Lei de Acesso à Informação e E-SIC
Descrição
A Lei de Acesso à Informação – Lei n. 12.527, de 18 de novembro de 2011, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas.
O art. 9° da Lei de Acesso instituiu como um dever do Estado a criação de um ponto de contato entre a sociedade e o setor público, que é o Serviço de Informações ao Cidadão – SIC.
O que é a Lei de Acesso à Informação?
São funções do SIC:
1. atender e orientar os cidadãos sobre pedidos de informação;
2. informar sobre a tramitação de documentos e requerimentos de acesso à informação; e
3. receber e registrar os pedidos de acesso e devolver as respostas aos solicitantes.
O Sistema Eletrônico do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC) é um sistema que centraliza as entradas e saídas de todos os pedidos de acesso dirigidos ao Poder Executivo Federal. O objetivo do e-SIC é organizar e facilitar os procedimentos de acesso à informação tanto para os cidadãos quanto para a Administração Pública.
O e-SIC permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. Por meio do sistema também é possível consultar as respostas recebidas; entrar com recursos; apresentar reclamações; entre outras ações.
Links importantes:
Contato
Setor: Coordenadoria de Planejamento Informacional - COPLIN
Atendimento: Das 8h às 12h e das 13h30min às 17h
E-mail: coplin@ufsm.br
Telefone: +55 (55) 3220-8133
Endereço: Prédio 47 - Reitoria 5º andar – Sala 542