Ir para o conteúdo PRPGP Ir para o menu PRPGP Ir para a busca no site PRPGP Ir para o rodapé PRPGP

Nota: atividades administrativas e acadêmicas presenciais suspensas até 01 de outubro

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) informa que a suspensão das aulas e atividades administrativas presenciais será mantida até o dia 1º de outubro (terça-feira) como medida preventiva para evitar a circulação de pessoas no campus. Essa decisão visa permitir a implementação de medidas de proteção adequadas e o monitoramento do surto de rotavírus. As atividades administrativas poderão ser realizadas e as acadêmicas recuperadas de forma remota, utilizando as ferramentas online disponíveis, conforme Instrução Normativa 012/2024, que será retificada a cada prorrogação da suspensão. A previsão de retorno presencial é para quarta-feira (02/10).

A IN N. 012/2024 RESOLVE:

✔️ Suspender as aulas e atividades acadêmicas presenciais de Ensino, Pesquisa e Extensão no Campus Sede (Santa Maria) nos dias 30 de setembro de 2024 e 1º de outubro de 2024, em face do surto de Rotavírus que ocorre em Santa Maria e região.

✔️ As atividades de internato e os estágios finais, bem como as aulas práticas dos cursos da área da saúde que caracterizam atendimento ao público serão mantidas.

✔️ Após as datas informadas no artigo anterior, a situação referente ao surto será avaliada diariamente, podendo seus efeitos serem estendidos.

✔️ As aulas e atividades acadêmicas deverão ser recuperadas no formato on-line (síncrono ou assíncrono) e/ou no formato presencial conforme orientação de cada curso, projeto ou programa.

⚠️ A presente instrução normativa somente cessará seus efeitos com a publicação de nova instrução que a extinga.

📌 Acesse a IN em https://ufsm.br/pro-reitorias/prograd/instrucoes-normativas-prograd ou entre no link https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=15213851

As principais ações determinadas para este momento são:

• Saúde da Casa: Atenderá prioritariamente casos relacionados a sintomas de rotavírus, das 8h às 12h e das 13h às 17. Em casos que necessitem atendimento de ambulatório, a UFSM cederá transporte para unidades de saúde.
  • Medidas de limpeza: A gestão está intensificando a limpeza dos banheiros, especialmente no Restaurante Universitário e na Casa do Estudante.
  • Lanchonetes: as lanchonetes em funcionamento na UFSM estão sendo notificadas para aumentar as práticas de higiene e dispensar funcionários que apresentarem sintomas.

O funcionamento do Restaurante Universitário (RU) está em análise e quaisquer alterações serão informadas em atualização desta nota e pelos canais oficiais da UFSM.

Reforça-se a importância da limpeza frequente das mãos, bem como de banheiros, torneiras e maçanetas, já que o contágio ocorre principalmente por contato.

O estudante que devido aos sintomas não puderam acompanhar atividades e/ou aulas na semana passada, deve procurar sua coordenação de curso para orientações do processo de Regime de Exercícios Domiciliares.

Reforça-se que pessoas sintomáticas não devem se deslocar, permanecendo em casa para evitar a disseminação do vírus. Orienta-se que o deslocamento seja feito prioritariamente para atendimento nos serviços de saúde.

A UFSM está comprometida em garantir a segurança e o bem-estar de sua comunidade acadêmica e seguirá monitorando a situação.

Rotavírus: o que é, qual o tratamento e como se prevenir

ATENDIMENTO

Moradores da Casa do Estudante Universitário (CEU) que necessitarem podem buscar o Atendimento de Saúde da Casa das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou chamar o Serviço de Emergência Universitária (SEU). O serviço pode ser acionado de qualquer telefone da UFSM pelo ramal 1000 ou pelo celular (55) 9 9197-4769, entre 7h e 19h. Após esse horário, moradores da Casa do Estudante podem procurar atendimento direto no HUSM.

Demais estudantes e servidores e comunidade em geral podem procurar as unidades de saúde no município, como o PA do Patronato, o PA da Tancredo Neves e a UPA. Confira a lista completa das UBSs e respectivos endereços no site da Prefeitura Municipal de Santa Maria.