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Resolução N. 018/1998-Anexo

<b>RESOLUÇÃO N. 002/1998-ANEXO</b>



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

PRÓ-REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

DIVISÃO DE ARQUIVO GERAL


TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS


Setembro/1998



PAULO JORGE SARKIS

Reitor da UFSM


CLÓVIS SILVA LIMA

Vice-Reitor da UFSM


VALDEMAR SPERONI

Pró-Reitor de Administração


JOÃO LUIZ DE OLIVEIRA ROTH

Pró-Reitor de Assuntos Estudantis


AILO VALMIR SACCOL

Pró-Reitor de Extensão


BALTAZAR SCHIRMER

Pró-Reitor de Graduação


ROBERTO DA LUZ JÚNIOR

Pró-Reitor de Planejamento


NEI LUIS PIPPI

Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa


JOSÉ HORLANDO ROCHA MARTINS

Pró-Reitor de Recursos Humanos


ISAIAS SALIN FARRET

Chefe do Gabinete do Reitor



TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTO DA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS


EQUIPE TÉCNICA


Arquiv. Dione Calil Gomes

Arquiv. Rita Medianeira Ilha

Arquiv. Rosilaine Zoch Bello


COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DE DOCUMENTOS / CAD


Membros Permanentes


Arquiv. Dione Calil Gomes — Presidente

Arquiv. Rosilaine Zoch Bello

Assist. Jurid. Jorge Adaime Filho


Membros responsáveis pela documentação avaliada


Adm. Neiva Maria Cantarelli

Cont. Moacir Luiz Righi

Adm. José Adroaldo Parcianello

Adm. Cleci Maria Trevisan Weber

Assist. Adm. José João Mayer Amaraim

Assist. Jurid. Athos Renner Diniz



SUMÁRIO



LISTA DE ANEXOS .......................................................................................... ix

LISTA DE SIGLAS ............................................................................................ xi

INTRODUÇÃO ................................................................................................... 1

1 - Conceituação e Estrutura da Tabela de Temporalidade de Documentos .... 3

2 - Metodologia do Trabalho .............................................................................. 5

3 - Aplicação da Tabela de Temporalidade ....................................................... 7

Tabela de Temporalidade de Documentos ........................................................ 9

Índice Alfabético Remissivo ............................................................................. 47

Referências Bibliográficas ............................................................................... 57

ANEXOS .......................................................................................................... 59



LISTA DE ANEXOS


ANEXO A - Organograma da Pró-Reitoria de Recursos Humanos ................. 61

ANEXO B - Resolução nº 002/98 - Reitor, de 29/01/1998 ............................... 63

ANEXO C - Termo de Eliminação de Documentos ......................................... 65

ANEXO D - Listagem de Eliminação de Documentos ..................................... 67

ANEXO E - Guia de Recolhimento de Documentos ........................................ 69



LISTA DE SIGLAS


CAD - Comissão de Avaliação de Documentos

CCRE - Coordenadoria de Concessões e Registros

CD - Cargo em Função

CIA - Coordenadoria de Ingresso e Aperfeiçoamento

CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas

CPAG - Coordenadoria de Pagamentos

DCF - Departamento de Contabilidade e Finanças

DOU - Diário Oficial da União

FGTS - Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

FG - Função Gratificada

PASEP - Programa de Formação de Patrimônio Público

PRRH - Pró-Reitoria de Recursos Humanos

SIAPE - Sistema Integrado de Administração de Pessoal

TCU - Tribunal de Contas da União

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria



INTRODUÇÃO


A Divisão de Arquivo Geral, dando continuidade a implantação do sistema de arquivos, desenvolve uma política arquivística adequada a realidade da Universidade, buscando a eficiência administrativa e a preservação da memória institucional. A constatação da importância da racionalização dos arquivos para uma eficaz gestão documental e garantia de qualidade e, especificamente, O crescente volume documental gerado para o desenvolvimento das atividades e ações referentes a área de pessoal, evidenciaram a necessidade de elaboração da Tabela de Temporalidade de Documentos da Pró-Reitoria de Recursos Humanos. A Tabela foi aprovada no âmbito da instituição mediante reunião da Comissão de Avaliação de Documentos, datada de 17/12/1997, conforme Ata nº 3/97 e homologada pelo Reitor pela Resolução nº 02/98, de 29/01/1998.



