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Revisão do Plano de Metas

O planejamento estratégico da UFSM é direcionado pelo seu Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI (2016-2026) e é composto pela Visão institucional e 7 Desafios institucionais, que representam o compromisso da instituição com os pilares universitários e da gestão e a representação de área de relevância social, como a internacionalização, a inclusão social e a gestão ambiental.

Para mais informações detalhadas, consulte a WikiUFSM.

Visão

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

O Índice Geral de cursos (IGC) combina métricas de desempenho de cursos de graduação, obtidas através dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC), e de programas de pós-graduação, avaliados pela CAPES, em um único indicador. A metodologia de cálculo do IGC envolve a média ponderada dessas notas, ajustada pelo volume de matrículas em cada curso ou programa, refletindo a capacidade das instituições de oferecer educação de qualidade em diversos níveis acadêmicos. Esse índice ajuda a identificar instituições que estão performando acima ou abaixo dos padrões esperados, incentivando melhorias contínuas e garantindo a competitividade no cenário educacional superior.

O posicionamento no THE World University Rankings serve como um indicador de qualidade e excelência acadêmica. Ele pode ser utilizado para avaliar o desempenho em comparação com outras instituições nacionais e internacionais, identificar áreas de melhoria, atrair talentos (tanto de estudantes quanto de acadêmicos), e fortalecer parcerias e colaborações internacionais. Estar bem posicionado neste ranking também pode aumentar a visibilidade e a reputação da universidade, facilitando a captação de recursos e investimentos.

Avaliação da percepção de satisfação dos discentes, de todos os níveis de ensino, a partir de uma escala de recomendação. A pergunta em questão é: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria a UFSM a um amigo ou colega?” .

O indicador “Índice de Imagem e reputação da UFSM” visa mensurar como a instituição é vista pela sociedade, focando especificamente na opinião de indivíduos que não possuem vínculo ativo com a UFSM. Baseado em dados coletados pela pesquisa de imagem e reputação da CPA, este indicador reflete o reconhecimento e a valorização da universidade no contexto externo, abrangendo aspectos como a qualidade de ensino, a responsabilidade social e ambiental e a inovação. Seu objetivo é avaliar a imagem institucional e a reputação percebida pelo público em geral, proporcionando insumos para estratégias de comunicação e fortalecimento da relação com a comunidade.

O indicador em questão serve de referência para avaliar a atratividade dos cursos da UFSM, tendo em vista a participação de estudantes no processo de vestibular da UFSM, com relação as vagas ofertadas pelos cursos.

Desafio 1 - Internacionalização

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

Este Índice da Rede Internacional de Pesquisa (IRN) é uma dimensão que compões o QS World Rankings com uma ponderação de 5%. O Índice IRN reflete a capacidade das instituições de diversificar a geografia da sua rede de investigação internacional, estabelecendo parcerias de investigação repetidas com outras instituições de ensino superior. Também reflete a eficiência disto quando olhamos para a diversidade de locais parceiros em comparação com os esforços necessários para alcançar tal diversidade.

O principal objetivo desse indicador é captar a percepção subjetiva dos acadêmicos sobre a qualidade e a reputação das universidades, contribuindo para a formação do ranking global das melhores instituições de ensino superior.

O QS World University é um ranking reconhecido internacionalmente, que cresce a cada edição. Construído com base em seis indicadores de desempenho, projetados para avaliar universidades em quatro áreas: pesquisa, ensino, empregabilidade e internacionalização.

O componente Reputação de Empregabilidade é único entre as atuais avaliações internacionais, levando em consideração o componente da empregabilidade. Único ranking a se concentrar neste aspecto vital da jornada educacional de um aluno.

O índice de reputação do empregador é uma métrica fundamental do QS World University Ranking (s) com uma ponderação de 15% no Ranking Universitário Mundial e diferentes pesos em outros rankings que produzimos.

Este indicador mede a percepção dos alunos de pós-graduação sobre o ambiente de internacionalização da instituição de ensino. Avalia o nível de interação dos estudantes com professores e colegas estrangeiros, bem como a exposição a disciplinas em línguas estrangeiras durante o curso. Através deste indicador, busca-se identificar a amplitude e profundidade das experiências internacionais vivenciadas pelos alunos, refletindo o grau de internacionalização da instituição. Esse indicador é fundamental para o plano de metas da instituição, pois fornece insights sobre a eficácia das estratégias de internacionalização e o impacto dessas experiências na formação dos estudantes.

