Ir para o conteúdo Traduzindo a Ciência Ir para o menu Traduzindo a Ciência Ir para a busca no site Traduzindo a Ciência Ir para o rodapé Traduzindo a Ciência
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

JUNHO VERMELHO: MÊS DA DOAÇÃO DE SANGUE

Em junho são realizadas campanhas para motivação da doação de sangue em todo o mundo, sendo o dia 14 deste mês o dia mundial do doador de sangue. Apesar disso, em 2023, apenas 1,6% da população brasileira constava em registro como doadora. Portanto, confira abaixo mais informações sobre esse assunto.

Existem benefícios para doadores?

Além de poder ajudar a sociedade, como o sangue precisa ser testado para aferição de sua qualidade e não presença de patógenos, o doador recebe uma bateria de exames gratuita, constando testagem para Sífilis, HIV, Hepatites (B e C), Doença de Chagas, entre outras.

Para pessoas que contém sobrecarga de Ferro, a doação também pode auxiliar na prevenção de problemas derivados do acúmulo desse metal no organismo que pode causar no fígado, cirrose, no pâncreas, diabetes, no coração, insuficiência cardíaca e nas glândulas problemas de produção hormonal.

Ademais, no Rio Grande do Sul existe a Lei 13.891, de janeiro de 2012, que garante aos doadores meia-entrada em todos eventos culturais promovidos em espaços públicos. É interessante que cada estado pode apresentar regalias diferentes em relação a isso.

Por fim, todo trabalhador pode se ausentar do trabalho uma vez ao ano para doação de acordo com o artigo 473 da CLT. 

Quais são os requisitos para doar?

  • Ter entre 16 e 59 anos (menores de idade precisam de autorização dos pais);
  • Possuir mais de 50kg;
  • Dormir pelo menos 6h de sono na noite anterior a doação;
  • Apresentar documento com foto;
  • Não fumar por pelo menos 2h antes da doação.

Quais fatores configuram uma inaptidão definitiva?

  • Pacientes com problemas cardíacos;
  • Apresentar doenças hematológicas, autoimunes, infecciosas transmissíveis, câncer, entre outras.

Existem impedimentos temporários?

Sim, alguns medicamentos alteram as características do sangue, em caso de dúvidas, informe-se com seu médico. Ademais, em caso de sintomas virais ou parasitários é necessário aguardar até que cessem. 

Algumas vacinas também impedem a doação por alguns dias, por exemplo, a vacina contra gripe impede por 48h e contra Covid-19 varia de acordo com a empresa produtora, podendo ser necessário o aguardo por até uma semana.

Além disso, mulheres em amamentação devem esperar 12 meses após o parto e, por fim, em caso de ingestão de bebidas alcoólicas, é necessário pelo menos 12h de intervalo.

Até quatro pessoas podem ser salvas com uma doação.

Ocorre a separação dos hemocomponentes em concentrado de hemácias, plasma (esse pode ser armazenado fresco, congelado ou crioprecipitado), e concentrado de plaquetas.

Mas para quem são destinadas as doações?

Os componentes sanguíneos já separados são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados que necessitem de transfusão. Já as doações de plaquetas, além de também serem destinadas a pacientes hospitalizados, nos últimos anos se observou seu grande potencial como alvo terapêutico como agente antitrombótico e para outras síndromes.

É importante que haja doações regulares.

Diferentemente do concentrado de hemácias, que possui validade de 35 dias, e o plasma, de até 24 meses, o concentrado de plaquetas é válido por menos tempo: apenas 5 dias. Por isso, juntamente com a grande demanda, é importante que ocorram doações sempre que possível, para não esgotar os estoques viáveis.

Outras dúvidas frequentes:

  • Tatuagens e piercings impedem a doação? Não impedem a doação, mas demandam uma espera de até um ano após sua realização.
  • Há restrições para pessoas LGBTQIAP+? Desde 2021, com a aprovação do projeto de lei 2.353/2021 pelo Senado, é proibida a discriminação de doadores de sangue com base na orientação sexual.
  • Qual o tempo indicado entre as doações? Para os homens, sugere-se 2 meses, com um limite de 4 doações por ano. Já para as mulheres, sugere-se 3 meses, com um limite de 3 doações anuais.

Como e onde doar em Santa Maria/RS?

As doações de sangue e de medula óssea podem ser feitas através de um agendamento no site do Hemocentro Regional de Santa Maria. O horário de funcionamento é das 8h às 14h de segunda a sexta-feira e no terceiro sábado de cada mês, das 8h às 12h. O processo é simples, rápido e fácil. 

Faça sua parte: doe sangue, doe vida!

Referências:

16 curiosidades sobre doação de sangue. Disponível em: <https://www.ufsm.br/midias/arco/16-curiosidades-sobre-doacao-de-sangue>. Acesso em: 15. junho. 2024.

Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado nesta sexta, (14). Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2024/junho/dia-mundial-do-doador-de-sangue-e-celebrado-nesta-sexta-14#:~:text=O%20Dia%20do%20Doador%20de,brasileira%20como%20doadora%2C%20em%202023>. Acesso em: 15 junho. 2024.

Glossário de doenças e sintomas: Hemocromatose. Disponível em : <https://www.einstein.br/doencas-sintomas/hemocromatose#:~:text=O%20excesso%20de%20ferro%20no,e%20problemas%20na%20produção%20hormonal>. Acesso em: 15 junho. 2024.

Autores

Luísa dos Santos Furquim, discente do curso de graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participante do grupo Traduzindo Ciência, e-mail luisa.furquim@acad.ufsm.br, Lattes: http://lattes.cnpq.br/6264603590739657.

Roberta Danieli Marchesan, discente do curso de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participante do grupo Traduzindo Ciência, e-mail roberta.danieli@acad.ufsm.br, Lattes: http://lattes.cnpq.br/9252659605014994.