.
Público que participou da oficina.