Divulgação das propostas pré-qualificadas CT-Infra 01/2010 tem data alterada para 29/11/2010
Publicado em
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa informa as novas datas estabelecidas para o período de análise das propostas e da divulgação das propostas pré-qualificadas referentes ao atendimento da Chamada Interna da PRPGP/UFSM MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2010, de acordo com o Edital de Rerratificação em anexo.
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa informa as novas datas estabelecidas para o período de análise das propostas e da divulgação das propostas pré-qualificadas referentes ao atendimento da Chamada Interna da PRPGP/UFSM MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2010, de acordo com o Edital de Rerratificação em anexo.
Os subprojetos selecionados nesta etapa vão constituir o projeto que a UFSM enviará à Financiadora e Estudos e Projetos (Finep), em atendimento ao edital do Fundo de Infraestrutura (CT-Infra).
Este fundo foi criado para viabilizar a modernização e ampliação da infraestrutura e dos serviços de apoio à pesquisa desenvolvida em instituições públicas de ensino superior e de pesquisas brasileiras, por meio de criação e reforma de laboratórios e compra de equipamentos, entre outras ações.
Mais informações na página www.ufsm.br/prpgp – ou pelo telefone (55) 3220-8645.
CHAMADA INTERNA DA PRPGP/UFSM MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA 01/2010
RERRATIFICAÇÃO
1. Prorrogam-se as datas para o período de análise das propostas e divulgação das propostas pré-qualificadas, passando os itens 2 e 7 a terem as seguintes redações:
2. CRONOGRAMA INTERNO DA PRPGP/UFSM
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os subprojetos pré-qualificados nesta chamada interna serão divulgados na página da PRPGP a partir do dia 29 de novembro de 2010.
Caso um subprojeto pré-qualificado inclua obra/reforma, é necessário incluir no envio final do subprojeto o respectivo projeto preliminar, para a apresentação final do projeto Institucional (até 01 de janeiro de 2011), que se constitui dos seguintes elementos referentes à obra ou reforma proposta:
1. Projeto arquitetônico preliminar, assinado por profissional habilitado, contendo planta baixa e de situação, com dimensionamentos globais, áreas construídas e nº de pavimentos;
2. descrição da função dos espaços construídos;
3. memorial descritivo fornecendo os elementos suficientes à caracterização da Obra ou Serviço de Engenharia;
4. orçamento preliminar de acordo com o projeto de arquitetura da obra ou reforma; e
5. estimativa de custos da confecção do projeto executivo.
2. Ratificam-se os demais termos da presente Chamada Interna.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.