COMUNICADO
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP) da UFSM comunica aos discentes de doutorado da UFSM que se inscreveram ao Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE) que já foi feita a primeira etapa de homologações de inscrições.
A Capes disponibilizou 336 mensalidades para a UFSM que apresentou, no conjunto de Programas uma demanda de 447 mensalidades. Após a contabilização das duplicidades de pedido e daqueles que não atenderam aos requisitos do edital, consolidou-se uma demanda de 425 mensalidades, ou seja, um déficit de 89 mensalidades que imediatamente foram solicitadas à Capes por ofício e em reunião da PRPGP com a Diretoria de Relações Internacionais (DRI – Capes), na sede da Capes em Brasília há duas semanas.
Lembramos que, conforme o item 3.2 do Edital nº19/2016 – PDSE, os pró-reitores deveriam encaminhar ofício com a solicitação adicional para a Capes que faria um levantamento geral das cotas ociosas no país e depois, se houvessem cotas ociosas, distribuí-las para as Instituições que solicitaram cotas adicionais.
Portanto, agora, entre a primeira e a segunda semanas de dezembro o sistema se reabrirá para homologação das cotas adicionais dos candidatos que excederam as 12 cotas atribuídas a cada Programa da UFSM.
Na homologação que fizemos, 17 Programas tiveram seus pedidos homologados integralmente, por apresentarem demandas dentro do limite de 12 meses, concedidos inicialmente, ou por terem aproveitado mensalidades excedentes.
Estes Programas são:
– Agronomia,
– Biodiversidade Animal,
– Ciências Biológicas,
– Ciência e Tecnologia de Alimentos,
– Comunicação,
– Enfermagem,
– Extensão rural,
– Geografia,
– Educação,
– Engenharia Civil,
– Engenharia Elétrica,
– Engenharia Florestal,
– Engenharia Química,
– Filosofia,
– Física,
– Letras e
– Zootecnia.
Os demais 10 Programas terão seus pedidos homologados pela PRPGP/UFSM quando a CAPES reabrir o sistema com as 89 mensalidades que foram solicitadas pela instituição:
– Administração (candidato homologado – Janaina Otonelli)
– Ciência do Solo, (candidatos homologados – Ezequiel Koppe e Lessandro de Conti)
– Ciências Farmacêuticas, (candidatos homologados – Laura Bedin Denardi e Roberta da Silva Jesus)
– Ciências Odontológicas, (candidata homologada – Catina Prochnow)
– Engenharia Agrícola, (candidata homologada – Stefania Dalmolin da Silva)
– Farmacologia, (candidatos homologados – Fernanda Rossato Temp e Mayara Lutchemeyer de Freitas)
– História, (candidatos homologados – Bruna Lima, Monica Rossato e Pablo Rodrigues Dobke)
– Medicina Veterinária, (candidatos homologados – Lucas Trevisan Gressler e Mathias Martins)
– Meteorologia, (candidatos homologados – Eliton Lima de Figueiredo, Gisele Cristina Dotto Rubert)
– Química (candidatos homologados – Caroline Raquel Bender e Guilherme Ariel Machado Martins)
No entanto, ressaltamos que vários candidatos destes Programas, que ainda falta o encerramento da homologação, já tiveram a homologação parcial, dentro das doze mensalidades oferecidas, respeitando-se a ordem de classificação enviada à esta Pró-Reitoria.