Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM e Startup Ecco Soma Firmam Parceria para Desenvolver Filtro de Energia Renovável

A UFSM e a startup Ecco Soma: Soluções em Energias Renováveis, anunciaram uma colaboração,  impulsionada pelo Instituto de Redes Inteligentes da UFSM (INRI), que visa desenvolver um filtro inovador para integrar sistemas de geração de energia renovável em comunidades isoladas. O projeto, que possui um valor de mais de R$500 mil, tem como objetivo facilitar a integração de geradores diesel para uma matriz energética mais limpa, incorporando até 70% de energia fotovoltaica nos sistemas.

Um dos pesquisadores do projeto, o professor Jonas Roberto Tibola, destacou: “Atualmente, comunidades em regiões remotas dependem fortemente de geradores diesel para suprir suas necessidades energéticas. No entanto, essa dependência resulta em altos custos operacionais e emissões de poluentes. O filtro em desenvolvimento pela parceria entre a UFSM e a Ecco Soma busca mitigar esses problemas ao permitir uma integração mais eficiente entre os geradores diesel e os sistemas fotovoltaicos”.

O projeto, com duração prevista de 18 meses, receberá apoio da Embrapii e fornecerá bolsas para alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de professores. De acordo com Tibola, os próximos passos incluem a realização de simulações avançadas e a construção de um protótipo para testes em campo, que serão conduzidos em comunidades isoladas.

O professor enfatizou que o filtro, além de reduzir a poluição e o consumo de combustíveis, representa um avanço significativo na oferta de eletricidade para regiões carentes. Ele ressaltou também o aspecto social e ambiental do projeto, destacando a importância de melhorar a qualidade da energia elétrica fornecida nessas áreas. Ao final do projeto, espera-se entregar um protótipo funcional para testes em campo e, posteriormente, a empresa poderá produzir lotes pilotos que serão instalados em diferentes regiões.

Registro da visita da Ecco Soma à Proinova

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo