Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Oferta de disciplinas de Pós-Graduação

Descrição

Setores envolvidos na oferta

CURSO – Organiza o quadro de horários e disciplinas a serem ofertadas no semestre e lança no SIE as disciplinas do semestre e seu horário.
CURSO ou DEPARTAMENTO – Faz a inclusão e alteração de docentes e de encargos didáticos.
NCAPG/PRPGP – Assessora as tramitações e configurações de oferta. Faz oferta de disciplinas RPD (pós-doutorado).
CPD – Assessora nas questões técnicas relacionadas ao SIE.

 

Organização para a oferta

A oferta de disciplinas compete às Coordenações/Secretarias de Curso.
Geralmente, o(a) Coordenador(a) organiza o quadro de disciplinas com os horários a serem ofertados no semestre e passa à Secretaria.
A oferta de disciplina ocorre por meio de aplicação do SIE e deve seguir os prazos estabelecidos no Calendário Acadêmico da UFSM.

Sobre disciplinas ofertada em língua estrangeira

As disciplinas dos cursos de pós-graduação que são ofertadas e ministradas em língua estrangeira, podem ser regularizadas com a atualização de sua ementa ou criação de nova disciplina com as mesmas informações da disciplina de origem, mas com os dados no idioma no qual é ministrada e considerando a seguinte situação:

  1. Quando for uma situação temporária/momentânea, pode ser feita a oferta da disciplina com a indicação do idioma para conhecimento prévio dos(as) discentes. Assim, é recomendado que o curso/secretaria faça a atualização da ementa da disciplina no SIE (gerando o programa autenticado, conforme passo a passo abaixo), acrescentando também a ementa e título da disciplina na língua estrangeira sob responsabilidade do docente. Neste contexto, é essencial que a forma de oferta da disciplina seja aprovada pelo colegiado, informada no momento da oferta e que também seja amplamente divulgada aos discentes no período que antecede a matrícula.
  2. Quando houver oferta continua de uma disciplina em outro idioma, deve-se criar uma nova disciplina com as mesmas informações (dados gerais, ementa, objetivo, programa e bibliografia) da disciplina de origem e na língua estrangeira no qual é ministrada. O Colegiado do PPG deve deliberar sobre a criação desta nova disciplina baseada na existente, mas em outra língua, com a documentação enviada pelo(a) docente responsável. Neste contexto, as disciplinas que são ministradas permanentemente em outro idioma, possuem seu próprio cadastro com o nome e ementa neste idioma.

 

Resumo das tramitações

CURSO inclui disciplina, selecionando CÓDIGO, TURMA E VAGAS OFERTADAS e Salvar, devendo aparecer situação solicitada.
CURSO inclui o horário, selecionando a quantidade que deve ser teórica e quanto deve ser prática. Antes, deve verificar se há necessidade de horário. Verificar conforme PPC do curso.
CURSO deve clicar em “Tramitações” para observar em qual unidade (curso/departamento) a disciplina está sendo enviada. Após tramitar para análise da unidade, deve ficar na situação “Aceita”.

IMPOSSIBILITAR MATRÍCULA EM UMA DISCIPLINA

Quando a disciplina não pode ser excluída, ela pode ser deixada na situação “Ajuste de Horários” sem docente, e o aluno não poderá se matricular na disciplina. Além disso, deve-se alterar o nome da turma para “EXCLUIDA”.

 

DISPONIBILIDADE DE TURMA

Permite somente alunos do curso da turma: Disponibilidade padrão para as disciplinas do Curso. Apenas alunos do Curso podem ver pelo Portal Estudantil. As definições “Qualquer semestre”, “semestre atual ou anteriores” e “somente o semestre atual do aluno” são definidas no Configurador de Matrículas, pela web.

Disciplina pertencente ao currículo: Disponibilidade usada quando o Curso tem dois currículos em andamento e quer que o aluno veja pelo Portal Estudantil apenas as disciplinas do seu currículo.

Qualquer aluno pode se matricular: Para disciplinas que não exigem restrição de curso e currículo, mas para aparecer para qualquer aluno pelo Portal Estudantil, o Configurador de Matrículas da web deve apontar os cursos parceiros cujos alunos poderão ver disciplinas.

Demais casos: raramente utilizados; entrar em contato com o CPD.

 

SITUAÇÃO DA DISCIPLINA

“Liberar para Matrícula”: quando tudo tiver certo e é para matricular os alunos na disciplina.
“Retornar para Ajuste de horário”: quando o curso deve ajeitar os horários, departamento retorna a disciplina para o secretário/coordenador.
IMPORTANTE: DEPARTAMENTO deve EXCLUIR os docentes da disciplina antes de “Retornar para Ajuste de horário”.
“Lançamento de Nota”: permite que o professor lance as notas dos alunos.

 

Inclusão de docentes

A partir do 2º semestre letivo de 2023, parte das atividades da oferta de disciplinas passaram a ser feitas pelo Portal Acadêmico. Dessa forma, o agrupamento de horários e inclusão dos docentes nas disciplinas é feito conforme o manual na seção de documentos abaixo.

Caso o Departamento (ou o Curso, em disciplinas que estejam lotadas no Curso) não tenha acesso para incluir o docente, deve abrir ticket para o CPD verificar, contendo as informações sobre os cursos envolvidos, o NOME e SIAPE do docente a ser incluído e NOME e SIAPE do solicitante.

 

OFERTA EM DIFERENTES CURSOS E AGRUPAMENTO DE HORÁRIOS

Obs: Operação para que a matrícula seja disponibilizada no portal estudantil no período normal e não extracurricular.

É preciso ofertar a disciplina em cada um dos cursos (independentemente se eles são do mesmo Programa ou nível de curso).
Para unir as turmas é feito o agrupamento no Portal Acadêmico.

Para este agrupamento da oferta, deve-se:
– Pesquisar a “Disciplina001” no Curso de “Mestrado A”.
– Selecionar o outro curso em que a disciplina foi ofertada e clicar em “Adicionar horários” para adicionar os horários à lista de resultados.
– É possível adicionar os horários de outros cursos B, C, D etc. Se os horários forem compatíveis basta selecionar as turmas e agrupá-las.
– Também é possível agrupar disciplinas diferentes (com outro código) desde que o tipo da disciplina seja compatível e os horários também.

 

Encargos didáticos – RESOLUÇÃO 42/2016

DISCIPLINA REGULAR – dividir encargo entre os docentes.
DISCIPLINA CUMULATIVA TOTAL – mesmo número de encargo para mais de um docente.
DISCIPLINA CUMULATIVA PARCIAL – até 60% para 1 docente (principal, responsável) e dividir o restante.
Capitulo II – Estágios/TCCs/DISSERTAÇÕES e TESES – ENCARGOS PRÓPRIOS.
Aparecerá no final do semestre, de acordo com o número de alunos orientados.
Caso as disciplinas sejam de PPCs anteriores à resolução OU outras situações excepcionais, deve-se entrar em contato com urgência junto a CODE.
Art. 4 – DOCÊNCIA ORIENTADA – ENCARGO ZERO – disciplina livre de horário

 

 

Material usado no curso de Procedimentos e Rotinas Administrativas de Cursos de Pós-Graduação – 2023 – disponibilizado na seção de documentos abaixo..

Contato