Ir para o conteúdo Traduzindo a Ciência Ir para o menu Traduzindo a Ciência Ir para a busca no site Traduzindo a Ciência Ir para o rodapé Traduzindo a Ciência
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

A CAMPANHA SETEMBRO AMARELO SALVA VIDAS

Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, promovida ao longo de todo o mês de setembro. A iniciativa, realizada no Brasil desde 2014 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), visa aumentar a discussão e promover ações relacionadas ao tema. Em sua nona edição, o tema é “Se precisar, peça ajuda!” A campanha culmina no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, celebrado em 10 de setembro e apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

História:

O movimento Yellow Ribbon (Laço Amarelo) surgiu nos EUA após o suicídio de Mike Emme em 1994. Mike, um jovem de 17 anos que havia restaurado um Mustang 68 pintado de amarelo, lutava com problemas psicológicos não reconhecidos por seus familiares e amigos. No dia do seu velório, cartões com fitas amarelas e a mensagem “Se você precisar, peça ajuda” foram distribuídos, dando início ao movimento de prevenção ao suicídio. A cor amarela foi escolhida para representar a campanha devido ao Mustang de Mike, simbolizando a busca por apoio e a importância de pedir ajuda. Em 2003, a OMS instituiu o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio em 10 de setembro, e o movimento Yellow Ribbon se expandiu para 47 países. Os pais de Mike, Dale e Dar Emme, continuam a promover o programa, que já salvou cerca de 5 mil vidas, e enfatizam a importância de viver um dia de cada vez e buscar apoio, destacando que, apesar da dor, o legado de Mike continua a impactar positivamente muitas vidas.

 

Epidemiologia do suicídio:

Dados da OMS indicam que o número de mortes por suicídio supera o de HIV, malária, câncer de mama, guerras e homicídios. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio é a quarta principal causa de morte, após acidentes de trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Entre 2016 e 2021, o Brasil viu um aumento de 49,3% nas taxas de mortalidade por suicídio em adolescentes de 15 a 19 anos e de 45% em adolescentes de 10 a 14 anos. As taxas de suicídio variam por país e gênero, sendo mais altas entre homens, especialmente em países de alta renda, e entre mulheres em países de baixa e média renda. A Europa registrou uma redução nas taxas, enquanto países do Leste Asiático, América Central e América do Sul observaram um aumento. Apesar de alguns países priorizarem a prevenção do suicídio, muitos ainda não possuem estratégias nacionais para enfrentá-lo, com apenas 38 países implementando tais políticas.

Você não está sozinho:

Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.

 

Referências:

REIS, S. Setembro Amarelo: pais de jovem que deu origem à campanha contam que dor não tem fim e alertam: “se precisar, peça ajuda”. Disponível em: <https://g1.globo.com/saude/saude-mental/noticia/2024/09/10/setembro-amarelo-pais-de-jovem-que-deu-origem-a-campanha-contam-que-dor-nao-tem-fim-e-alertam-se-precisar-peca-ajuda.ghtml>. Acesso em 14 de Setembro, 2024.

Setembro Amarelo – Prevenção ao Suicídio – Brasil. Disponível em: <https://www.setembroamarelo.com/>. Acesso em 14 de Setembro, 2024.

Setembro Amarelo é o mês dedicado a campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Disponível em: <https://www.gov.br/fundacentro/pt-br/comunicacao/noticias/noticias/2023/setembro/setembro-amarelo-e-o-mes-dedicado-a-campanha-de-conscientizacao-sobre-a-prevencao-do-suicidio>. Acesso em 14 de Setembro, 2024.

Autores:

Carolina Piccolo Carvalho, discente do curso de graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participante do grupo Traduzindo Ciência, e-mail: carvalho.carolina@acad.ufsm.br, Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3098931727210662 .

Douglas Gonçalves Friedrichs, discente do curso de graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), participante do grupo Traduzindo Ciência, e-mail: Douglas.friedrichs@acad.ufsm.br, Lattes: http://lattes.cnpq.br/3554617523788031