1. CONCEITUAÇÃO E ESTRUTURA DA TABELA DE TEMPORALIDADE


A tabela de temporalidade é um instrumento básico para o gerenciamento dos arquivos e permite a preservação do patrimônio documental, a liberação e reaproveitamento de espaço físico e a normatização do processo de recolhimento de documentos ao arquivo permanente. A tabela é composta:

a) IDENTIFICAÇÃO DO ÓRGÃO: Unidade responsável pela guarda e preservação dos conjuntos documentais produzidos e recebidos no exercício de suas atividades.

b) SÉRIE: Conjunto documental resultante de determinada função ou atividade no âmbito da Instituição, sendo constituído de vários tipos documentais. Definiram-se as seguintes séries documentais:

- Aperfeiçoamento e treinamento de pessoal

- Atos administrativos, legais e normativos

- Classificação de cargos - Concessão de afastamento para cursos

- Concessão de aposentadorias e pensões

- Concessão de auxílios e adicionais

- Concessão de licenças

- Contagem e averbação de tempo de serviço

- Controle de efetividade de servidores

- Controle de encargos patronais

- Controle de férias

- Controle de quadro de funções

- Controle de vacâncias

- Elaboração da folha de pagamento

- Ingresso de servidores

- Integração, acompanhamento e avaliação de desempenho de servidores

- Movimentação de pessoal

- Recrutamento e seleção de pessoal

- Registros e assentamentos funcionais

c) TIPOS DOCUMENTAIS “Configuração que assume uma espécie documental, de acordo com a atividade que a gerou”. (Dicionário de Terminologia Arquivística, AAB, 1996)

d) PRAZO DE GUARDA: Refere-se ao tempo necessário para arquivamento de documentos, de acordo com as necessidades do órgão e sua freqüência de consulta.

- Arquivo Corrente: prazo necessário para o desenvolvimento de atividades administrativas do órgão que gerou o documento, sendo freqüentemente consultados.

- Arquivo Intermediário: período definido para guarda de documentos em função do uso pouco freqüente para a administração que os gerou e que aguardam destinação final.

e) DESTINAÇÃO FINAL: relaciona-se ao destino atribuído aos documentos, ou seja, eliminação, guarda permanente ou microfilmagem.

f) OBSERVAÇÃO: campo destinado ao esclarecimento de dúvidas, como por exemplo, citação de legislação ou outras informações complementares, necessárias à aplicação dos prazos de guarda e destinação da Tabela de Temporalidade.



2. METODOLOGIA DO TRABALHO


A Divisão de Arquivo Geral constituiu uma equipe técnica formada por arquivistas e servidores de cada Coordenadoria da PRRH cujos documentos foram analisados, com o objetivo de proceder ao levantamento da produção documental de suas respectivas subunidades. Desta forma, após estudos da estrutura organizacional e a constituição da Pró-Reitoria, identificou-se as funções, as atividades-meio e atividades-fim, os tipos documentais gerados no exercício de cada atividade, os dispositivos legais e o valor primário (administrativo, legal ou fiscal) e/ou valor secundário (probatório e informativo) dos documentos.

As informações coletadas foram registradas em formulário próprio denominado “Levantamento de Dados para Avaliação de Documentos” e, após, inseridas na forma de Tabela para análise e parecer da Comissão de Avaliação de Documentos/CAD, instituída mediante a Portaria nº 34070/96 do Reitor.

A Tabela de Temporalidade da Pró-Reitoria de Recursos Humanos foi elaborada obedecendo a Tabela Básica de Temporalidade e Destinação de Documentos relativos às atividades-meio da Administração Pública, publicada no D.O.U. de 29/03/1996, sendo adaptada de acordo com os conjuntos documentais produzidos é recebidos pela unidade. Alguns prazos de guarda e destinação sofreram alterações em virtude da necessidade das informações para O desenvolvimento das atividades administrativas do órgão o que não apresenta nenhum prejuízo à constituição e preservação do patrimônio documental da UFSM e a proteção dos direitos e garantias individuais e coletivas.



