A Escola Medianeira recebeu, no dia 3 de julho, duas oficinas de produção de narrativas, ministradas pelas estudantes de Letras Nathália Flores e Patricia Michelotti sob orientação da professora Cristiane Fuzer. A iniciativa veio da professora de língua espanhola da Instituição, Renata Miranda, que fez o convide ao Ateliê de Textos.
As oficinas contaram com estudantes do 4º, 5º e 7º ano da escola. Eles assistiram à contação de uma estória, aprenderam sobre as versões de um mesmo conto e como eles são construídos, depois de analisarem suas marcas linguísticas. Após isso, escreveram uma narrativa em conjunto.
As oficinas aconteceram em dois horários (às 14h para os alunos do 5º ano B, e às 16h para os alunos do 4º ano A e B e alguns do 7º) e resultaram na criação de duas narrativas intituladas pelos alunos de “Branca de Sol” e “A Fera e a Feira”.
A primeira estória é sobre uma menina, chama Branca de Sol, que recebeu ajuda dos alunos do 5º ano B para encontrar um livro mágico na Feira do Livro da escola Medianeira. A segunda é sobre uma Fera que, vinda de um reino distante, procurava o livro que conta a sua própria história.
Essa experiência reforçou o sonho de Nathália em ser professora: “Foi maravilhoso trabalhar com as crianças e notar a confiança que elas depositam no educador”. Para Patricia, serviu como motivação para as prómas oficinas do Ateliê de Textos: “Foi bom poder colocar na prática o que viemos estudando há meses no Ateliê e perceber os resultados de nossos encontros através das crianças”.
Ministrantes e alunos da escola Medianeira durante contação de história.
Alunos da escola Medianeira que participaram da oficina.