Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

Projeto da UFSM promete desenvolver solução contra a ferrugem

Recentemente, a UFSM e a SCREW, empresa de Tecnologia em Transporte Helicoidal, se uniram para realizar o projeto “Solução Coloidal Removedor de Ferrugem”. Coordenado pelo professor da UFSM – Cachoeira do Sul, Jocenir Boita, o projeto deve durar até 18 meses e receberá um aporte financeiro de quase R$300 mil.

Atualmente, as empresas enfrentam um grande problema com seus equipamentos: a ferrugem. Peças feitas de aço ou ferro tendem a enferrujar quando expostas ao tempo ou até dentro da própria empresa. O coordenador do projeto afirmou que já existem no mercado diversos removedores de ferrugem, porém, por conter ácido em sua composição, corroem as peças nas quais são aplicados. Pensando nisso, o projeto busca desenvolver um produto que, além de remover a ferrugem das peças, também a proteja, evitando seu desgaste e corrosão.

Os próximos passos da pesquisa consistem em melhorar e otimizar os resultados já adquiridos em testes prévios. “No melhor momento do projeto, pretendemos realizar um depósito de patente em conjunto com a SCREW”, destaca Boita. Essa ação possibilita a transferência de tecnologia entre a Universidade e a empresa, o que barateia o custo da peça final, que chegará para o consumidor.

A pesquisa proporciona o financiamento de bolsas para alunos e professores da UFSM. Atualmente, a equipe conta com dois alunos de iniciação científica, dois professores e um técnico de laboratório. Além disso, o acordo também prevê a compra de equipamentos permanentes para a UFSM e de materiais de consumo. Por fim, o coordenador conclui que, após o depósito da patente, possivelmente se iniciará um outro projeto, que dará continuidade à pesquisa e levará o produto a um nível industrial.

Texto: Gabriela de Almeida, bolsista de jornalismo da Proinova

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso, comunicação da Proinova