3. APLICAÇÃO DA TABELA DE TEMPORALIDADE


Cada subunidade aplicará a Tabela na sua específica área de atuação, realizando as atividades de eliminação e recolhimento de documentos nos prazos estabelecidos, devendo:

1º verificar se os documentos estão organizados de acordo com as séries documentais definidas na tabela, procedendo a organização se for o caso;

2º selecionar os documentos a serem eliminados, verificando o cumprimento do prazo estabelecido;

3º proceder o registro dos documentos a serem eliminados através de formulário próprio: Termo de Eliminação de Documentos;

4º proceder a triagem dos documentos selecionados para o Arquivo Permanente;

5º acondicionar os documentos de guarda permanente, após o preenchimento da Guia de Recolhimento de Documentos, segundo orientações da Seção de Arquivo Permanente;

6º operacionalizar o recolhimento dos documentos de acordo com cronograma pré-estabelecido pela Seção de Arquivo Permanente.

Caberá a Divisão de Arquivo Geral orientar e supervisionar a aplicação da Tabela, controlando o seu cumprimento e registro, bem como, providenciar a revisão da mesma.

A revisão e atualização das tabelas será realizada a cada dois anos, ou toda vez que houver alteração da estrutura administrativa da PRRH e que isto implique na criação ou extinção de documentos ou atividades.



TABELA DE TEMPORALIDADE DE DOCUMENTOS DA PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS


UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Aperfeiçoamento e treinamento de pessoal
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 - Dossiê do CursoOs servidores que concluíram o curso estão relacionados no livro de atas.
a) Avaliação do curso e do instrutor2 anosEliminação
b) Lista de Presença2 anosEliminação
c) Livro de atas de registro de certificadosAté o encerramentoGuarda permanente
d) Ofício de solicitação de pagamentos de instrutores (encargos de curso/concurso) - 1ª via (original): CPAG/PRRHAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
d) Ofício de solicitação de pagamentos de instrutores (encargos de curso/concurso) - 2ª via (cópia): CIA/PRRH1 anoEliminação
e) Processo de pagamento de instrutores (serviço de natureza eventual)Até o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanente
f) Projetos5 anosGuarda permanente
g) Provas avaliativas2 anos

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Atos administrativos, legais e normativos
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Apostilas de Portarias5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais.
2 – Boletim de Pessoal5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais que datam desde 1979.
3 – Correspondências expedidas de Recursos Humanos (Ofícios, Ofícios-Circulares, Fax, etc.)5 anosGuarda permanente
4- Editais5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais.
5 – Formulário de publicação de atos no D.O.U (2ª via)1 anoGuarda permanente1ª via enviada a Imprensa Nacional.
6 – Legislação de Pessoal (Decretos, Leis, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)enquanto vigoraA responsabilidade pela guarda permanente das coleções encadernadas, ficará a cargo da Biblioteca Central.
7- Jornais do D.O.U16 anosGuarda permanenteEncadernações anuais.
8 - Pareceres10 anosGuarda permanente
9 – Portarias da PRRH5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais que datam desde 1964.
9 – Portarias do Reitor5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais que datam desde 1961.
10 – Regimentos. Plano Permanente de Gestão de Recursos Humanos5 anosGuarda permanente
11 – Resoluções (cópias)5 anosGuarda permanenteEncadernações anuais.


UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Classificação de cargos
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Legislação (Leis, Decretos, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)Enquanto vigoraGuarda permanente
2 – Livro de descrição de cargos (Relação de cargos e atribuições)enquanto vigoraGuarda permanente
3 – Planilha resumo mensal – Quantidades físicas5 anosGuarda permanente
4 – Portarias de progressão funcional (cópias)2 anosEliminaçãoAs Portarias originais serão preservadas na Secretaria Administrativa/PRRH.
5 – Processo de alteração de enquadramento (Isonomia Salarial)5 anos5 anosGuarda permanente
6 – Processo de concessão de progressão funcional5 anos47 anosEliminação
7 – Processo de posicionamento e reposicionamento de cargos5 anos5 anosGuarda permanente
8 – Relação estatística de docentes e técnico-administrativos5 anosGuarda permanente
9 – Relatório para conferência da progressão funcionalaté a conferência dos dadosEliminação
10 – Tabelas demonstrativas de pessoal docente e técnico-administrativo5 anosGuarda permanente

