Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Perguntas Frequentes

1. O Resumo é simples ou estendido?

R: O resumo é simples, de no máximo uma página. Veja instruções no “Menu” “DOCUMENTOS JAI”> “Edição”>”Template para Resumos” e “Instruções para preenchimento do Resumo”.

2. Posso submeter mais de um trabalho como apresentador?

R: Você pode submeter somente um trabalho como APRESENTADOR por sub-evento da JAI. Há cinco sub-eventos: Salão de Iniciação Científica, Salão de Pós-Graduação, Salão de Extensão, Mostra de Ensino e a JAI-Externos destinada exclusivamente a alunos de outras Instituições de Ensino Superior. 

3. É necessário colocar referências no meu resumo?

R: Isso depende da real necessidade para a compreensão de seu resumo. Converse com seu orientador sobre isso. Em geral, espera-se que as referências imprescindíveis estejam contidas no resumo. Nem sempre são necessárias. Caso você julgue necessário, as referências devem aparecer após o texto do resumo.

4. Haverá financiamento para confecção dos banners?

R: Cada Centro de Ensino decide isso. Procure o Gabinete de Projetos do seu Centro de Ensino. A Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa não financia a confecção de banners.

5. Como funcionarão os módulos temáticos?

R: Cada módulo temático é constituído de uma sessão oral e uma sessão de banners. 

 6. Quantos participantes podem ser inscritos em um único trabalho?

R: Cada trabalho tem que ter obrigatoriamente 1(um) apresentador e 1(um) orientador. A inscrição de coautores é opcional e pode chegar ao número máximo de 5 (cinco) coautores.  

7. Quais são os tipos de apresentação?

R: A JAI permite inscrições para apresentação nos seguintes formatos:

Oral: O arquivo para a apresentação é de responsabilidade do autor e deverá obrigatoriamente estar no formato pdf.

Painel: é a apresentação de um banner de preferência em Papel. Os Templates para o cabeçalho do banner estão disponíveis na página da JAI, no “Menu”;  “DOCUMENTOS JAI”. “Templates para o cabeçalho…”

Apresentações Performativas: restrito aos alunos das áreas de Dança, Música e Artes Cênicas que optarem por esta forma de apresentação.

Este módulo conterá com no mínimo um coordenador e um avaliador sendo que o número de apresentações e seu formato será definido por comissão específica e informado oportunamente aos apresentadores dos trabalhos aprovados.

8. Quantos minutos é a apresentação oral?

R: Cada apresentação terá até 15 (quinze) minutos. Os primeiros 10-12 (10 a doze) minutos para a apresentação do aluno e os restantes 3-5 (três a cinco) minutos para eventuais perguntas e/ou comentários do avaliador ou platéia.

9. Se eu apresentar na JAI, terei o certificado também como “participante ouvinte”?

R: Não.

As inscrições como apresentador de trabalho e/ou como “participante ouvinte” são independentes.

10. Como se inscrever na 35ª JAI?

R: Sua inscrição será rápida, mas antes de começar, certifique-se de que você tem o que precisa:

1. Matrículas (DERCA ou SIAPE) e e-mails de orientador e co-autores.

2. Participantes sem vínculo com a UFSM: CPF e e-mail.

3. Alunos da UFSM (graduação ou ensino médio): converse com seu orientador para escolher entre Salão de Iniciação Científica, Salão de Extensão ou Salão de Ensino, dependendo do tipo de trabalho.

4. Pós-graduandos da UFSM: inscrição no Salão de Pós-graduação.

5. Sem vínculo com a UFSM: inscrição na JAI Externos.

6. Escolher o Módulo de acordo com a tabela de classificação do CNPq; trabalhos de extensão precisam selecionar o tipo de ação.

7. Opções de apresentação: banners, oral ou performativa (para áreas de artes cênicas, dança e música).

8. Possibilidade de apresentação no turno da noite (na quarta-feira, 25/10), com prioridade para alunos dos cursos noturnos.

9. Preparar resumo em PDF (40 MB máximo) conforme template.

10. Faça sua inscrição clicando AQUI.

  1.  

  1.  

  1.  

  1.  

  1.  

  1.  

  1.  

  1.