Ir para o conteúdo JAI Ir para o menu JAI Ir para a busca no site JAI Ir para o rodapé JAI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Eventos Satélite – 37ª JAI

II Workshop do Programa de Formação de Recursos Humanos em Processamento de Petróleo e Biocombustíveis – PRH 52.1
‎ ‎ ‎ ‎

O Workshop é um evento voltado para aplicações de petróleo e biocombustíveis na área de química, processos químicos e engenharia química. A programação prevê inicialmente uma palestra de abertura seguida da apresentação de trabalhos científicos desenvolvidos pelos alunos do Programa de Formação de Recursos Humanos em Processamento de Petróleo e Biocombustíveis da UFSM (PRH 52.1/ANP).

Inscrições podem ser feitas no site do evento.

Área Temática:
Química Analítica e Engenharia Química

Palestrantes:
Claudio Dariva é bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Biotecnologia Industrial da Universidade Tiradentes e atua em temas relacionados ao desenvolvimento de processos empregando fluidos pressurizados, aplicando tal tecnologia nas áreas de petróleo/petroquímica, produtos naturais e produção de biocombustíveis.

Programação:

DIA 10/11
8:45 – 9:00 h : Abertura
9:00 – 10:30 h : Palestra de abertura: Comportamento de Fases de Óleos em Sistemas a Alta Pressão contendo CO 2 – Prof. Dr. Claudio Dariva – UNIT
10:30 – 10:50 h : Intervalo
10:50 – 12:10 h: Sessão de Apresentação de Trabalhos
12:10 – 14:00 h – Intervalo para Almoço
14:00 – 15:40 h – Sessão de Apresentação de Trabalhos
15:40 – 16:00 h – Intervalo
16: 00 – 17: 40 h – Sessão de Apresentação de Trabalhos
17:40 – 18:00 h – Encerramento

Local:
Auditório Sala 355, 3 o andar do Anexo A do CT

URL:
https://www.ufsm.br/projetos/ensino/prh52

Público:
Alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Engenharia Química, Química e Tecnologia Superior em Processos Químicos

Organização:
Centro de Tecnologia e Centro de Ciências Naturais e Exatas
Departamento de Engenharia Química e Departamento de Química

Banner para o evento avaliação institucional

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: AVALIAR É PRECISO
‎ ‎ ‎ ‎

Este evento faz parte das atividades desenvolvidas na programação da 37ª Jornada Acadêmica Integrada /UFSM. O Evento é organizado pela CPA. A temática deste evento é da Avaliação Institucional e tem por objetivo socializar e integrar as atividades realizadas nas Comissões Setoriais/CSAs das Unidades de Ensino da UFSM, tendo como metodologia os relatos de experiências destas Comissões Setoriais. Este evento proporcionará a integração das CSAs, o compartilhamento de experiências, além da divulgação da sua subunidade de avaliação.

Área Temática:
Avaliação Institucional

Palestrantes:
PROFª KATIA ALVES CAMPOS- IFSUL/MG

Programação:
– 07 DE NOVEMBRO DE 2022 – DAS 13h30min ÀS 17h30min

Local:
https://www.youtube.com/watch?v=-mZKJ-Kto8E

URL:
https://www.ufsm.br/reitoria/avaliacao/eventos/avaliarepreciso/

Público:
Diretores de Unidades, Chefes de Departamentos, Coordenadores de Cursos, CPA, CSAs e público em geral.

Organização:
PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO/PROPLAN 
COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO/CPA

Seminário do Grupo Tramas:
“Juventudes, Trabajo y Pandemia en Argentina”
‎ ‎ ‎ ‎

O seminário do Tramas, grupo de pesquisa vinculado aos Programas de Pós-graduação em Ciências Sociais (CCSH) e Extensão Rural (CCR), vai contar com a participação da professora Mariana Busso, Universidad Nacional de la Plata, Argentina. Terá por título “Juventudes, Trabajo y Pandemia en Argentina” e será realizado no dia 10/11, às 14h, de forma online no canal do grupo.

Área Temática:
Sociologia e Ciências Sociais

Palestrantes:
Professora Mariana Busso, Universidad Nacional de la Plata, Argentina. Área de atuação: Sociologia do Trabalho.

Programação:
Dia 10/11 – 14 h – Seminário do Grupo Tramas “Juventudes, Trabajo y Pandemia en Argentina” com a professora Mariana Busso, Universidad Nacional de la Plata, Argentina.