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Concessão de afastamento para cursos
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Declaração do tempo de serviço averbadoAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
2 – Livro de controle de afastamentosAté o encerramento do livro10 anosGuarda permanente
3 – Portarias de afastamentos (cópias)5 anosEliminaçãoCópias existentes também no dossiê funcional. As portarias originais estão arquivadas na Secretaria Administrativa./PRRH.
4 – Processo de afastamento de servidor para curso de pós-graduação5 anos47 anosEliminação
5 – Processo de afastamento de servidor para eventos, aperfeiçoamento e atualização5 anosEliminaçãoO afastamento do servidor gera Portaria

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Concessão de aposentadorias e pensões
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Processo de aposentadoriaAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
2 – Processo de pensão5 anosGuarda permanente
3 – Processo de revisão de proventos de aposentadoriaApós parecer final anexar ao dossiê funcional*

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Concessão de auxílios e adicionais
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Auxílio-AlimentaçãoA partir de novembro de 1996, o vale-alimentação passou a ser pago diretamente através do SIAPE na folha de pagamento a todos servidores da Instituição (Decreto nº 2.050/96, de 31.10.96)
a) Contratos e termos aditivos de contratos do Vale-Alimentação (cópias)5 anosEliminação
b) Processo de aquisição de valesAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
c) Recibo de prestação de contas do Vale-AlimentaçãoAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
d) Relação de consignações/recolhimentos do Vale-Alimentação1 anoEliminação
e) Relação de optantes pelo Vale-Alimentaçãoaté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
f) Relatório financeiro do Vale-AlimentaçãoAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanente
g) Relatório do Vale-AlimentaçãoAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanente
h) Termo de opção do Vale-Alimentaçãoaté o desligamento do servidorEliminação
2 – Auxílio-Funeral
a) Processo de pagamento de auxílio-funeralAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
b) Recibo de pagamento do auxílio-funeral (2ª via)1 anoEliminaçãoA 1ª via (original) é anexada ao processo de pagamento do auxílio-funeral.
3 – Auxílio-natalidade, auxílio pré-escolar e salário-família
a) Processo de concessão5 anos47 anosEliminação
4 – Auxílio-reclusão
a) Processo de concessão5 anos47 anosEliminação
5 – Auxílio-transporte
a) Cadastro de novos beneficiários do Vale-TransporteAté o desligamento do servidorEliminação
b) Planilhas de passagens intermunicipais por empresa1 anoEliminaçãoEstas planilhas servem de subsídio para elaboração do relatório financeiro
c) Processo de aquisição de vale-transporteAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
d) Recadastramento do Vale-TransporteAté o desligamento do servidorEliminação
e) Recibo de prestação de contas do Vale-TransporteAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
f) Relação de consignações/ recolhimentos do vale-transporte1 anoEliminaçãoRelação mensal emitida pelo SIAPE através da CPAG/PRRH.
g) Relação de optantes pelo vale-transporteAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
h) Relação de servidores beneficiados com linhas urbanas e/ou intermunicipais1 anoEliminaçãoEsta relação serve de subsídio para elaboração do relatório financeiro
i) Relatório financeiro do Vale-TransporteAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanente
j) Relatório mensal de passagens por unidade e linha1 anoEliminação
6 - Adicionais
a) Processo de adicional noturno5 anos47 anosEliminação
b) Processo de serviço extraordinário5 anos47 anosEliminação
c) Processo de concessão de adicional de insalubridade, periculosidade, raio x ou substâncias radioativas 5 anos47 anosEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Concessão de licenças
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Processo de licença para tratamento de saúde5 anos47 anosEliminação
2 – Processo de licença para tratamento de doença em pessoa da família5 anos47 anosEliminação
3 – Processo de licença para trato de interesse particular5 anos47 anosEliminação
4 – Processo de licença gala5 anos47 anosEliminação
5 – Processo de licença luto5 anos47 anosEliminação
6 – Processo de licença especial (CLT)5 anos47 anosEliminação
7 – Processo de licença prêmio por assiduidade5 anos47 anosEliminação
8 – Ofícios de comunicação ou cancelamento de licença prêmio por assiduidade5 anos47 anosEliminação
9 – Processo de licença gestante5 anos47 anosEliminação
10 – Processo de licença à adotante5 anos47 anosEliminação
11 – Processo de licença amamentação5 anos47 anosEliminação
12 – Processo de licença paternidade5 anos47 anosEliminação
13 – Processo de licença por acidente em serviço5 anos47 anosEliminação
14 – Processo de licença para exercer atividades políticas5 anos47 anosEliminação
15 – Processo de licença para desempenho de mandato classista5 anos47 anosEliminação
16 – Processo de licença afastamento para exercício de mandato eletivo5 anos47 anosEliminação
17 – Processo de licença para serviço militar5 anos47 anosEliminação
18 – Processo de licença por motivo de afastamento de cônjuge5 anos47 anosEliminação
19 – Processo de licença para doação de sangue5 anos47 anosEliminação
20 – Processo de licença para alistamento eleitoral5 anos47 anosEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Contagem e averbação de tempo de serviço
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Certidão de tempo de serviço
a) Para fins de aposentadoriaAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
b) Para bolsistas (Processo)5 anos47 anosEliminação
c) Para outros fins3 anosEliminação
2 – Ofício de comunicação retificatória de anuênios/quinquênios - 1ª via (original): CPAG/PRRH7 anosEliminação
2 – Ofício de comunicação retificatória de anuênios/quinquênios - 2ª via (cópia): CCRE/PRRH1 anoEliminação
3 – Informações sobre atividades com exposição a agentes agressivos para fins de aposentadoria especialAnexar ao dossiê funcional*
4 – Processo de averbação ou desaverbação de tempo de serviçoAnexar ao dossiê funcional*

