Objetivos ligados ao fortalecimento de políticas de acesso à universidade e reforçando a assistência estudantil com foco na permanência dos estudantes, conclusão dos estudos e bom uso dos recursos. Abrange ainda objetivos voltados para disseminar uma cultura ética em relação à inclusão social e ao meio-ambiente, e preparar o corpo técnico e docente para lidar com os diferentes aspectos da inclusão social.
A UFSM é referência pelas políticas de inclusão social que adota, tanto para o ingresso, quanto para a permanência e formação dos estudantes. Com o objetivo de elevar a eficiência dessas ações, instituiu em seu plano de metas indicadores que focam na continuidade e conclusão dos estudos. Dentre os programas internos que têm contribuído para isso, está o atendimento feito pela Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED) e, por isso, a principal estratégia para aumentar a eficiência dessas ações de inclusão é aumentar a quantidade de estudantes atendidos pela CAED.
Indicador | Ano de referência | Meta 2022 |
% de alunos com benefício que se formam com até 1 semestre além do prazo (Benefício Socioeconômico + Auxílio Plano Nacional de Assistência Estudantil) | 72,4% | 80,0% |
% de encaminhamento de alunos na Coordenadoria de Ações Educacionais (com critério) | 25,0% | 50,0% |
Percentual de encaminhamento de alunos para a CAED (com critério)
A UFSM oferece uma diversidade de serviços de apoio pedagógico para estudantes que encontram dificuldades de aprendizagem, por meio da Coordenadoria de Ações Educacionais – CAED. Um destes serviços, é o acompanhamento pedagógico de estudantes que ultrapassam mais da metade do tempo previsto para a sua formação, e podem ser encaminhados à CAED, pela coordenação de curso, para o cumprimento de um Plano de Acompanhamento Pedagógico, que possibilite a continuidade e conclusão do curso de graduação. Em 2019, 25% dos estudantes, que haviam ultrapassado metade do tempo previsto para formação, foram encaminhados para atendimento pela CAED. Ciente do impacto positivo que essa ação tem na continuidade e conclusão dos estudos, a UFSM definiu como meta, para 2022, que 50% dos estudantes com esse critério, sejam encaminhados para acompanhamento pedagógico na CAED.
Tempo de Formação (BSE + Auxílio PNAES até 1 semestre)
O Tempo de Formação (BSE + Auxílio PNAES até 1 semestre) é um indicador da eficiência dos programas de assistência estudantil promovidos pela UFSM, que representa o percentual de estudantes, dentre aquelas cadastrados em programas de benefício socioeconômico, que consegue concluir o curso em, no máximo, um semestre além do tempo previsto. Em 2019, 72,4% dos estudantes que receberam algum tipo de benefício socioeconômico, conseguiram concluir a formação em até 1 semestre além do previsto. A universidade tem como meta, para 2022, que 80% dos estudantes beneficiários de programas de assistência, consigam concluir o curso nesse prazo.