Local:
Online

Público:
Profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação da área das ciências sociais e humanas, em geral.

Organização:
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Departamento de Ciências Sociais, Grupo de Pesquisa Trabalho, Agricultura e Movimentos Sociais (Tramas), Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS)

Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
O papel das universidades latino-americanas.
Resultados da parceria UFSM-USAL-UADER.
‎ ‎ ‎ ‎

O projeto de Pesquisa “Turismo e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: O papel das universidades latino americanas” é uma rede formada entre as universidades do Brasil e Argentina e que tem como principal objetivo entender o alcance das ODS e sua contribuição no turismo. Diante dos estudos realizados nesta parceria, objetivamos trazer o assunto à discussão em um escopo maior, apresentando esse projeto como evento satélite na JAI, para demonstrar os resultados alcançados pela rede sul-americana estabelecida. O seminário acontecerá na quarta-feira do dia 9 de novembro das 16:00 às 17:30; o evento será realizado na modalidade híbrida, sendo fisicamente na sala multimídia do CCSH (74 B) e, também, pelo google meet.
A inscrição para o evento pode ser realizada no link: https://forms.gle/A92nXfKRdPFc16xw5, sendo que as informações para participação na modalidade on line somente serão compartilhado com as pessoas que estiverem inscritas no evento.

Área Temática:
ODS e Turismo

Palestrantes:
Claudia Toselli. FHGyT, Universidad del Salvador (Argentina)
Luciana Davi Traverso. Administração e Turismo. UFSM (Brasil)
Tiago Zardin Patias. PPGAGR e Administração UFSM-PM (Brasil)
Andrea Takats. FCG, Universidad Autónoma de Entre Ríos (Argentina)
Adriana Ten Hoeve. FHGyT, Universidad del Salvador (Argentina)

Programação:
Quarta-feira, 9 de novembro · 16:00 até 17:30

16h00 Abertura do evento
16h15 Apresentação do projeto
16h30 Apresentação dos resultados do Brasil
16h50 Apresentação dos resultados da Argentina
17h10 Debates
17h25 Encerramento

Local:
Evento Híbrido – Sala multimídia do CCSH (no 74 B) e também Google Meet

URL:
Será enviada aos inscritos pelo formulário: https://forms.gle/A92nXfKRdPFc16xw5

Público:
Estudantes e Pesquisadores do Turismo e público em geral

Organização:
Centro de Ciências Sociais e Humanas e Campus Palmeira das Missões
Departamento de Ciências Administrativas (CDA/CCSH) e Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR) – Campus Palmeira das Missões

A literacia da informação no contexto de pesquisa universitária
‎ ‎ ‎ ‎

Programa de Pós-Graduação em Comunicação – POSCOM UFSM

De acordo com a Declaração de Praga de 2003, a Literacia da Informação “abrange o conhecimento das próprias necessidades e problemas com a informação, e a capacidade para identificar, localizar, avaliar, organizar e criar, utilizar e comunicar com eficácia a informação para resolver problemas ou questões apresentadas”.

As questões sobre a Literacia da Informação específica no contexto de pesquisas universitárias, que considera a literacia da informação mais do que um conceito, implica atitude de componente cognitivo. Esta componente é a génese das competências necessárias para os pesquisadores universitários.

Atualmente, não basta saber desenhar o referencial teórico com base na literatura clássica depositada em repositório e bibliotecas físicas. É fundamental que as pessoas sejam capazes de procurar, adquirir e compreender a informação em diferentes suportes eletrónicos, bem como saber usá-la quando necessário.

A Palestra tem como objetivo principal refletir em torno dos problemas de literacia da informação para desenvolver as competências de avaliar as fontes de informação e novos processos de mineração e recuperação de informação científica.

Área Temática:
Comunicação midiática

Palestrantes:
Prof. Dr. Celestino Joanguete De nacionalidade Moçambicana; Professor e pesquisador da Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane; Bacharel em Filosofia pelo Seminário Maior Santo Agostinho, Maputo; Bacharel em Teologia pelo Seminário Mario São Pio X, Maputo; Especializado em Jornalismo e Media pela Universidade de Ohio, EUA, Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, Portugal; Membro da The Association for Education in Journalism and Mass Communication(AEJMC), EUA; Membro Fundador da Associação Moçambicana de Ciências da Comunicação e de Informação (ACICOM); Membro da Organização para a Pesquisa em Ciências Sociais em África Oriental e Austral (OSSREA), Etiópia; Colaborador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho. Celestino Joanguete é o autor do livro “ Imprensa Moçambicana: do papel ao digital, Teorias, Histórias e Digitalização” e do livro “ A Migração para a Televisão Digital em Moçambique: processos, modelo de negócio e conflitos ” e com mais de uma dezena de artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais. O autor tem mais de 16 anos de experiência em prestação de serviços de consultoria para várias organizações públicas e privadas Moçambicanas em matérias de comunicação. Atualmente é professor visitante da Universidade Federal Santa Maria no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, lecionando a disciplina de Mídia e Pluralismo.

