Observando a gestão universitária dentro dos níveis de planejamento (estratégico, tático e operacional), o alinhamento estratégico busca que as ações no nível operacional tenham relacionamento e interligação com as definições estratégicas da organização.
A arquitetura do sistema de gestão estratégica é representada a seguir:
São instrumentos associados à gestão estratégica integrada:
- Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI: contém as definições estratégicas da UFSM e as metas a serem alcançadas a longo prazo. Serve de elemento orientador do planejamento institucional e como instrumento de divulgação, junto à comunidade e a órgãos externos, dos principais objetivos a serem alcançados, devendo ser aprovado pelo Conselho Universitário da instituição.
- Plano de Desenvolvimento da Unidade – PDU: contém as definições estratégicas da Unidade, alinhadas ao PDI da Instituição. Serve de elemento orientador das ações da unidade. Dentro os documentos que podem ser produzidos destacam-se: o Plano de Gestão da Reitoria, com prazo de 4 anos; o Plano de Logística Sustentável, apresentado anualmente pela Comissão de Logística Sustentável, com prazo anual; o Plano de Desenvolvimento de Tecnologia da Informação-PDTI, desenvolvido pelo Comitê de Gestão de Tecnologia da Informação, com prazo de 4 anos; os Planos dos Centros de Ensino; os Planos dos Campi fora de sede; entre outros.
- Projetos Estratégicos: configuram-se como projetos com definição clara de prazo, escopo, custo e cronograma de execução, também metas, indicadores, fases/ações e resultados esperados necessários para a execução da estratégia estabelecida no PDI e nos PDU’s, podendo ser elaborados por unidades/subunidades ou grupos de unidades/subunidades.
Nível Estratégico
PDI 2016-2026
Nível Tático
Plano de Gestão 2022-2025
Nível Tático-Operacional
Projetos Estratégicos