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Controle de efetividade de servidores
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Boletim de frequência - 1ª via (original): CCRE/PRRH5 anos47 anosEliminação
2 – Folha de ponto5 anos47 anosEliminação
3 – Livro-ponto5 anos47 anosEliminação
4 – Ofício de comunicação e alteração de frequência - 1ª via (original): CCRE/PRRHAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
5 – Ofício de comunicação de faltas não justificadas - 1ª via (original): CCRE/PRRH5 anos47 anosEliminação
6 – Processo de concessão de horário especial para servidor estudante5 anos47 anosEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Controle de encargos patronais
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CLT)5 anosGuarda permanenteO original é enviado ao Ministério do Trabalho.
2 – Recibo de cadastramento no PASEP5 anosGuarda permanenteO original é enviado ao Ministério do Trabalho.
3 – Recibo de entrega da RAIS/Relação Anual de Informações Sociais5 anosGuarda permanenteO original é enviado ao Ministério do Trabalho.
4 – Relação Anual de Informações Sociais/RAIS5 anosGuarda permanenteO original é enviado ao Ministério do Trabalho.
5 – Relatório do PASEP5 anosGuarda permanenteO original é enviado ao Ministério do Trabalho.

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Controle de férias
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Escala de férias7 anosEliminaçãoEmitida em duas vias, sendo a 1ª via (original), arquivada na PRRH e a 2ª via (cópia) no órgão de origem.
2 – Notificação de férias7 anosEliminaçãoEmitida em duas vias, sendo a 1ª via (original), arquivada na PRRH e a 2ª via (cópia) no órgão de origem.
3 – Ofícios de cancelamento e alteração de férias7 anosEliminaçãoEmitida em duas vias, sendo a 1ª via (original), arquivada na PRRH e a 2ª via (cópia) no órgão de origem.
4 – Processo de conversão de 1/3 de férias em abono pecuniário7 anosEliminaçãoEmitida em duas vias, sendo a 1ª via (original), arquivada na PRRH e a 2ª via (cópia) no órgão de origem.

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Controle de quadro de funções
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Fichas de controle de funções de confiançaAté a informatização dos dadosGuarda permanente
2 – Fichas de controle de integralização de décimosAnexar ao dossiê funcional após desligamento do servidor** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
3 – Legislação (Leis, Decretos, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)Enquanto vigoraGuarda permanente
4 – Livro de controle de emissão de portarias2 meses após encerramento do livroEliminação
5 – Ofícios de designação de titular ou substituto de função5 anosEliminaçãoA designação é oficializada através de Portaria cujo original é arquivado na Secretaria Administrativa/PRRH e a cópia é anexada ao dossiê funcional
6 – Processo de revisão de incorporação de décimosAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
7 – Relação de servidores com CD e FGAté a emissão de relação atualizadaEliminação
8 – Requerimento para pagamento de substituição de função5 anosEliminaçãoEmitido em 2 vias, sendo a 1ª via (original) arquivada na CCRE/PRRH e a 2ª (cópia) no órgão de origem. Os dados são registrados no Sistema Informatizado de Pessoal e nas Fichas de controle de funções de confiança.
9 – Tabelas Estatísticas de CDs e FGs5 anosGuarda permanente