Programação:
Data: 08/11/2022 (terça-feira)
Horário: 14 horas

14h – Abertura e apresentação do palestrante
14h10 – Palestra
15h – Debate
15h30 – Encerramento

Local:
Auditório CRS – INPE – campus da UFSM

URL:
www.ufsm.br/poscom

Público:
Alunos da graduação, mestrandos, doutorandos, professores, profissionais da área e público em geral

Organização:
Centro de Ciências Sociais e Humanas – CCSH

3º Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa com
Seres Humanos da UFSM
‎ ‎ ‎

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM atua no âmbito da avaliação ética dos projetos de pesquisa que são desenvolvidos na instituição. Neste sentido, propõe-se o desenvolvimento do 3º Seminário do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM.

A atividade está agendada para o dia 7 de novembro de 2022, às 14h, no formato online, pela Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mry-ibcp-tfa.

A palestrante será Elisiane Lorenzini, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Área Temática:
Ciências Humanas e Sociais

Palestrantes:
Elisiane Lorenzini, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Programação:
A atividade está agendada para o dia 7 de novembro de 2022, às 14h, no formato online, pela Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mry-ibcp-tfa.

Local:
Plataforma Google Meet: https://meet.google.com/mry-ibcp-tfa.

Público:
Comunidade em geral

Organização:
Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da UFSM

Brasil – terra indígena: 522 anos de resistência
‎ ‎ ‎ ‎

Uma das maiores lideranças indígenas mundiais da atualidade estará na UFSM durante a I Semana BRASIL: Terra Indígena, que integra a Programação da 37a JAI. 

O líder espiritual e político, escritor e Doutor Honoris Causa (UFRR e Unefesp), Davi Kopenawa Yanomami já viajou o Brasil e o mundo em defesa dos povos indígenas. Foi recebido por diversos Presidentes do Brasil, pelo então vice-presidente dos Estados Unidos da América, Al Gore (referência na luta pelo meio ambiente), e até pelo então Príncipe Charles, atual Rei Charles III do Reino Unido, em um marco da luta pelo reconhecimento dos crimes lesa humanidade do colonialismo. Agora chegou a vez da UFSM recebê-lo! 

Seus discursos em defesa dos Povos Originários, do Meio-ambiente e dos Direitos Humanos já foram ouvidos na Assembleia Geral da ONU e na Universidade de Harvard. Teremos a oportunidade de ouvi-lo no dia 08 de novembro, às 19h, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Santa Maria. 

A Conferência compõe as atividades da I Semana BRASIL: Terra Indígena, organizada pelo Departamento e Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM, em conjunto com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSM) e a Liga Yandê de Estudantes Indígenas. Diversos setores da UFSM e outras entidades apoiam o evento: Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE/UFSM), PET: Programa de Educação Tutorial Indígena da UFSM, Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH/UFSM), Pró-reitoria de Extensão (PRE/UFSM), Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP/UFSM), Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSM) e o Conselho de Missão dos Povos Indígenas (COMIN).

Quem desejar certificado, deve se inscrever através do link: https://shre.ink/mawd

Área Temática:
Ciências Sociais

Palestrantes:
Davi Kopenawa Yanomami
Prof. Dr. Edson Damas da Silveira (UERR)
Prof. Dr. Pablo de Castro Albernaz (UFRR)

Programação:
O evento é gratuito, aberto a toda as pessoas interessadas e integra a Programação da 37o Jornada Acadêmica Integrada, do 15o Salão de Extensão e do 5o Fórum de Direitos Humanos. Ocorre de 07 a 10 de novembro de 2022, na Cidade Universitária, em Santa Maria. As atividades contam ainda com uma Recepção do Davi Kopenawa Yanomami, juntamente com Lideranças Kaingang, Guarani, Pitaguary, Xkriabá, entre outras, na Casa do Estudante Indígena da instituição, que abriga 18 etnias indígenas de todo o Brasil (08/11, 14h); uma Roda de Conversa sobre Saberes Afro indígenas (09/11, às 14h, Espaço Multiuso); uma Mesa Redonda sobre Ações Afirmativas e Descolonizção de Saberes (09/11, às 19h, Auditório do CCSH) e exibição de documentários (07/11, 19h, RU). 

