Novos produtos e novos processos caracterizam a inovação nas empresas de fabricação de bens e serviços. Para garantir a qualidade de um produto é importante monitorá-la e para isso é necessário medir.
As medições são tão antigas quanto as primeiras trocas realizadas pela humanidade. Com o passar do tempo se descobriu que essas medições precisavam concordar umas com as outras para que elas pudessem fazer sentido. A padronização das unidades de medida foi fundamental para essa concordância. Entretanto, ainda permanecia a dúvida: como garantir que os instrumentos utilizados para essas medições sejam adequados para uso?
É nesse ponto que entram os laboratórios que realizam calibrações e ensaios. É por meio deles que se garante que os instrumentos de medição são adequados para uso e que as medições são confiáveis. E então surge outra dúvida, será que os laboratórios de calibração e ensaios realizam medições confiáveis?
É aqui que entra a Acreditação de laboratórios que é o reconhecimento da competência técnica para a realização dessas atividades. O laboratório estabelece um sistema de gestão para estruturar e sistematizar seu processo de medição (calibração ou ensaio). Atualmente a acreditação de laboratórios é orientada pelos requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025 e, no Brasil, a acreditação de laboratórios é concedida pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (CGCRE).
A UFSM possui laboratórios acreditados em diferentes áreas da ciência, o Laboratório de Análises Micotoxicológicas (LAMIC), o Laboratório de Análises de Resíduos e Pesticidas (LARP) e o Instituto de Redes Inteligentes (INRI) na área de ensaios. E ainda, na área de calibração, o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento e Inovação de Produtos e Processos (LADIPP). Além dos laboratórios acreditados, a UFSM também possui laboratórios que têm outros tipos de reconhecimento similares a acreditação. São eles: o Laboratório de Análise de Sementes (LAS) que é credenciado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e o Laboratório de Materiais de Construção Civil (LMCC) que atende aos requisitos do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).
Esses laboratórios dão apoio a empresas e a pesquisas em suas áreas contribuindo fortemente com a inovação de produtos e processos, tanto aqueles desenvolvidos por empresas quanto aqueles desenvolvidos dentro da UFSM.
Utilizar os serviços de laboratórios acreditados ou que tenham reconhecimento de um organismo nacional ou internacional dá ao usuário a garantia da qualidade do resultado da medição. Essa garantia é devida ao fato de que o laboratório tem seus processos sistematizados de forma a garantir a rastreabilidade das medições e que as falhas identificadas são tratadas e bloqueadas.
Saiba mais sobre os Laboratórios Prestadores de Serviços da UFSM:
Texto: Morgana Pizzolato, professora na UFSM, Engenheira Mecânica com Doutorado em Engenharia de Produção e Gerente da Qualidade do Sistema de Gestão de Laboratórios do Centro de Tecnologia da UFSM.