1. O Resumo é simples ou estendido?
R: O resumo é simples, de no máximo uma página. Veja instruções no “Menu” “DOCUMENTOS JAI”> “Edição”>”Template para Resumos” e “Instruções para preenchimento do Resumo”.
2. Posso submeter mais de um trabalho como apresentador?
R: Você pode submeter somente um trabalho como APRESENTADOR por sub-evento da JAI. Há cinco sub-eventos: Salão de Iniciação Científica, Salão de Pós-Graduação, Salão de Extensão, Mostra de Ensino e a JAI-Externos destinada exclusivamente a alunos de outras Instituições de Ensino Superior.
3. É necessário colocar referências no meu resumo?
R: Isso depende da real necessidade para a compreensão de seu resumo. Converse com seu orientador sobre isso. Em geral, espera-se que as referências imprescindíveis estejam contidas no resumo. Nem sempre são necessárias. Caso você julgue necessário, as referências devem aparecer após o texto do resumo.
4. Haverá financiamento para confecção dos banners?
R: Cada Centro de Ensino decide isso. Procure o Gabinete de Projetos do seu Centro de Ensino. A Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa não financia a confecção de banners.
5. Como funcionarão os módulos temáticos?
R: Cada módulo temático é constituído de uma sessão oral e uma sessão de banners.
6. Quantos participantes podem ser inscritos em um único trabalho?
R: Cada trabalho tem que ter obrigatoriamente 1(um) apresentador e 1(um) orientador. A inscrição de coautores é opcional e pode chegar ao número máximo de 5 (cinco) coautores.
7. Quais são os tipos de apresentação?
R: A JAI permite inscrições para apresentação nos seguintes formatos:
Oral: O arquivo para a apresentação é de responsabilidade do autor e deverá obrigatoriamente estar no formato pdf.
Painel: é a apresentação de um banner de preferência em Papel. Os Templates para o cabeçalho do banner estão disponíveis na página da JAI, no “Menu”; “DOCUMENTOS JAI”. “Templates para o cabeçalho…”
Apresentações Performativas: restrito aos alunos das áreas de Dança, Música e Artes Cênicas que optarem por esta forma de apresentação.
Este módulo conterá com no mínimo um coordenador e um avaliador sendo que o número de apresentações e seu formato será definido por comissão específica e informado oportunamente aos apresentadores dos trabalhos aprovados.
8. Quantos minutos é a apresentação oral?
R: Cada apresentação terá até 15 (quinze) minutos. Os primeiros 10-12 (10 a doze) minutos para a apresentação do aluno e os restantes 3-5 (três a cinco) minutos para eventuais perguntas e/ou comentários do avaliador ou platéia.
9. Se eu apresentar na JAI, terei o certificado também como “participante ouvinte”?
R: Não.
As inscrições como apresentador de trabalho e/ou como “participante ouvinte” são independentes.
10. Como se inscrever na 35ª JAI?
R: Sua inscrição será rápida, mas antes de começar, certifique-se de que você tem o que precisa:
1. Matrículas (DERCA ou SIAPE) e e-mails de orientador e co-autores.
2. Participantes sem vínculo com a UFSM: CPF e e-mail.
3. Alunos da UFSM (graduação ou ensino médio): converse com seu orientador para escolher entre Salão de Iniciação Científica, Salão de Extensão ou Salão de Ensino, dependendo do tipo de trabalho.
4. Pós-graduandos da UFSM: inscrição no Salão de Pós-graduação.
5. Sem vínculo com a UFSM: inscrição na JAI Externos.
6. Escolher o Módulo de acordo com a tabela de classificação do CNPq; trabalhos de extensão precisam selecionar o tipo de ação.
7. Opções de apresentação: banners, oral ou performativa (para áreas de artes cênicas, dança e música).
8. Possibilidade de apresentação no turno da noite (na quarta-feira, 25/10), com prioridade para alunos dos cursos noturnos.
9. Preparar resumo em PDF (40 MB máximo) conforme template.
10. Faça sua inscrição clicando AQUI.