A Coordenadoria de Planejamento e Avaliação Institucional (Coplai), ligada à Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), e a PROGRAD realizam no último dia 29 de junho o 2º Seminário Enade/UFSM 2015.
O encontro foi destinado aos coordenadores de cursos participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) deste ano. O seminário, abordou temas como o cronograma de registro e realização do Exame.
Este ano, a prova é destinada a alunos dos cursos que conferem diploma de bacharel em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social (Jornalismo), Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Design, Direito, Psicologia, Relações Internacionais, Secretariado Executivo, Teologia e Turismo. E os que conferem diploma de tecnólogo em: Comércio Exterior; Design de Interiores; Design de Moda; Design Gráfico; Gastronomia; Gestão Comercial; Gestão da Qualidade; Gestão de Recursos Humanos; Gestão Financeira; Gestão Pública; Logística; Marketing e Processos Gerenciais.
A prova será aplicada no dia 22 de novembro. A inscrição dos alunos habilitados a realizar o exame inicia no próximo dia 6 de julho, e é responsabilidade das coordenações de cursos. O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação de Ensino Superior (Sinaes).
Faça download das apresentações
{tab Downloads|red}
Uso do SIE como ferramenta de apoio no processo – Ivan Londero
Capacitação para o uso do Sistema ENADE – COPLAI
Experiência do Curso de Fonoaudiologia no ENADE – Profª RENATA MANCOPES
{tab Alunos dispensados do Enade 2015|red}
LEMBRETE:
Estudantes dispensados da Inscrição no Enade 2015
I – Os estudantes dos cursos descritos na Portaria Normativa N. 03 de 06/03/2015, que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2015; e
II – os estudantes que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2015, em instituição conveniada com a IES de origem do estudante.
O item II pode gerar dúvidas…pois no “ato da inscrição” o aluno pode estar fora, mas certamente o curso tem a previsão de retorno desse aluno, nesse caso, se for identificado que na DATA DA PROVA ele estará na UFSM, ele deverá ser INSCRITO.
Caso contrário, se no “ato da inscrição”, o aluno está na instituição e posterior a isso, o aluno saí para atividades curriculares fora do Brasil (esse aluno não fará a prova, devendo ser justificado sua ausência), porém é fundamental que esse aluno seja orientado a preencher o “QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE”, mesmo não realizando a prova.
{/tabs}