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Controle de vacâncias
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Livro de controle de reposição de vagas6 meses após encerramento do livroGuarda permanente
2 – Livro de ocorrências6 meses após encerramento do livroEliminaçãoEste livro contem informações sobre nomeações, transferências, exonerações, falecimentos, aposentadorias e demais ocorrências que geram vagas.
3 – Processo de exoneração de cargosAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
4 – Processo de vacância de cargo público5 anosGuarda permanente

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Elaboração de folha de pagamento
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Consignações (Autorização e cancelamento de descontos em folha de pagamento)
a) Aluguéis7 anosEliminação
b) Cancelamento de salário-família5 anos47 anosEliminação
c) Comprovante de despesas médicas, odontológicas e farmacêuticas7 anosEliminação
d) Declaração de inclusão/exclusão de dependentes p/ fins imposto de renda7 anosEliminação
e) EmpréstimosAté a quitação da dívida5 anosEliminação
f) Farmácia Escola7 anosEliminação
g) Hospital de Clínicas Veterinárias7 anosEliminação
h) Hospital Universitário/HUSM7 anosEliminação
i) Indenizações telefônicas7 anosEliminação
j) Mensalidade de entidades (Contribuição sindical e de associações de classe)7 anosEliminação
k) Pensões alimentícias5 anosGuarda permanente
l) Planos de saúde7 anosEliminação
m) Seguros7 anosEliminação
n) Ticket alimentação/refeição7 anosEliminação
o) Vale-transporte7 anosEliminação
2 – Fichas de controle de pessoal temporário2 anos após o término do contratoEliminaçãoAs informações desta ficha são inseridas na folha de pagamento
3 – Informações financeiras para fins de exoneração (2ª via – CPAG/PRRH)5 anosEliminaçãoA 1º via é anexada ao processo de exoneração
4 – Mensagens do SIAPE5 anosEliminação
5 – Ofícios de alteração de contas bancárias5 anosEliminação
6 – Ofícios de estorno de pagamentos (2ª via – CPAG/PRRH)5 anosEliminaçãoA 1º via é anexada ao processo de pagamento de pessoal.
7 – Ofícios de pagamentos de encargos de curso e concurso (1ª via – CPAG/PRRH)até o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosEliminação
8 – Ofícios de peritos7 anosEliminação
9 – Processo de pagamento de pessoalAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanenteOs processos mensais referentes a folha de pagamento de pessoal são arquivados no Dep. De Contabilidade e Finanças/DCF
- Comprovante de recolhimento do Imposto de renda
- Comprovante de recolhimento do INSS
- Comprovante de recolhimento no Plano de Seguridade Social dos Servidores/PSS
- Comprovante de retenção das consignatárias
- Cópia das ordens bancárias
- Empenhos (anexados ao último pagamento do ano)
- Ofício de estorno de pagamentos de pessoal
- Ofício solicitando apropriação da folha de pagamento
- Relação de consignações e recolhimentos na Previdência Social (D8)
- Relação de crédito das consignações individualizadas (pensões alimentícias e aluguéis)
- Relação de empregados do FGTS-RE
10 – Relatórios do SIAPE
a) Classificação das despesas com pessoal5 anosEliminação
b) Demonstrativo de despesas com pessoal (Cód. dos relatórios: AX, AT e CR)O relatório AT é um resumo da folha de pagamento e serve para apropriar a folha. Estes relatórios são arquivados no DCF junto ao processo da folha de pagamento.
- 1ª via: CPAG/PRRH5 anosEliminação
- 2ª via: DCFAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanente
c) Fichas financeiras anuais de servidores5 anosGuarda permanente
d) Relação de crédito de consignações individuais5 anosEliminação
e) Relação de crédito de servidores (Cód. do relatório: CP)Relação emitida por agência bancária, em 3 vias: 1ª via: CPAG/PRRH, 2ª via: DCF, 3ª via: BANCO. A via remetida ao DCF é arquivada junto ao processo da folha de pagamento.
- 1ª via: CPAG/PRRH5 anosEliminação
- 2ª via: DCFAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGUarda permanente
f) Relação de empregados5 anosEliminação
g) Relação de pagamento de servidores ativos, inativos e pensionistas (Folha de pagamento)5 anosGuarda permanenteEncadernações mensais
h) Relação de servidores com adiantamento/ devolução de férias5 anosEliminação
i) Relação de servidores com adiantamento de 13º Salário / Gratificação5 anosEliminação
j) Relação de servidores com adiantamento descontado5 anosEliminação
k) Relação de servidores excluídos do pagamento mensal5 anosEliminação
l) Resumo das consignações a repassar (Cód. dos relatórios: CT e AF)
- 1ª via: CPAG/PRRH5 anosEliminação
- 2ª via: DCFAté o julgamento das contas da UFSM pelo TCU5 anosGuarda permanenteEste relatório é arquivado no DCF junto ao processo da folha de pagamento

