Ir para o conteúdo PROPLAN Ir para o menu PROPLAN Ir para a busca no site PROPLAN Ir para o rodapé PROPLAN

Apresentação da marca e metodologia do PDI 2016-2026

Foi apresentada na manhã desta terça-feira (24) a metodologia para elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFSM. Trata-se de um documento estratégico que vai traçar os rumos da instituição de 2016 até 2026. Na solenidade, realizada no Salão Imembuí, também foi divulgada a marca do PDI, visando a ressaltar a importância desse documento e a estimular a participação da comunidade acadêmica nas discussões quanto ao seu conteúdo.

Pró-reitor de Planejamento apresenta a metodologia ao público no Salão ImembuíO PDI é o documento que identifica e norteia o que é desenvolvido em uma instituição de ensino. Diz respeito à filosofia de trabalho, à missão e às atividades acadêmicas realizadas ou pretendidas. Serve de base para o planejamento como um todo, guiando o trabalho dos cursos, centros de ensino, departamentos e programas. Além disso, é o instrumento que o Ministério da Educação e outros órgãos de controle utilizam para avaliar a universidade.

A metodologia apresentada baseia-se em análises realizadas pela Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan). Desde o início do ano, o setor vinha acompanhando a relação da UFSM com a sociedade e com a comunidade internacional, além de outros aspectos.

O órgão máximo que delibera sobre o PDI é o Conselho Universitário, composto por membros de diversos setores da UFSM. Ele conta com o apoio da Proplan, que auxilia e dita os rumos. A comunidade também pode participar através de consultas públicas realizadas virtualmente e em eventuais audiências. Segundo o pró-reitor de Planejamento, Frank Leonardo Casado, o envolvimento dos estudantes, técnicos e docentes é fundamental para entender de que maneira a comunidade enxerga a universidade. A participação também ajuda a Proplan a conhecer os pontos fortes e fracos, e a estabelecer objetivos e metas para o futuro.

Para o reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, o PDI tem uma importância indiscutível para o desenvolvimento da instituição e, portanto, precisa da participação de toda a comunidade. “Esse é o momento em que todos nós precisamos estar articulados na elaboração de um conjunto de estratégias para a universidade que nós queremos construir”, afirma Burmann.

O PDI ganhou também uma nova marca. Ela foi criada por alunos do curso de Desenho Industrial e desenvolvida pelo CPD/Multiweb. O grupo analisou a importância, o significado e o objetivo do plano para a universidade. Ao fim, foi criada uma identidade que evoca ideias como sinergia, participação e democracia.

Para Daniel Michelon de Carli, que coordenou o trabalho dos bolsistas, uma marca bem feita facilita a comunicação com as pessoas e ajuda a potencializar a empresa ou projeto. Segundo ele, a marca desenvolvida fará com que o plano seja mais bem lembrado e reconhecido. “Nosso objetivo é fazer com que as pessoas conheçam o PDI e participem dele”, afirma.

{tab Metodologia|blue}

Metodologia Apresentação dia 24/11/2015

Projeto de Elaboração PDI 2016-2026

{tab TV Campus: programa acontece na UFSM|red}

VIDEO PDI

{tab Fotos|green}

Lançamento da Marca e Apresentação da Metodologia do PDI 2016-2026/UFSM!

Posted by Proplan-UFSM on Terça, 24 de novembro de 2015

{/tabs}

Mais informações sobre o PDI constam na página www.ufsm.br/pdi.