Apresentação
O GAP é um órgão que tem por finalidade prestar apoio a GEP/HUSM, sendo responsável pelo incentivo, apoio técnico-administrativo, registro e acompanhamento de projetos relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, o GAP cria e mantém um banco de dados atualizado e permanente de informações relacionadas aos projetos. Também realiza a pesquisa e divulgação de editais abertos para submissão de projetos e captação de recursos.
Utilidadades
Notícias
Informações
Como registrar projetos?
Todo projeto que for realizado no âmbito do HUSM deve ter a aprovação da Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP). Para tal, o projeto deve ser submetido ao portal de projetos da UFSM pelo orientador/coordenador, respondendo ‘sim’ na pergunta ‘Prevê execução em alguma subunidade do HUSM? ’. Depois do registro, o projeto irá tramitar pelos GAP’s e, estando tudo de acordo, irá para a análise final na GEP. Após a análise positiva do projeto, será enviado a Aprovação Institucional para o e-mail do orientador e do pesquisador principal. Esse documento será necessário para o cadastro na Plataforma Brasil para aprovação no Comitê de Ética do HUSM.
Antes de cadastrar o projeto, atentar para os itens que devem estar no arquivo do plano do projeto. (para o modelo de projeto detalhado, consultar o passo 4 do passo a passo abaixo).
Para dúvidas sobre a operacionalização do Portal de Projetos, consultar o Tutorial de Uso do Portal.
PASSO A PASSO DETALHADO
1) Preencher o Formulário de Solicitação de Apreciação para Execução de Projetos no HUSM/UFSM assinado pelo Coordenador/Orientador. Citar todas as Unidades/Setores do HUSM envolvidos no projeto e expor o projeto e a metodologia para as respectivas chefias a fim de obter a concordância setorial através da assinatura e do carimbo.
2) Acessar o Portal de Projetos para realizar o registro do projeto. O registro deverá ser feito pelo login do COORDENADOR/ORIENTADOR do projeto, que deverá ser funcionário da UFSM.
3) Para cadastrar, basta clicar em novo projeto e preencher todos os campos. Caso tenha dúvidas com o preenchimento, recomenda-se consultar o Tutorial da Plataforma de Projetos da UFSM a partir da página 23. Importante ressaltar que se o pesquisador principal do projeto for lotado em outro Centro, no item Gestão do conhecimento e gestão financeira, é IMPRESCINDÍVEL que esteja assinalada de forma afirmativa a pergunta: Prevê execução em alguma subunidade do HUSM?
4) Anexar o arquivo do projeto de pesquisa, bem como o formulário de apreciação indicado no passo 1. O projeto deve estar, de preferência, no modelo da PROPLAN:
Modelo de Projeto de Pesquisa/Ensino
5) Se for o caso, deverá ser anexado os seguintes termos:
Modelo TCLE
Modelo do Termo de confidencialidade
Modelo do Termo de Assentimento
6) Tramitar para a ciência da chefia imediata. O projeto poderá retornar com solicitações e/ou sugestões de correção por parte do GAP e Comissão Técnica do HUSM. Com isso, é importante que o coordenador/orientador fique atento à sua caixa postal no portal para eventuais ajustes no projeto.
7) Após o fim do trâmite, será liberado a Aprovação Institucional pela GEP, que será enviada para o e-mail do coordenador/orientador e do pesquisador. ESSE DOCUMENTO É IMPRESCINDÍVEL PARA A REALIZAÇÃO DO CADASTRO NA PLATAFORMA BRASIL.
8) Se o projeto envolver seres humanos, deverá ser avaliado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/UFSM), localizado na Reitoria 2º andar, Ramal: 9362. Consultar a página do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) onde encontrará todas as orientações quanto aos documentos exigidos e data das reuniões.
9) Para encaminhamento ao CEP, acessar a Plataforma Brasil.
10) Depois de completar todas as informações e anexar os documentos solicitados na Plataforma Brasil, imprimir a folha de rosto, que deverá ser assinada e o carimbada pelo pesquisador responsável pelo projeto (Coordenador do projeto) e pela chefia gerência ou departamento que envolve o projeto.
11) Aguardar o Parecer e a Carta de Aprovação do CEP para então iniciar a pesquisa no HUSM.
Instruções para elaboração de Relato de Caso
O que é um relato de caso?