Desafio 2 - Educação inovadora e transformadora com excelência acadêmica

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

O Conceito de Curso (CC) é calculado a partir da avaliação in loco realizada por comissões designadas pelo INEP, que consideram múltiplas dimensões da oferta educacional. Este indicador é fundamental para a supervisão e regulação do ensino superior no Brasil, impactando diretamente nas políticas educacionais e na percepção pública sobre a qualidade dos cursos oferecidos.

O Conceito Enade é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação a partir dos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE). Este exame testa conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas durante a formação acadêmica, cobrindo conteúdos programáticos, habilidades e competências esperadas. O Conceito ENADE é, portanto, um reflexo direto da eficácia do ensino e do aprendizado dentro das instituições de ensino superior, e serve como um indicador-chave para avaliar e comparar cursos e instituições.

A Taxa de Conclusão por Vaga Acumulada Geral (TCV) é calculada pela divisão do número total de diplomados pelo número de vagas oferecidas no início do período médio previsto de duração do curso. Este indicador é uma medida importante para avaliar a eficiência e eficácia das instituições de ensino superior no processo formativo. Além de indicar o sucesso dos estudantes na finalização de seus cursos, a TCV também proporciona uma visão sobre a adequação das vagas ofertadas às demandas e à capacidade institucional de apoiar os estudantes até a conclusão dos cursos.

Este indicador mede a proporção de alunos que perdem o vínculo com a instituição de ensino antes da conclusão de seus cursos no contexto do Ensino Médio, fornecendo dados essenciais para avaliar e aprimorar as estratégias educacionais voltadas para a retenção estudantil.

Esse indicador mede o percentual de docentes que, em sua atuação, recebem uma média de avaliação superior a 8 (em uma escala de 0 a 10), conforme a percepção dos discentes. Ele é calculado a partir dos resultados obtidos na pesquisa de Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem, levando em conta a pontuação dada nos três critérios principais: atuação docente, estratégias de ensino e conteúdo das disciplinas.

O indicador “Percentual de disciplinas com média acima de 8 na Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem” mede a satisfação discente, em uma escala de 1 a 6, sobre o conteúdo ministrado nas disciplinas, considerando sua contribuição para o alcance dos objetivos de aprendizagem. Esse indicador é baseado nas respostas à uma das três questões da Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem promovida pela CPA, aplicada semestralmente aos discentes do ensino médio, técnico, graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância.

O indicador “Percentual de Egressos da Pós-Graduação Trabalhando na Área (ou área correlata) ou cursando pós-graduação” mede a proporção de profissionais com titulação de pós-graduação pela UFSM que estão inseridos no mercado de trabalho em atividades relacionadas à sua área de formação ou atuando em pesquisa e desenvolvimento acadêmico ou tecnológico. Este dado é obtido por meio de pesquisas realizadas com os egressos da UFSM pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O indicador “Percentual de Egressos da Graduação Trabalhando na Área ou correlata, ou Cursando Pós-Graduação” mede a proporção de profissionais formados pela UFSM que estão inseridos no mercado de trabalho em atividades relacionadas à sua área de formação ou que deram continuidade ao processo de formação acadêmica por meio de cursos de pós-graduação. Este indicador é obtido por meio de pesquisas realizadas com os egressos pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFSM, refletindo a efetividade do ensino oferecido pela universidade em preparar seus alunos para os desafios profissionais e acadêmicos.

O indicador “Percentual de Egressos do Ensino Técnico Trabalhando na Área ou Cursando Ensino Superior” mede a proporção de alunos formados em cursos técnicos pela UFSM que estão atuando profissionalmente em sua área de formação ou que optaram por dar continuidade aos estudos ingressando em cursos de ensino superior. Este dado é coletado por meio de pesquisas realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O indicador “Percentual de Egressos do Ensino Médio Trabalhando ou Cursando Ensino Superior” mede a proporção de estudantes que concluíram o ensino médio na UFSM e que estão inseridos no mercado de trabalho ou deram continuidade ao processo formativo ingressando em cursos de nível superior. A coleta dos dados ocorre por meio de pesquisas conduzidas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Desafio 3 - Inclusão social

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

Esse indicador mede a eficiência dos programas de assistência estudantil promovidos pela UFSM, que representa o percentual de estudantes, dentre aqueles cadastrados em programas de benefício socioeconômico, que conseguem concluir o curso dentro do prazo previsto.

Este ranking geral celebra universidades que não são apenas líderes em ODS específicos, mas também aquelas que mantêm um alto nível de excelência em um amplo espectro de objetivos. Ao fazer isso, ele enfatiza a interconexão de todos os ODS e a importância de estratégias multifacetadas para atingir o desenvolvimento sustentável.

Este ranking geral celebra universidades que não são apenas líderes em ODS específicos, mas também aquelas que mantêm um alto nível de excelência em um amplo espectro de objetivos. Ao fazer isso, ele enfatiza a interconexão de todos os ODS e a importância de estratégias multifacetadas para atingir o desenvolvimento sustentável.

