Para marcar o início da execução orçamentária de 2017, a Pró-reitoria de Planejamento (PROPLAN) realizou, na manhã do dia 27/01/2017, uma reunião com os servidores que trabalham na área de orçamento, bem como diretores de unidades e integrantes dos Gabinetes de Projetos. A gravação do evento está disponível no site Farol com a denominação “Reunião PROPLAN – 27/01/2017” e a apresentação pode ser visualizada aqui.
Na ocasião, os participantes receberam as boas-vindas do Pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, o qual também explicou que o motivo da reunião foi os esclarecimentos a respeito das mudanças para alinhar a execução orçamentária com o planejamento da UFSM, especialmente com o Plano de Desenvolvimento Institucional 2016-2026.
A seguir, o Coordenador de Planejamento Informacional, Fernando Pires Barbosa, apresentou resumidamente como o PDI 2016-2026 da UFSM foi elaborado, qual é sua composição principal e a forma de vinculação do orçamento aos desafios e objetivos estratégicos.
O Coordenador de Planejamento Econômico, Joeder Campos Soares, finalizou a reunião explicando as Orientações para o exercício de 2017, a qual trata sobre a identificação dos recursos por meio do Plano Interno (PI). Essa identificação permitirá informações mais detalhadas sobre a alocação orçamentária, possibilitando assim, maior controle e gestão dos gastos. Entre os ganhos desse processo está o melhor direcionamento dos recursos às prioridades estabelecidas pela comunidade universitária. Isso significará um aumento da eficiência e da eficácia, bem como a possibilidade da realização de uma prestação de contas mais detalhada para a sociedade.
Também, a ocasião serviu para esclarecer dúvidas e reafirmar o compromisso da PROPLAN em manter comunicação constante com os executores do orçamento, oferecendo assim, o suporte necessário para o alcance dos objetivos institucionais.
Mais informações sobre as inovações da execução orçamentária e do planejamento institucional podem ser consultadas no site da PROPLAN.
Confira algumas fotos do evento: