A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP); o Observatório de Direitos Humanos (ODH) e o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEABI) da Pró-reitoria de Extensão (PRE) têm a satisfação de disponibilizar à comunidade universitária o Edital de Bolsas de Iniciação Científica – Ações Afirmativas – ICAF 2023.
Este edital pretende atender uma demanda importante, apresentada pelo NEABI e ODH, de apoiar, prioritariamente, projetos de pesquisa voltados aos temas que envolvem a população negra, população indígena, pessoas com deficiência e/ou com grupos imigrantes e refugiados. Além dos temas de pesquisa específicos, as bolsas dos projetos contemplados serão ocupadas exclusivamente por alunos ingressos na UFSM pelo sistema de cotas, como auto-declarados negros, pardos ou indígenas, cotas L2 e L6, ou como pessoa com deficiência, cotas L9, L10, L13 e L14.
Os recursos para atender o programa são advindos do orçamento interno da UFSM, através de Ação Estratégica da Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa. Está integrada também com a formação de recursos humanos que possam se relacionar com a aplicação da Resolução UFSM N. 068, de 29 de novembro de 2021 que “dispõe sobre a Política de Ações Afirmativas e Inclusão nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria”.
Este projeto piloto atenderá em 2023 a 6 (seis) cotas de bolsas, pagas de junho até dezembro, com valor individual de R$ 500,00 (quinhentos reais).
O Edital 012/2023 – ICAF está disponível na página da PRPGP.
O período destinado à solicitações é de 19 de abril até 03 de maio.
O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações.
Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.
Se você está procurando a
Comissão de Acessibilidade da UFSM, clique aqui.
Na internet, acessibilidade refere-se principalmente às recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide) do W3C e no caso do Governo Brasileiro ao e-MAG
(Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico).
O e-MAG está alinhado as recomendações internacionais, mas estabelece padrões de comportamento acessível para sites governamentais.
Na parte superior do site da UFSM existe uma barra de acessibilidade onde se encontra atalhos de navegação padronizados e a opção para alterar o contraste.
Essas ferramentas estão disponíveis em todas as páginas do portal.
Os padrões de atalhos do governo federal são:
Teclando-se Alt + 1 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao começo do conteúdo principal da página.
Teclando-se Alt + 2 em qualquer página do portal, chega-se diretamente ao início do menu principal.
Teclando-se Alt + 3 em qualquer página do portal, chega-se diretamente em sua busca interna.
No caso do Firefox, em vez de Alt + número, tecle simultaneamente Alt + Shift + número.
Sendo Firefox no Mac OS, em vez de Alt + Shift + número, tecle simultaneamente Ctrl + Alt + número.
No Opera, as teclas são Shift + Escape + número. Ao teclar apenas Shift + Escape, o usuário encontrará uma janela com todas as alternativas de ACCESSKEY da página.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo acessibilidade e como deve ser implementado nos sites da Internet.