Ir para o conteúdo PROINOVA Ir para o menu PROINOVA Ir para a busca no site PROINOVA Ir para o rodapé PROINOVA

UFSM desenvolve projeto de tecnologia voltado para a recarga de veículos elétricos

Coordenado pelo professor Cassiano Rech, em parceria com a Intral S. A., o projeto “Desenvolvimento de estação de recarga tipo wallbox para veículos elétricos” possui um aporte financeiro de mais de 400 mil reais. A tecnologia consiste em uma estação de recarga em corrente alternada do tipo wallbox, a qual, apesar de possuir menor potência se comparado à corrente contínua, é mais portátil e de menor custo. Além disso, ela pode ser utilizada tanto pelo público residencial, como por clientes comerciais.

De acordo com Rech, o projeto evidencia a expansão e relevância da UFSM na área de mobilidade elétrica, além de envolver diferentes áreas do conhecimento, como engenharia elétrica e ciências da computação e contribuir para o financiamento de bolsas para acadêmicos da Universidade.

O coordenador acrescenta que a parceria com a empresa Intral traz benefícios para a instituição, como a possibilidade de compra de equipamentos e materiais de consumo que poderão ser utilizados pelo laboratório da UFSM. O projeto também permite a interação entre pesquisadores do meio acadêmico e a empresa, o que possibilita aos bolsistas lidar com problemas reais e levar soluções para o meio produtivo.

Ao final do projeto, busca-se uma estação de recarga para veículos elétricos em corrente alternada do tipo wallbox, fabricada por empresas locais e vendida à preço competitivo no mercado.

Texto: Gabriela de Almeida – Bolsista de jornalismo

Revisão: Debora Seminoti Tamiosso – Comunicação Proinova