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Ingresso de servidores
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Comunicado de apresentação de servidor admitido1 anoEliminação
2 – Legislação (Leis, Decretos, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)Enquanto vigoraGuarda Permamente
3 – Livro de registro de admissões1 ano após o encerramento do livroGuarda Permamente
4 – Processo de contratação de Professor Substituto e Professor Visitante2 anosGuarda Permamente
5 – Processo de nomeação de candidatos2 anosGuarda permanente
6 – Processo de prorrogação de prazo para posse1 anoEliminação
7 – Requisição de pessoal (pedidos internos de pessoal)1 anoEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Integração, Acompanhamento e Avaliação de Desempenho de Servidores
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Convocação para entrevista1 anoEliminação
2 – Fichas de avaliação de desempenho em estágio probatórioAnexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
3 – Fichas de avaliação de desempenho para progressão funcional5 anos47 anosEliminação
4 – Portaria de readaptação funcional e ato de publicação no D.O.U (Cópias)2 anosEliminaçãoAs portarias originais encontram-se arquivadas na Secretaria Administrativa/PRRH.
5 – Processo de nomeação de readaptação de servidor técnico-administrativo5 anos47 anosEliminação
6 – Roteiro de entrevista de acompanhamentoAté homologação da avaliaçãoEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Movimentação de Pessoal
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Legislação (Leis, Decretos, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)Enquanto vigoraGuarda permanete
2 – Processo de cessão de pessoal/td>Anexar ao dossiê funcional** Ver destinação estabelecida para “Dossiês Funcionais (Pastas individuais de servidores)”. Série Registros e Assentamentos Funcionais.
3 – Processo de redistribuição de pessoal5 anos47 anosEliminação
4 – Processo de transferência de pessoal
a - Transferências efetivadas5 anos47 anosEliminação
b - Transferências não efetivadas5 anosEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Recrutamento e Seleção de Pessoal
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Ata de realização das provas escritas e práticasAté a homologação do resultado no DOU5 anosEliminação
2 – Cartão-respostaAté a homologação do resultado no DOU5 anosEliminação
3 – Ficha de InscriçõesAté a homologação do resultado no DOU5 anosEliminação
4 – Gabaritos das ProvasAté a homologação do resultado no DOU5 anosEliminaçãoarquivar 01 gabarito de cada prova (guarda permanente).
5 – Grade de resultado da prova práticaAté a homologação do resultado no DOU5 anosGuarda permanente
6 – Legislação (Leis, Decretos, Medidas Provisórias, Instruções Normativas, etc.)Enquanto vigoraGuarda permente
7 – Lista de presença de provas escritas e práticasAté a homologação do resultado no DOU5 anosEliminação
8 – Manual do Candidato6 mesesEliminaçãoArquivar 10 exemplares do Manual como modelo (guarda permanente).
9 – Ofício de pagamento de banca do concurso (Encargos de curso/concurso-servidores da UFSM)
- 1ª via (Original): CPAG/PRRHAté o julgamento das contas da UFSM no DOU5 anosEliminação
- 2ª via (Cópia): CIA/PRRH1 anoEliminação
10 – Processo de abertura de Concurso Público para servidor técnico-adm.Até a homologação do resultado no DOU5 anosGuarda permanente
- Ofício de solicitação de abertura
- Ofício de autorização do MAR
- Editais (abertura de inscrições, comunicação de data/horário/local de provas, resultado, julgamento de recursos, perícia médica-cand. Defic.)
- Relação candidato/vaga
- Tabela estatística de ausentes/reprovados/aprovados
- Lista de presença em perícia médica para candidatos deficientes
- Ata de avaliação de candidatos deficientes
- Cronograma de atividades
11 – Processo de pagamento de banca do concurso (Serviço de natureza eventual)Até o julgamento das contas da UFSM no DOU5 anosGuarda permanente
12 – Processo de recurso de candidatosAté a homologação do resultado no DOU5 anosGuarda permanente
13 – Provas de candidatosAté a homologação do resultado no DOUGuarda permanentePreservar 20 exemplares de cada prova como modelo (guarda permanente).
14 – Relação de classificadosAté a homologação do resultado no DOU5 anosGuarda permanente
15 – Relação de inscritos3 mesesEliminação
16 – Termo de contrato com os membros da banca elaboradora das provas e ficha cadastral dos membros1 anoEliminação