Desafio 4 - Inovação, geração de conhecimento e transferência de tecnologia

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

O IGC é calculado com base em uma média ponderada que inclui os Conceitos Preliminares de Curso (CPC) dos cursos de graduação e os conceitos de pós-graduação atribuídos pela CAPES. Este indicador específico calcula a parte percentual que a avaliação da pós-graduação contribui para o IGC total, refletindo a importância da pesquisa avançada e da pós-graduação na reputação acadêmica da instituição.

O indicador “Índice de programas com doutorado pelo número total de programas da UFSM” é uma métrica que expressa a proporção de Programas de Pós-Graduação (PPGs) que oferecem cursos de doutorado em relação ao total de PPGs na instituição. Esse percentual reflete a maturidade e o nível de consolidação dos programas acadêmicos, considerando que a presença de cursos de doutorado é um forte indicativo de excelência acadêmica e capacidade de produção científica avançada.

O indicador “Índice de programas com conceito acima de 6 pelo número total de programas da UFSM” é uma métrica que expressa a proporção de PPGs de alta qualidade (consolidados e de excelência) em relação ao total de programas oferecidos pela instituição. Ele visa mensurar o quanto a pós-graduação da instituição está alinhada com padrões elevados de qualidade e excelência acadêmica, conforme os critérios estabelecidos pela CAPES.

O indicador “posição entre as brasileiras no pilar citações (Citations Per Paper) do QS Rankings da América Latina” representa o impacto acadêmico e a qualidade da produção científica das instituições de ensino superior, calculado pela média de citações recebidas por publicação. Este indicador avalia o alcance e a relevância das pesquisas realizadas, considerando sua capacidade de influenciar e enriquecer a literatura acadêmica global. Para ser considerado no University Rankings by Region, a instituição precisa ter produzido um mínimo de 100 artigos acadêmicos no período avaliado.

Para inovar e proceder aos processos de transferências de tecnologias, é importante que a Universidade disponha de meios para que sejam realizados licenciamentos e cessões do portfólio desenvolvido na Instituição. Em vista disso, trabalhar com o aumento do número de licenciamentos/cessões auxilia ao alavancar a pesquisa acadêmica para aplicações práticas e contribuindo significativamente para o desenvolvimento do país, visto que este processo envolve a transição de conhecimentos científicos e tecnológicos do ambiente acadêmico para o setor empresarial e industrial, protegidos ou não e, dessa forma, promove a inovação e impulsiona o progresso. A proteção dos bens intelectuais da UFSM leva em consideração seu potencial inovador e tecnológico e é um reflexo do compromisso contínuo da instituição com a inovação, pesquisa e desenvolvimento tecnológico.

Este ranking geral celebra universidades que não são apenas líderes em ODS específicos, mas também aquelas que mantêm um alto nível de excelência em um amplo espectro de objetivos. Ao fazer isso, ele enfatiza a interconexão de todos os ODS e a importância de estratégias multifacetadas para atingir o desenvolvimento sustentável.

Desafio 5 - Modernização e desenvolvimento organizacional

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

Net Promoter Score (NPS) é um indicador quantitativo amplamente utilizado para medir a satisfação e a lealdade dos servidores em relação à instituição. Baseia-se em uma pergunta simples: “Em uma escala de 0 a 10, qual a probabilidade de você recomendar esta instituição como um bom lugar para trabalhar?” Os resultados são classificados em três categorias: Promotores (notas 9-10), Neutros (notas 7-8) e Detratores (notas 0-6). O índice final é obtido subtraindo a porcentagem de detratores da porcentagem de promotores, variando de -100 a 100.

O indicador ” Percentual de respostas 5 e 6 sobre a questão “Fico Sabendo o que Acontece na UFSM” mede a percepção dos servidores sobre a efetividade da comunicação institucional da universidade, avaliando se as informações institucionais são acessíveis, claras e suficientes para mantê-los informados sobre ações, decisões e eventos da UFSM. Esse indicador é baseado nos resultados da autoavaliação institucional conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O indicador “Posição entre as universidades brasileiras no UniRank” avalia a performance das universidades em plataformas digitais, mensurando sua presença e influência nas redes sociais com base em métricas de engajamento, alcance e relevância. Este indicador considera dados consolidados fornecidos pelo UniRank, que monitora a atuação online de instituições de ensino superior, incluindo aspectos como a popularidade de seus websites institucionais e a interação nas redes sociais.

O indicador em questão visa aferir o percentual de unidades que podem participar e são aptas ao modelo de adoção do PGD, no âmbito da Universidade.