Local:
– Espaço Multiuso
– Auditório do CCSH
– Casa do Estudante Indígena
– RU

Público:
Comunidade em geral

Organização:
Centro de Ciências Sociais e Humanas
Departamento e Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM
Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI/UFSM)
Liga Yandê de Estudantes Indígenas
Observatório de Direitos Humanos (ODH/PRE/UFSM)
PET: Programa de Educação Tutorial Indígena da UFSM,
Pró-reitoria de Extensão (PRE/UFSM)
Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PRPGP/UFSM)
Pro-reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSM)
Conselho de Missão dos Povos Indígenas (COMIN)

Brasil Terra Indígena
‎ ‎ ‎ ‎ ‎

A Conferência Brasil Terra Indígena será proferida pelo intelectual e líder político indígena Davi Kopenawa Yanomami (Hutukara Associação Yanomami- HAY). O evento é resultado de uma construção coletiva: Cursos, Programa de Pós-Graduação e Departamento de Ciências Sociais; Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI); Liga Acadêmica Yandê UFSM. Dia/horário/local: 08 de novembro, terça-feira, às 19h – Centro de Convenções/UFSM.

Área Temática:
Interdisciplinar

Palestrantes:
Davi Kopenawa Yanomami (Hutukara Associação Yanomami- HAY)
Liderança intelectual, espiritual e política na luta pelos direitos dos povos indígenas, do meio ambiente e dos direitos humanos. Membro da Academia Brasileira de Ciências. Prêmios e distinções:o prêmio Global 500 da ONU; Ordem do Rio Branco; Ordem do Mérito Cultural do Brasil; Right Livelihood (prêmio Nobel alternativo). Título de Doutor Honoris Causa pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) e pela Universidade Federal de Roraima (UFRR), a máxima distinção da academia. Presidente da Hutukara, a principal associação Yanomami. Autor da obra A queda do céu, com coautoria do antropólogo Bruce Albert. Davi é conhecido como “Dalai Lama da floresta”. Lider das lutas que resultou na demarcação do território Yanomami em 1992, se estendendo do Brasil à Venezuela, maior área de floresta tropical indígena do mundo e um dos locais com maior biodiversidade. Discursou na Assembleia das Nações Unidas, na universidade de Harvard, entre outros. Reuniu-se com presidentes brasileiros, com um secretário geral da ONU, com o rei da Noruega, com o príncipe Charles do Reino Unido, com senadores e ex vicepresidente dos Estados Unidos. Foi intérprete da Fundação Nacional do Índio, FUNAI. Participou do documentário Última floresta (2020, com Luiz Bolognesi), vencedor do prêmio do público no Festival de Cinema de Berlim em 2021.”

Programação:
08 de novembro – Conferência: Brasil Terra Indígena

Local:
Centro de Convenções – UFSM

Público:
Comunidade acadêmica e público externo à UFSM 

Organização:
Centro de Ciências Sociais e Humanas
– Cursos de Licenciatura, Bacharelado, Programa de Pós-Graduação e Departamento de Ciências Sociais
– Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) – UFSM
– Liga Acadêmica Yandê UFSM

I Simpósio Gaúcho de Engenharia Aeroespacial e Mecânica (SEAM2022)
‎ ‎ ‎ ‎

O objetivo do SEAM é agregar profissionais vinculados à engenharia mecânica e aeroespacial atuantes nas instituições de ciência e tecnologia e empresas gaúchas, comprometidos com a materialização das transformações impostas pela 4ª revolução industrial.

Área Temática:
Engenharias III – Engenharia Mecânica/Engenharia Aeroespacial

Palestrantes:
Agittec/ Busca em banco de dados de patentes utilizando o Orbit Intelligence 
Claudiane Weber/ Comunicação e redação científica
Daniel Fernando Tello Gamarra/ Robótica aplicada à indústria 4.0
Gabriel Kieling Frohlich/ Energias renováveis de fonte hídrica
José Carlos Zart/ Simulação utilizando Ansys
SKA / Soluções integradas na Indústria 4.0
Vinícius Rückert Roso/ Ações para descarbonização do setor de transportes
William Bevilaquea/ Utilização de Difração de raios-X síncrotron de alta energia para caracterização de materiais

Programação:
O evento ocorrerá entre os dias 09/11 e 10/11. O evento será realizado em ambos os turnos (manhã e tarde). Pela manhã irão ocorrer as palestras técnicas e apresentação dos trabalhos na forma de pôster; e a tarde os minicursos.

