Na última terça feira, dia 02 de abril, ocorreu a Aula Inaugural do Pré-Universitário Popular Alternativa, programa da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ingressaram no projeto 120 novos nomes que aspiram a uma vaga no Ensino superior por meio de ProUni (Programa Universidade Para Todos) e SiSU (Sistema de Seleção Unificada).
Na cerimônia, estavam presentes oProfº Drº Paulo Afonso Burman, Reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e o Pró-Reitor de Extensão Flavi Ferreira Lisbôa Filho.
Compôs a mesa também o Profº Drº Guilherme Carlos Correa, Coordenador do Laboratório de Metodologia de Ensino (LAMEN), órgão do CE (Centro de Educação). No ano de 2018, a Pró-Reitoria de Extensão iniciou um diálogo com o Centro de Educaçãopara avaliar-se a possibilidade de transferir a coordenação institucional e a execução orçamentária do projeto para esse centro. Algumas reuniões foram realizadas com a atual coordenação, a Direção do CE e a coordenação do LAMEN e todas as partes se manifestaram favoravelmente à proposta, considerando que o LAMEN seria o setor mais adequado para abrigar e conduzir tal projeto.
Laura Castro, acadêmica de Matemática e educadora do projeto, e Harisson Machado Ventura, ex-educando e agora acadêmico do curso de Geografia (Licenciatura) do Centro de Ciências Naturais e Exatas da Universidade Federal de Santa Maria também estavam à mesa e relataram a importância do projeto não apenas enquanto um preparatório, mas para também para o quanto auxilia na formação de educadores.
O Reitor Paulo Afonso Burman destacou também a importância do trabalho realizado até então por Adriana Monfardini, Técnica em Assuntos educacionais da PRE, na coordenação institucional do projeto. Além disso, desejou-se Êxito a Carina Oliveira de Freitas, Técnica em Assuntos educacionais do CE, que assumirá a coordenação burocrática e didático-pedagógica do projeto. Além disso, o Reitor parabenizou o projeto pelas aprovações e sinalizou a importância do projeto manter-se atuante à comunidade santa-mariense.
50 educandos e educandas do ano de 2018 foram aprovados e aprovadas em cursos nas instituições de ensino superior de Santa Maria para ingresso no 1º semestre letivo de 2019. Ao total, estes alcançaram o número de 60 aprovações, sendo que 44 delas ocorreram na UFSM. É importante salientar que essas 50 pessoas que obtiveram aprovação estão entre os 61 estudantes que concluíram o curso preparatório ao ENEM de 2018 oferecido pelo Alternativa, o que demonstra a existência de uma relação direta entre a conclusão do curso preparatório e o aumento da possibilidade de aprovação.