Compreende-se “relato de caso” a modalidade de estudo na área biomédica com delineamento descritivo, sem grupo controle, de caráter narrativo e reflexivo, cujos dados são provenientes da prática cotidiana ou da atividade profissional. Portanto, no momento da elaboração do relato do caso, os eventos narradas estarão consumados, não estando previstos experimentos como objeto de estudo. Tem como finalidade destacar fato inusitado ou relevante, ampliando o conhecimento ou sugerindo hipóteses para outros estudos. Não se Enquadram na modalidade “relato de caso” as descrições de novo procedimento ou técnica cirúrgica, novo dispositivo ou novo medicamento.
Como realizar relato de caso no HUSM?
A realização do relato de caso precisa de autorização do HUSM. Para tal, será necessário cadastrá-lo no Portal de Projetos da universidade. Após o cadastro, o projeto irá tramitar nas instâncias responsáveis, sendo a GEP a última delas, onde irá ser liberada a aprovação institucional. Esse documento deverá ser anexado no cadastro do relato na Plataforma Brasil para submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa da UFSM (todo relato de caso deverá ser submetido ao CEP). Sendo autorizado pelo comitê, o projeto estará aprovado para ser executado no âmbito do HUSM.
Cadastro no portal de projetos
–> O cadastro deverá ser realizado pelo orientador com o login dele. Ao acessar o portal, basta clicar em ‘Novo Projeto’ e completar as informações sobre o relato de caso. Não esquecer de responder ‘sim’ na pergunta ‘Prevê execução em alguma subunidade do HUSM?’. Para maiores informações sobre o uso do portal de projetos, acesse aqui.
–> Anexar também o Termo de Confidencialidade já assinado, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), caso tenha interação com o(s) paciente(s), e a folha da Aprovação Setorial preenchida pelo orientador e com a assinatura e carimbo do chefe do setor (es) onde o relato será realizado. Segue em anexo o modelo do CEP. Se o relato de caso envolver menor de idade, anexar também o Termo de Assentimento.
OBS: Caso não seja possível aplicar o TCLE aos participantes do projeto, por algum motivo, anexar o Modelo de Dispensa do TCLE.
Para realização de projetos, pesquisadores/alunos externos que desejam coletar dados do HUSM que sejam públicos, poderão fazê-lo consultando o boletim estatístico do HUSM. Nele contém dados de 2016 à 2018. Caso se faça necessário obter esses mesmos dados para anos anteriores, favor entrar em contato com a GEP pelo número (55) 3213-1482.
Porém, se for necessário coletar dados que não sejam públicos, como consulta em prontuários, aplicação de questionários à pacientes, intervenções em pacientes ou até mesmo consultar dados quantitativos referentes ao hospital que não estejam no boletim estatístico disponibilizado acima, será necessário registrar o projeto na UFSM. Atentar para as seguintes normas:
• Só podem ser desenvolvidos projetos de pesquisa de outras instituições de ensino se, no projeto, tiver a participação de docentes e/ou servidores do HUSM/UFSM como responsável do projeto no HUSM.
• O projeto deverá ser registrado obrigatoriamente no portal de projetos da UFSM pelo responsável do projeto mencionado acima, não esquecendo de marcar sim na pergunta ‘Prevê execução em alguma subunidade do HUSM?’. Para mais informações, veja acima em “Registro de Projetos”
• Os pesquisadores externos serão cadastrados como participantes externos. Eles não podem ter as funções de orientador nem de coordenador no portal de projetos da UFSM.
• O aluno/pesquisador e o professor da Instituição externa serão incluídos como participantes externos no portal.
• Caso o docente de instituição externa que está orientando/coordenando o projeto for servidor da UFSM, deverá haver outro servidor do HUSM/UFSM ou professor da UFSM participante no Projeto desde sua concepção na Instituição de origem e este servidor deverá ser incluído na Plataforma SIEweb como responsável pelo projeto (orientador/coordenador). O aluno/pesquisador e o professor da Instituição externa serão incluídos como participantes externos.
IMPORTANTE: Em quaisquer possibilidades deve constar o nome do HUSM nas produções escritas resultantes do estudo.
MODELOS
Modelo de autorização setorial
Modelo de Projeto de Pesquisa/Ensino
Modelo do Termo de confidencialidade
Modelo do Termo de Assentimento
Modelo do relatório para finalização de projetos.
LINKS ÚTEIS
Tutorial da Plataforma de Projetos da UFSM
Consultar Manuais sobre plataforma brasil no link acima acessando ‘Manuais da plataforma brasil’ que consta na página inicial.
Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)