Local:
INPE

Público:
Alunos dos cursos de engenharia mecânica e aeroespacial da UFSM, e do curso de pós-graduação em engenharia mecânica
Alunos de cursos similares de universidades da região

Organização:
Centro de Tecnologia
Departamento de Engenharia Mecânica (cursos de graduação em engenharia mecânica e engenharia aeroespacial, e programa de pós-graduação em engenharia mecânica)


Banner rosa e branco com conexões coloridas e texto: I Simpósio de Intercâmbio Acadêmico. 7 a 11 de novembro.


I Simpósio de Intercâmbio Acadêmico
‎ ‎ ‎ ‎

(II Symposium of Academic Exchange e II Pesquisadores/as Sem Fronteiras: Mostra de Trabalhos em Andamento)

O I SIA tem como propósitos articuladores 1) estimular o desenvolvimento de letramentos acadêmicos em língua inglesa e em língua portuguesa, concebidos como vias rumo à superação do Desafio número 1 do Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026 da Universidade Federal de Santa Maria, qual seja: a Internacionalização; e 2) oportunizar um espaço, multidisciplinar de comunicação científica e intercâmbio. 

O II SAE é um evento de caráter pedagógico e competitivo, voltado para alunos não anglófonos de graduação e de pós-graduação de todas as áreas do conhecimento da Universidade Federal de Santa Maria. O evento desafia esses jovens pesquisadores a apresentarem sua pesquisa em língua inglesa em até cinco minutos, de forma envolvente, para que seja compreendida por um público acadêmico não especialista. 

Inspirado na competição internacional Three Minute Thesis (3MT), o evento tem por objetivos 1) impulsionar o letramento acadêmico em língua inglesa, mais especificamente as habilidades de escrita de abstracts e de comunicação oral em eventos; e 2) estimular a capacidade dos jovens cientistas em apresentar sua pesquisa para públicos multidisciplinares, evidenciando os potenciais impactos do estudo para a comunidade. As melhores apresentações receberão certificados de destaque acadêmico a partir das categorias Administração do Tempo de Apresentação, Impacto Social (área), Melhor Slide, Popularização da Ciência, Precisão Linguística e Fluência, e as três melhores receberão premiação conforme edital.

O II Pesquisadores/as Sem Fronteiras: Mostra de Trabalhos em Andamento é um evento organizado para acadêmicos internacionais e tem por o objetivo contemplar resultados de experiências didáticas vivenciadas a partir do curso “Leitura e produção textual: introdução ao letramento acadêmico”. Esse evento tem por finalidade criar um espaço de socialização de trabalhos que acadêmicos internacionais estão realizando na graduação e pós-graduação e constitui-se como uma oportunidade para apresentar, ouvir e avaliar pesquisas em desenvolvimento, a partir de sugestões tanto de outros professores, que não seus orientadores, quanto de seus colegas envolvidos no curso de letramento acadêmico, ou não.

Programação:
07/11 das 15h45 às 18h45 – Abertura I SIA, com palestra da Graciela Hendges
08/11 das 15h45 às 18h45 – Pesquisadores sem Fronteiras: II mostra de trabalhos em andamento (Primeira Sessão)
09/11 das 15h45 às 18h45- Pesquisadores sem Fronteiras: II mostra de trabalhos em andamento (Segunda Sessão)
10/11 das 15h45 às 18h45 – II SAE (Primeira Sessão)
11/11 das 15h45 às 18h45 – II SAE (Segunda Sessão)

Público:
Alunos nacionais de Graduação e Pós-graduação da UFSM
Alunos internacionais de Graduação e Pós-graduação da UFSM

Organização:
Centro de Artes e Letras
Centro de Educação
Secretaria de Apoio Internacional
Laboratório de Pesquisa e Ensino de Leitura e Redação (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – DLEM)
Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) 
Núcleo de Línguas (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas – DLEM)
Núcleo de Idiomas e Traduções – NITRA (Secretaria de Apoio Internacional – SAI)

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: AVALIAR É PRECISO