O indicador em questão objetiva que a Universidade passe a adotar práticas desejam melhorar sua governança e sua gestão, inclusive do ponto de vista social e ambiental.

O indicador em questão analisa o índice de Gestão de Pessoas, tendo como base o iESGo, ferramenta utilizada pelo TCU. As vertentes analisadas para o índice incluem dados sobre as perspectivas de avaliar na Universidade as temáticas de: realizar planejamento de gestão de pessoas; suprir a demanda por colaboradores e gestores; desenvolver a competência dos colaboradores e gestores; desenvolver e manter ambiente de trabalho positivo para o trabalho; e gerir o desempenho dos colaboradores e gestores.

Desafio 6 - Desenvolvimento local, regional e nacional

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

Este indicador é essencial para assegurar que as atividades de extensão contribuam significativamente para a formação integral dos estudantes e para a interação da instituição com a comunidade. A análise foca nas respostas mais altas para entender a excelência nas atividades oferecidas.

A ação de Graduação refere-se à transição das empresas incubadas para o status de empreendimentos graduados, o que envolve ações e trâmites legais necessários para formalizar essa transição.

Uma vez que os documentos são preenchidos, anualmente é realizada uma cerimônia de graduação, na qual os empreendimentos incubados que atendem aos critérios estabelecidos recebem certificados de graduados, simbolizando sua capacidade de operar fora do ambiente da incubadora.

Avalia o potencial das incubadas para se tornarem empresas do Parque de Inovação, Ciência e Tecnologia da UFSM, conectando o conhecimento gerado no âmbito acadêmico e o setor produtivo, com o objetivo de potencializar a estrutura socioeconômica regional e desenvolver soluções tecnológicas, promovendo assim um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Também propicia a associação de empresas ao Parque, com o objetivo de selecionar instituições públicas e privadas que, engajadas com as atividades de ensino, pesquisa, extensão, inovação e/ou empreendedorismo, desejam estabelecer um Plano de Atividades com o Inovatec UFSM / Parque Tecnológico.

Este indicador visa mensurar e promover o impacto da instituição na sociedade por meio da acessibilidade inclusiva e da integração social, alinhando-se a práticas de mobilidade sustentável e preservação cultural. Ele abrange a utilização de espaços públicos, como edifícios, bibliotecas, museus e áreas verdes, ao mesmo tempo em que avalia a adoção de políticas de transporte sustentável, como a priorização de pedestres, deslocamento ecoeficiente, além de moradia acessível e condições de trabalho flexíveis para a comunidade acadêmica. Este indicador reflete o compromisso com a qualidade de vida, inclusão social e preservação do patrimônio cultural, contribuindo para o desenvolvimento local, regional e nacional de forma sustentável e responsável.

Desafio 7 - Gestão ambiental

Estratégia

Nova proposta

Indicadores

A dimensão de mobilidade no GreenMetric Ranking é fundamental para promover um ambiente universitário mais sustentável e consciente, incentivando práticas que contribuem para a redução das emissões de carbono, a melhoria da qualidade do ar e a criação de um campus mais acessível e eficiente em termos de transporte.

O Indicador de Gestão Sustentável da Água (ODS 6) avalia as ações das universidades para promover o uso eficiente, sustentável e consciente dos recursos hídricos, tanto no campus quanto na comunidade. Ele mede a produção científica sobre gestão hídrica, o consumo per capita de água, as práticas de reutilização, as políticas de eficiência no uso da água e as iniciativas de extensão comunitária voltadas para a acessibilidade e o saneamento. Esse indicador reflete o compromisso institucional com a proteção e o uso responsável da água, alinhado às metas da ODS 6 da Agenda 2030.

O indicador avalia o compromisso das universidades com a promoção de tecnologias de energia limpa, eficiência energética e acesso sustentável à energia. Ele considera a produção acadêmica sobre energia renovável, as iniciativas para redução do consumo e aumento do uso de fontes renováveis no campus, a densidade de uso de energia em relação à infraestrutura e as ações de extensão comunitária voltadas para o acesso à energia limpa e acessível. O indicador reflete o alinhamento das práticas institucionais com as metas da ODS 7, promovendo a transição energética e a sustentabilidade.

O indicador avalia o impacto das ações universitárias na preservação, recuperação e gestão sustentável de ecossistemas terrestres e biodiversidade. Ele mede a produção científica sobre conservação, as políticas de sustentabilidade aplicadas no campus, o envolvimento comunitário em iniciativas ecológicas, e práticas educacionais e operacionais que promovam o uso responsável da terra, o manejo de resíduos e a proteção de habitats naturais e espécies ameaçadas.