Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Solicitar 2ª (segunda) via de diploma ou certificado de Pós-Graduação

Descrição

O Núcleo de Controle Acadêmico da Pós-Graduação da Coordenadoria de Pós-Graduação (NCAPG/CPG/PRPG) emite, a pedido do(a) interessado(a), a 2ª via do Diploma de Mestrado e Doutorado ou do Certificado de Especialização e Residências, para substituir a 1ª via.

Os diplomas/Certificados de pós-graduação não são emitidos em formato digital, sendo apenas por meio físico.

Para solicitar a abertura de processo administrativo de segunda via de diploma/certificado de pós-graduação, a pessoa interessada deve seguir o seguinte procedimento:

1. O formulário de solicitação ou requerimento (disponível aqui) deve ser impresso e preenchido pelo próprio solicitante.
  2. Pagar a taxa de R$ 200,00 (duzentos reais) por meio de Guia de Recolhimento da União.
  3. Juntar a seguinte documentação digitalizada em formato “pdf” legível:
    • Formulário de solicitação ou requerimento;
    • Certidão de Nascimento ou Casamento;
    • Documento de identidade RG (frente e verso);
    • Documento de identidade de estrangeiro (frente e verso);
    • Documento CPF (se não constar nos demais documentos enviados);
    • Documento Passaporte (obrigatório se estrangeiro);
    • GRU e o Comprovante de pagamento do GRU (não enviar o comprovante de agendamento).
    • Caso possuir, enviar cópia digitalizada da 1ª via que foi extraviada.
  4. Enviar a documentação (formulário e demais documentos do item 3) para o e-mail diplomas.prpgp@ufsm.br, informando no corpo do e-mail seu nome completo, número de matrícula (caso souber), o nome do curso de pós-graduação e o ano de conclusão.
  5. Os contatos serão realizados diretamente com o(a) solicitante e deve-se também atualizar o cadastro de usuário e aluno egresso da UFSM. Para isso, poderá efetuar o login no Portal Estudantil com a matrícula e senha usada anteriormente.
    • Caso tenha esquecido seus dados de acesso, poderá efetuar uma recuperação de senha usando o número de matrícula através do e-mail cadastrado na UFSM.
    • Caso não se lembre do número de matrícula ou não tenha mais acesso ao e-mail do seu cadastro, pode solicitar os ajustes para o e-mail diplomas.prpgp@ufsm.br;
      • Nesse e-mail deve ser informado o seu nome completo, o nº CPF, anexar um documento de identificação com foto e CPF e um comprovante de endereço para atualização completa do cadastro.

ATENÇÃO: caso o solicitante queira que outra pessoa abra o Processo Administrativo é necessário nomeá-la por procuração.

A retirada da 2ª via é feita presencialmente pelo(a) solicitante, por outra pessoa via procuração ou solicitando o envio pelos correios conforme instruções da página de serviços Solicitar o envio do diploma pelos correios.

Normativa Legal sobre a cobrança de taxas na UFSM

RESOLUÇÃO UFSM N. 148/2023 – Regulamenta a cobrança de taxas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).