UNIDADE: PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS
SÉRIE: Registros e assentamentos funcionais
TIPO DOCUMENTALPRAZO DE GUARDA - CORRENTEPRAZO DE GUARDA - INTERMEDIÁRIO DESTINAÇÃO OBSERVAÇÃO
1 – Dossiês funcionais (Pastas individuais de servidores)2 anos após o desligamento do servidor da Instituição, os dossiês serão encaminhados apara microfilmagem da documentação.*Eliminação* Após a microfilmagem dos dossiês funcionais, estes serão transferidos ao arquivo intermediário devendo permanecer por 50 anos. Cumprido este prazo os dossiês serão eliminados, uma vez que a PRRH e a Seção de Microfilmagem/DAG manterão cópias fiéis dos documentos em microfilmes para pesquisa, prova e informação.
- Carteira de Identidade, CIC, Título Eleitoral, Certificado de Reservista e PIS/PASEP (cópia)
- Certidão de nascimento, casamento ou separação
- Certidões de tempo de serviço
- Comprovante de escolaridade ou diploma de graduação/pós-graduação
- Curriculum vitae
- Declaração de bens e valores
- Declaração quanto ao exercício ou função pública
- Declaração que não exerceu emprego de Professor Substituto/td>
- Declaração de tempo de serviço averbado
- Exame médico para ingresso
- Ficha de avaliação de desempenho de estágio probatório
- Ficha de controle de integralização de décimos
- Formulário de informações sobre atividades com exposição a agentes agressivos para fins de aposentadoria especial
- Formulário de vacância para admissão de pessoal
- Ofícios de comunicação e alteração de frequência
- Portarias
- Processo de aposentadoria
- Processo de averbação de tempo de serviço
- Processo de cessão de pessoal
- Processo de exoneração
- Processo de revisão de incorporação de décimos
- Termo de compromisso-Regime de Dedicação Exclusiva
- Termo de contrato administrativo por tempo determinado
- Termo de posse
2 – Dossiê funcional de servidores lotados provisoriamente2 anos após o desligamento do servidor da Instituição, os dossiês serão encaminhados apara microfilmagem da documentação.Eliminação
- Ficha cadastral do servidor
- Ofício de comunicação de frequência
- Portaria de lotação provisória
3 – Notificação da Justiça1 anoEliminação
4 – Ofícios de alteração de nome1 anoEliminaçãoAs certidões de casamento ou separação são anexadas ao dossiê funcional
5 – Ofícios de designação de pessoal para compor comissões ou grupos de trabalho4 anos5 anosEliminaçãoA designação gera uma portaria cuja cópia é anexada ao dossiê funcional e a original é arquivada na Secretaria Administrativa/PRRH.
6 – Ofícios de remoção de servidor5 anosEliminação


Este texto não substitui o documento original, publicado no Portal de Documentos. Disponível em: https://portal.ufsm.br/documentos/publico/documento.html?id=13269514